A carregar Eventos

« Todos os Eventos

  • Este evento já decorreu.

Prêmio Nacional de Inovação

Outubro 2 @ 09:00 - 20:00

Não perca essa chance. Últimos dias para empresas e ecossistemas de inovação se inscreverem na sétima edição do Prêmio

Estão abertas até o dia 2 de outubro as inscrições para a 7ª edição do Prêmio Nacional de Inovação. O Prêmio destina-se às empresas industriais, aos pequenos negócios de todos os setores e aos ecossistemas de inovação de todo o território nacional. As inscrições poderão ser realizadas por meio do site do Prêmio. O Prêmio uma iniciativa da Mobilização Empresarial pela Inovação (MEI), com realização da Confederação Nacional da Indústria (CNI) e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), com patrocínio da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep).

Saiba como participar do Prêmio Nacional de Inovação

As empresas irão concorrer nas categorias de Inovação em Produto, Processo, Sustentabilidade e Gestão da Inovação. O Prêmio conta também com uma categoria para reconhecer os ecossistemas de inovação, as empresas que desejarem se inscrever nesta categoria devem responder um questionário adicional. Além das categorias apresentadas acima, as empresas concorrem a um reconhecimento para as práticas inovadoras em Saúde e Segurança no Trabalho (SST), que poderá ser concedido para uma empresa finalista em cada modalidade.

Conheça mais sobre as categorias do Prêmio Nacional de Inovação 

Para a diretora de Inovação da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Gianna Sagazio, esse é um momento importante para o reconhecimento do trabalho que tem sido desenvolvido pelas empresas. “Essa é uma vitrine que as empresas têm em mostrar seu papel no desenvolvimento de pesquisas, tecnologia e inovação. Queremos tornar público para o Brasil e ao mundo as boas práticas que têm sido desenvolvidas pelas empresas, principalmente nesse período de pandemia”, destaca.

Para o diretor técnico do Sebrae, Bruno Quick, falar de inovação neste ano, com tudo o que acontece no planeta, é falar de algo que está no centro da agenda. Segundo ele, “precisamos identificar, disseminar e reconhecer o mérito de empresas brasileiras que investem e apostam na inovação, em especial, precisamos incentivar a criatividade dos pequenos negócios, pois eles serão cada vez mais o motor que conduz a inovação no país.”

O diretor lembra ainda que esse é o primeiro ano em que o Prêmio Nacional de Inovação premiará ecossistemas de inovação e enfatiza a relevância da inovação para o fortalecimento da economia brasileira. “Fortalecer os Ecossistemas de Inovação é essencial para o surgimento de empresas mais transformadoras e de redes de relacionamento que viabilizam negócios inovadores. Reconhecer os esforços desses ecossistemas de norte a sul do Brasil é muito importante para a retomada da nossa economia”, finaliza Quick.

Os vencedores serão anunciados no dia 08 de março de 2022. A premiação inclui participação em duas imersões em ecossistemas de inovação, sendo uma nacional e outra internacional, além de vagas no curso de MASTER IN BUSINESS INNOVATION (MBI) do SENAI. Devido à pandemia da Covid-19, o processo de avaliação será todo online e a etapa de validação, que antes era realizada por meio de visitas in loco nas instalações dos semifinalistas, será feita de forma virtual.

Sobre o Prêmio Nacional de Inovação

O Prêmio Nacional de Inovação é voltado para a indústria, com exceção dos pequenos negócios, que podem ser do setor industrial, de comércio, de serviço ou agronegócio. A premiação não avalia projetos e sim a capacidade de inovação das empresas e ecossistemas, portanto, não é necessário inscrever um projeto específico de inovação para cada categoria.

Clique aqui e confira o regulamento

A empresa se inscreve uma única vez e a metodologia identifica sua aderência nas categorias. A inscrição dos ecossistemas de inovação deve ser feita uma para cada município do país, e a metodologia de avaliação irá enquadrar em uma das modalidades.

 

Conheça as modalidades da categoria de ecossistemas de inovação 

  1. Ecossistema de Inovação em estágio inicial: caracteriza-se por estar no início da sua estruturação e organização, e por contar com um volume ainda pequeno de potenciais empreendedores.

  1. Ecossistema de Inovação em desenvolvimento: caracteriza-se por estar em estruturação e organização, e por contar com um volume ainda pequeno de potenciais empreendedores, buscando efetividade e integração dos seus ambientes de inovação, programas e ações e o reconhecimento da importância do ecossistema para a economia do município.

  1. Ecossistema de Inovação em estágio consolidado: caracteriza-se por estar estruturado, organizado e sistematizado. Com histórico de atividades e resultados reconhecidos pela comunidade local, regional, nacional e, até internacional. Contam também com apoio de políticas públicas de incentivo à inovação.

A metodologia de avaliação considera as inovações desenvolvidas e implementadas, no máximo, nos últimos dois anos.

Detalhes

Data:
Outubro 2
Hora:
09:00 - 20:00
View Evento Website