Rede atacadista doa mais de 2,5 mil toneladas de alimentos em 2022

Mais de 300 instituiΓ§Γ΅es foram beneficiadas no perΓ­odo; quantidade Γ© suficiente para preparar mais de 5 milhΓ΅es de refeiΓ§Γ΅es

Cerca de 374 mil famΓ­lias brasileiras em situaΓ§Γ£o de vulnerabilidade foram beneficiadas por meio de iniciativas de impacto social desenvolvidas pelo AssaΓ­ Atacadista em 2022. No total, entre doaΓ§Γ΅es diretas (realizadas pela empresa), campanhas de arrecadaΓ§Γ£o com clientes e parcerias, mais de 2,5 mil toneladas de alimentos foram doadas para 307 instituiΓ§Γ΅es e comunidades nas regiΓ΅es onde a Companhia conta com operaΓ§Γ£o. A quantidade Γ© suficiente para contribuir no preparo de mais de 5 milhΓ΅es de pratos de comida e parte das distribuiΓ§Γ΅es tambΓ©m sΓ£o acompanhadas por itens de higiene pessoal.

Os nΓΊmeros refletem o movimento da empresa para intensificar as suas aΓ§Γ΅es frente ao cenΓ‘rio de inseguranΓ§a alimentar e ao combate Γ  fome no Brasil Em 2022, a rede atacadista foi a primeira empresa do segmento a se tornar signatΓ‘ria do Pacto pelos 15% com Fome, iniciativa da ONG AΓ§Γ£o da Cidadania para estimular a doaΓ§Γ£o de alimentos por diferentes atores da sociedade civil. TambΓ©m no mesmo ano, o AssaΓ­ lanΓ§ou o Instituto AssaΓ­, divisΓ£o social da Companhia que tem o combate Γ  inseguranΓ§a alimentar como um de seus eixos de atuaΓ§Γ£o.

β€œNo AssaΓ­, acreditamos que combater a fome Γ© uma missΓ£o urgente e coletiva. Temos trabalhado tanto para ampliarmos os nossos esforΓ§os como tambΓ©m para engajarmos cada vez mais parcerias que possam contribuir para a doaΓ§Γ£o de alimentos e, tambΓ©m, levar apoio a famΓ­lias em situaΓ§Γ£o de vulnerabilidade. Estamos contentes com o resultado alcanΓ§ado no ΓΊltimo ano, mas sabemos que este Γ© um desafio diΓ‘rio e que hΓ‘ muito a se fazer. Por isso, reforΓ§amos o nosso compromisso em continuar atuando no combate Γ  inseguranΓ§a alimentar por meio de aΓ§Γ΅es que geram transformaΓ§Γ£o e prosperidade Γ  sociedade”, ressalta FΓ‘bio Lavezo – Gerente de Sustentabilidade e Investimento Social do AssaΓ­ Atacadista.

Entre as iniciativas durante 2022, tambΓ©m se destaca o Programa Destino Certo, que separa frutas, verduras e legumes sem valor comercial, mas em perfeito estado para consumo, e, com o auxΓ­lio da foodtech Connecting Food, rastreia organizaΓ§Γ΅es que precisam das doaΓ§Γ΅es. Desta forma, o programa contribui tanto para que as doaΓ§Γ΅es cheguem a comunidades em situaΓ§Γ£o de vulnerabilidade e na reduΓ§Γ£o do desperdΓ­cio de alimentos, porque traz uma segunda chance a itens que foram rejeitados esteticamente no momento da venda, mas que estΓ£o prΓ³prios para serem consumidos. Neste programa, o AssaΓ­ incluiu 60 novas organizaΓ§Γ΅es que passaram a contar com o apoio recorrente das doaΓ§Γ΅es da Cia.

Ainda no combate Γ  fome, por meio do Instituto AssaΓ­, a empresa promoveu durante 2022 diversas campanhas de arrecadaΓ§Γ£o em conjunto com clientes, fornecedores(as) e colaboradores(as), o que resultou em mais de mais de 510 toneladas em doaΓ§Γ΅es para organizaΓ§Γ΅es locais prΓ³ximas Γ s lojas do atacadista. Especialmente em dezembro, a Companhia realizou a campanha β€˜Alimento A Gente Compartilha’ e incrementou em 15% a quantidade total de alimentos doados por clientes.

CrΓ©dito: DivulgaΓ§Γ£o

Veja tambΓ©m