FLÁVIO RESENDE

A cada dia que se passa...

surgem novos e maiores desafios para a humanidade, seja no âmbito socioambiental, seja no combate à fome e à violência, seja no mundo que temos edificado para as novas gerações.

Mais e mais pessoas têm buscado respostas para o que passou a não fazer sentido, num mundo que muda em velocidade galopante. Como posso impactar positivamente o mundo? Que contribuição sou capaz de oferecer? Como seria ter condições de usar meus talentos para minimizar dores que afligem a sociedade?

Os questionamentos são intermináveis, mas se conectam num ponto: a vontade de fazer o bem!

A forma em si passou a não ser o mais importante. O que vale, agora, é o sentido por de trás deste desejo e a certeza trazida pela filosofia africana “Ubuntu”, que nos convida a pensar que “só somos o que somos graças ao que somos todos nós”.

Motivado pelo instinto e pela consciência de que não é possível mudar o mundo sem colocar a mão na massa, o jornalista e empreendedor social brasiliense, Flávio Resende, tem buscado usar a Comunicação – sua principal área de conhecimento – para inspirar pessoas na busca por seus propósitos e, sobretudo, pela conexão com o que verdadeiramente importa.

Afinal, quem é Flávio Resende

Flávio Resende é jornalista e entusiasta do ecossistema de impacto social, inovação, voluntariado e empreendedorismo social. Tem como inspiração de vida a filosofia africana Ubuntu, que se vale da premissa de que “Eu só sou porque nós somos”. Acredita, ainda, que a informação pode ser um instrumento poderoso de transformação da sociedade; e que a mudança que queremos ver no mundo começa dentro de cada um de nós.

Pós graduado em Gestão da Comunicação nas Organizações”, pela Universidade Católica de Brasília (UCB); e em Coaching Ontológico, pela Faculdade JK, Flávio Resende tem mais de 26 anos de experiência na área de Comunicação e Marketing.

Há 20 anos, dirige a Proativa Comunicação, agência brasiliense especializada em Comunicação Empresarial, premiada nacionalmente como a melhor da Região Centro-Oeste, em 2015, pela maior premiação do gênero no país.

Na Proativa, cujo lema é “Comunicação com Propósito”, além dos clientes atendidos, Flávio Resende mantém, desde 2012, o projeto “Proativos do Bem”, em que adota semestralmente organizações do Terceiro Setor, com serviços de comunicação para potencializar os seus resultados em termos de impacto social. Paralelamente, atua com coaching, mentoria e voluntariado, além de ministrar palestras sobre Comunicação, Inovação, Propósito e Impacto Social em todo Brasil.

Flávio Resende também escreve para diversos veículos de Comunicação sobre Negócios e Impacto Social; e é autor do livro “Aprendiz do Sentir e de tudo o que couber nesta vida”, editado pela Editora Athalaia, em 2019.

Desde 2019, o jornalista é responsável pela Assessoria de Imprensa da ONG Fraternidade Sem Fronteiras, no Distrito Federal, apoiando o Departamento de Comunicação da sede da instituição, em Mato Grosso do Sul, com a projeção das atividades realizadas pela organização que atua em seis países, com mais de 15 mil acolhidos e 45 polos de trabalho.

Open chat