Inscrições abertas: iFood abre espaço para empreendedores negros impulsionarem seus negócios

Programa piloto começará em Salvador com o objetivo de promover ações para acelerar o crescimento dos restaurantes liderados por empreendedores negros

 

Atualmente, no Brasil, há mais de 14 milhões de empreendedores negros que movimentam cerca de R$ 2 trilhões, por ano, na economia do país, de acordo com a pesquisa Afroempreendedorismo Brasil. Com o objetivo de impulsionar esse público, além de fortalecer o respeito à diversidade cultural, o iFood abriu o iFood Acredita, Programa de Aceleração ao Empreendedorismo para Pessoas Pretas no iFood, visando promover ações para acelerar o crescimento desses empreendedores dentro de suas áreas, inicialmente por meio de um piloto com empreendedores que possuem restaurantes na cidade de Salvador, na Bahia. 

 

“O iFood é uma empresa genuinamente brasileira que valoriza o público diverso. Incentivar o crescimento dos negócios de empreendedores negros, maioria no Brasil, fortalece o respeito à diversidade cultural espalhada pelos quatro cantos do país, bem como reforça a brasilidade da empresa”, afirma Angel Vasconcelos, diretora de equidade do iFood. “O Fomento aos Restaurantes de Empreendedores Negros também tem como objetivo reduzir as desigualdades nesse ramo de negócio atuando em diferentes frentes”, acrescenta. 

 

Serão beneficiados os restaurantes cadastrados no iFood, mas aqueles que não estão cadastrados na plataforma podem se cadastrar e ter acesso, posteriormente, às alavancas do iFood Acredita. “Se tratando dos restaurantes da base do iFood, a ideia é potencializar os negócios de empreendedores negros, propondo mais visibilidade dentro do aplicativo. Para melhorar o desempenho na plataforma, o empreendedor negro participante do programa também receberá consultoria de performance, além de treinamentos de gestão e operação pelo Decola, plataforma de educação do iFood voltada para parceiros. Além disso, terá orientações e acesso, quando necessário, a uma linha de crédito com tarifas reduzidas, apoiando financeiramente seu negócio”, explica Angel.

 

“Pessoas negras representam 51% dos empreendedores no Brasil, e o iFood, que desde setembro de 2021 assinou o Pacto de Promoção da Equidade Racial, uma iniciativa da Associação de Promoção da Equidade Racial apoiada pela Organização das Nações Unidas (ONU), entende a importância de manter firme o comprometimento social de geração de impacto”, finaliza diretora de equidade da marca. 

 

Ainda segundo a pesquisa da Afroempreendedorismo Brasil, apesar da alta escolaridade – 61,9% têm ensino superior ou maior – apenas 15,8% possuem renda familiar superior a 6 salários mínimos, o que coloca a necessidade financeira como principal motivo para a abertura de negócios. Outro levantamento da Junta Comercial da Bahia apontou que, só em janeiro de 2021, 2.624 novas empresas foram criadas no estado. Já dados da Secretaria de Fazenda da Bahia indicam que o número de microempreendedores individuais baianos aumentou 22% entre janeiro e maio de 2021. 

 

As inscrições para os empreendedores de Salvador vão até o dia 30 de junho. Para se inscrever no Programa, acesse: Link.

Veja também