Esta segunda edição do projeto organiza-se em três etapas: 52 horas-aula de capacitação, com 25 vagas, 32 horas de estágio probatório, com 8, e 126 horas de profissionalização, com 4. Podem se inscrever pessoas acima de 18 anos, com formação em qualquer área artística, profissionais da saúde e ainda pessoas cegas, surdas e com mobilidade reduzida, também com formação artística e maiores de idade. As aulas serão conduzidas por profissionais capacitados.
O Poder da Palhaçaria na Humanização Hospitalar tem como proposta qualificar a formação de artistas, que, para trabalhar em tal ambiente requer habilidades específicas. Ator e atriz devem estar atentos ao volume de voz, a forma adequada de se aproximar de um leito, a passagem apropriada entre os corredores e, como não há coxia, o artista está o tempo todo em cena, performando.
Às interessadas e interessados em participar, o projeto disponibiliza o regulamento em três formatos: por escrito: https://bit.ly/RegulamentoPorEscrito; em Libras: https://bit.ly/RegulamentoEmLibras; e em áudio: https://bit.ly/RegulamentoEmAudio. O projeto conta com fomento do FAC – Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal e as inscrições seguem abertas até 15 de outubro de 2023 por meio do formulário: https://bit.ly/InscricoesPoderdaPalhacaria
A primeira experiência do projeto se mostrou exitosa ao formar 40 profissionais, que visitaram quatro hospitais públicos e exerceram uma carga horária de mais de 200 horas distribuídas ao longo de dois anos.
Sagrado Riso é um coletivo que atua no cenário cultural do DF na pesquisa do diálogo multidisciplinar entre a palhaçaria, teatro, dança e música. São 18 anos criando espetáculos, realizando palestras, ações institucionais, formando palhaços, atuando em visitas artísticas em hospitais públicos do Distrito Federal e promovendo acessibilidade cultural para o público de pessoas com deficiência auditiva e pessoas com deficiência visual por meio de cursos de formação artística.
Informações ou algum tipo de necessidade especial em sua inscrição (voltado a artistas PcD), solicite suporte pelo WhatsApp 61981126126, com Camila Modicoviski, ou pelo e-mail: projetocaminhodaarte@gmail.com. Mais detalhes em www.ciasagradoriso.com.br.
Fonte: Deu Bom Brasília