CΓ’mara Legislativa do DF aprova projetos que garantem a mobilidade urbana: um cria o fundo para investimento do transporte pΓΊblico e outro a polΓtica de mobilidade a pΓ©
Dois projetos que versam sobre mobilidade no Distrito Federal foram aprovados ontem (13) pela CΓ’mara Legislativa.
Ambos os projetos sΓ£o de autoria do deputado Max Maciel (PSOL) e foram aprovados em primeiro turno. Se aprovados em segundo turno, os projetos seguirΓ£o para sanΓ§Γ£o ou veto do governador do DF.
O primeiro projeto aprovado Γ© o PL nΒΊ 362/2023, que cria oΒ Fundo Distrital de Transporte PΓΊblico, cujo intuito Γ© garantir recursos necessΓ‘rios para o custeio, investimento e promoΓ§Γ£o de polΓticas pΓΊblicas visando a melhoria do transporte pΓΊblico coletivo e da mobilidade urbana. O projeto prevΓͺ a arrecadaΓ§Γ£o de recursos de origens diversas, nΓ£o necessariamente constantes das leis orΓ§amentΓ‘rias. O projeto prevΓͺ ainda a criaΓ§Γ£o de um conselho diretor para controle social e gestΓ£o das polΓticas pΓΊblicas de mobilidade urbana.
JΓ‘ o segundo projeto aprovado Γ© o PL nΒΊ 281/2023, que cria aΒ PolΓtica de Mobilidade a Pé para o Distrito Federal, O objetivo Γ© promover a garantia da integraΓ§Γ£o da mobilidade a pΓ© com outras polΓticas pΓΊblicas, a fim de garantir o acesso universal Γ cidade. O projeto protege a seguranΓ§a nos deslocamentos das pessoas, promove a equidade no uso dos espaΓ§os pΓΊblicos e garante a justa distribuiΓ§Γ£o dos benefΓcios dos diferentes modos e serviΓ§os de transporte.
Por outro lado…
… Nesta mesma quarta-feira (13) a CΓ’mara Legislativa do DF aprovou oΒ PL 2260/21, que propΓ΅e a privatizaΓ§Γ£o da RodoviΓ‘ria do Plano Piloto, o que pode ser considerado uma derrota popular. Foram 16 votos a favor, contra 7 votos dos que rechaΓ§avam o projeto. Logo que saiu o resultado, populares, movimentos sociais e parlamentares, que hΓ‘ meses vinham se posicionando contra essa decisΓ£o, protestaram, alegando falta de debate do governo com os maiores interessados, os usuΓ‘rios do terminal.
A RodoviΓ‘ria do Plano Piloto recebe diariamente cerca de 800 mil pessoas. Para os setores contrΓ‘rios Γ decisΓ£o, entre eles representantes de estudantes e de trabalhadores, o governo atropelou o processo de votaΓ§Γ£o do projeto, e omitiu dados que justificassem a concessΓ£o.
Parlamentares que se opuseram ao texto dizem que a privatizaΓ§Γ£o do terminal deverΓ‘ afetar negativamente a prΓ³pria mobilidade urbana. Entre outros motivos porque, pelo que diz o texto da lei, o lucro da empresa que ganhar a concessΓ£o virΓ‘ da cobranΓ§a de taxas aos Γ΄nibus que embarcarem e desembarcarem nas plataformas, custo esse que no final poderΓ‘ ser repassado Γ populaΓ§Γ£o que utiliza o transporte pΓΊblico.
Fonte: Eder Wen/ AgΓͺncia CLDF – Mobilize Brasil