No ranking das empresas que mais geraram impacto social na AmΓ©rica Latina, o Brasil marca presenΓ§a no Top 10.Β SeleΓ§Γ£o elaborada pela plataforma chilena Betterfly, de proteΓ§Γ£o, prevenΓ§Γ£o e impacto social, teve como base os dados das aΓ§Γ΅es positivas que as companhias realizaram no ΓΊltimo ano e que foram revertidas em doaΓ§Γ΅es sociais. Para chegar ao resultado, aΒ Betterfly avaliou as aΓ§Γ΅es positivas (que incluem horas de sono dormidas, treinos realizados, meditaΓ§Γ΅es e hΓ‘bitos saudΓ‘veis) de mais de 3 mil empresas clientes de Brasil, Peru, Chile, Equador, MΓ©xico e ColΓ΄mbia.
A lista Γ© composta por:
β’ Conaltura (ColΓ΄mbia),
β’ Yaneken (Chile),
β’ AIEP (Chile),
β’ Mapfre Seguros (ColΓ΄mbia),
β’ Rassini (MΓ©xico),
β’ Dartel (ColΓ΄mbia),
β’ Epharma (brasileira e sΓ©tima colocada),
β’ KN (Chile&BolΓvia),
β’ Akron (MΓ©xico),
β’ e Jardines Del Valle (Equador).
E hoje ter uma marca em impacto social gera maior conexΓ£o com usuΓ‘rios e clientes.Β Pesquisa da W/McCannΒ mostrou que o pΓΊblico mais jovem, especialmente da chamada geraΓ§Γ£o Z (de 1990 a 2010) sΓ£o mais propensos a comprar de marcas que demonstrem algum tipo de engajamento social.Β β
Nosso propΓ³sito Γ© ajudar a transformar a realidade do mundo em que vivemos. Por isso criamos o Better Companies, para dar visibilidade Γ s companhias que estΓ£o alinhadas com esse propΓ³sito e ainda colocar luz sobre o temaβ, disseΒ Ana Paula Mattar, head de marketing da Betterfly Brasil. AlΓ©m das dez primeiras, figuram na classificaΓ§Γ£o, entre as 200 mais, as brasileirasΒ banco NeonΒ (16Βͺ),Β seguradora IcatuΒ (23Βͺ) eΒ KN BrasilΒ (30Βͺ).Β βConforme a pauta de ESG avanΓ§a na sociedade e, principalmente no mundo empresarial, precisamos gerar esse engajamento.β
EQUIDADE DE GΓNERO
Mais mulheres no comando da consultoria
Uma das principais auditorias e consultorias do mundo, aΒ EY Γ© a mais nova integrante do Movimento Elas Lideram, iniciativa do Pacto Global da OrganizaΓ§Γ£o das NaΓ§Γ΅es Unidas (ONU)Β que tem mais de 110 empresas comprometidas com a paridade de gΓͺnero na alta lideranΓ§a atΓ© 2030. O principal objetivo da EY com a adesΓ£o Γ iniciativa do Pacto Γ© que, atΓ© o ano que vem, 30% do quadro de diretoria da empresa seja formado por mulheres.Β Em 2019, a empresa tinha 22% de mulheres em posiΓ§Γ΅es de alta lideranΓ§a, sΓ³cias e diretoras, e atualmente esse nΓΊmero Γ© de 28,8%. HΓ‘ dois anos, a companhia tambΓ©m criou o programa Empower Black Women to Senior Leadership que visa contribuir com a aceleraΓ§Γ£o de carreira de gerentes sΓͺniores negras a cargos de diretoria.Β βA gente vem promovendo iniciativas dentro e fora da EY para aumentar o recrutamento de pessoas autodeclaradas negras, letramento racial, mentorias reversas e workshops de vieses inconscientes, alΓ©m de aΓ§Γ΅es de voluntariadoβ, disseΒ Cristiane HilΓ‘rio, sΓ³cia de auditoria da EY.Β βNossa meta inicial Γ© termos 10% de pessoas negras em cargos de diretoria atΓ© 2025. Hoje temos 7%.β
PLΓSTICO RECICLADO
Jogos olΓmpicos e sustentΓ‘veis
Sustentabilidade Γ© um tema que estΓ‘ presente tambΓ©m no mundo esportivo. Na OlimpΓada de Paris, que comeΓ§a em julho, serΓ£o construΓdos, em duas arenas, 11 mil lugares com plΓ‘stico reciclado. Essa prΓ‘tica tambΓ©m tem sido comum nas empresas ligadas ao esporte no Brasil. AΒ Recoma, que tem o ginasta Arthur Zanetti como embaixador, foi responsΓ‘vel pelo fornecimento de mais de 50 mil mΒ² de pisos esportivos para os Jogos OlΓmpicos do Rio, em 2016, e dos Jogos Panamericanos de 2007, no Rio, e de Lima, em 2019.Β βOs projetos de sustentabilidade sΓ£o sempre bem-vindos no esporte e, nos ΓΊltimos anos, eles tΓͺm representado uma tendΓͺncia muito positiva. Em alguns casos, sua utilizaΓ§Γ£o atΓ© limpa e despolui o ambiente, como pistas de atletismo executadas a partir de partΓculas selecionadas e limpas de borracha SBR (pneus), madeiras para pisos que vem de reflorestamento e que em seu plantio capturam carbono, entre outros exemplosβ, disseΒ Sergio Schildt, presidente da Recoma.Β βSem contar as gramas sintΓ©ticas que ao final da vida ΓΊtil podem ser recicladas, assim como as pistas de atletismo. A maior parte de nossa linha de produtos Γ© concebida com a busca de sustentabilidade.β
TROCA DE EXPERIΓNCIAS
O universo da economia circular no JapΓ£o
Uma imersΓ£o no mundo asiΓ‘tico e nas conexΓ΅es de economia circular. AtΓ© terΓ§a-feira (19), oΒ Movimento CircularΒ participa no JapΓ£o doΒ Programa de TransformaΓ§Γ£o para o Modelo de NegΓ³cios de Economia Circular, oferecido pelo governo japonΓͺs. O convite partiu daΒ AOTS Brasil,Β organizaΓ§Γ£o associada ao MinistΓ©rio da Economia do paΓs oriental.Β βNesta missΓ£o ao JapΓ£o, promoveremos conexΓ΅es estratΓ©gicas, explorando potenciais colaboraΓ§Γ΅es que ultrapassam fronteiras. Afinal, este programa tem como objetivo nΓ£o apenas aprofundar a compreensΓ£o do conceito de Economia Circular, mas tambΓ©m conhecermos o modelo japonΓͺs de circularidade e possΓveis caminhos de aproximaΓ§Γ£o entre o JapΓ£o e a AmΓ©rica Latinaβ, disseΒ Vinicius Saraceni, hub director do Movimento Circular. Durante o programa, o executivo brasileiro e outros 22 selecionados de diversos paΓses em desenvolvimento participam de visitas tΓ©cnicas a indΓΊstrias em Nozaki e TΓ³quio.Β βA cultura japonesa, marcada por uma mentalidade de aproveitamento mΓ‘ximo dos recursos, oferece liΓ§Γ΅es valiosas sobre sustentabilidade, circularidade, regeneraΓ§Γ£o e eficiΓͺncia que serΓ£o exploradas neste cursoβ, afirmou.
MATRIZ RENOVΓVEL
A transiΓ§Γ£o energΓ©tica da Vivo
Para avanΓ§ar no processo de transiΓ§Γ£o energΓ©tica que priorize fontes limpas, aΒ Vivo vem ampliando a diversificaΓ§Γ£o de sua matriz, de origem 100% renovΓ‘vel. A empresa de telefonia encerrou 2023 com 67 usinas de geraΓ§Γ£o distribuΓda de fontes solar, hΓbrida e de biogΓ‘s no Brasil. Juntas, elas produzem 600 mil MWh/ano, energia suficiente para abastecer 288 mil residΓͺncias e correspondente a 35% do consumo total da Vivo. AtΓ© o fim do ano, serΓ£o 85 com capacidade para suprir o equivalente ao consumo de 340 mil residΓͺncias.Β βA energia Γ© essencial para o fornecimento dos serviΓ§os de telecomunicaΓ§Γ΅es fixo e mΓ³vel e manter um consumo 100% renovΓ‘vel Γ© um fator inegociΓ‘vel para a nossa empresa, que tem a sustentabilidade como um dos pilares do negΓ³cioβ, disseΒ Caio GuimarΓ£es, diretor de PatrimΓ΄nio, Compras e LogΓstica da Vivo. A companhia tambΓ©m tem investido em inovaΓ§Γ£o e mobilidade sustentΓ‘vel e fechou 2023 com 200 carros elΓ©tricos adicionados Γ frota, composta por cerca de 5 mil veΓculos flex, movidos a etanol.
Fonte: Isto Γ© Dinheiro
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