Proposta apresentada pelo GDF, por meio da Secretaria da FamΓlia e Juventude, institui a PolΓtica Distrital de Fortalecimento das Cooperativas de Catadores
O Governo do Distrito Federal (GDF) encaminhou Γ CΓ’mera Legislativa (CLDF), nesta segunda-feira (15), um projeto que institui a PolΓtica Distrital de Fortalecimento das Cooperativas de Catadores, denominada Lei CeiΓ§a da Construir. A proposta, criada pela Secretaria da FamΓlia e Juventude (Sejuv-DF), tem como finalidade integrar e articular aΓ§Γ΅es, projetos e programas voltados Γ promoΓ§Γ£o e Γ defesa dos direitos humanos nas cooperativas de catadores de materiais reciclΓ‘veis.
Segundo o secretΓ‘rio da FamΓlia e Juventude, Rodrigo Delmasso, as cooperativas de lixos reciclΓ‘veis desempenham um papel fundamental na gestΓ£o sustentΓ‘vel de resΓduos sΓ³lidos e na promoΓ§Γ£o da economia circular. βElas sΓ£o organizaΓ§Γ΅es formadas por trabalhadores que se unem para coletar, separar, processar e comercializar os materiais. As cooperativas tambΓ©m contribuem para a reduΓ§Γ£o do impacto ambiental causado pelo lixo. Com isso, ajudam a reduzir a quantidade de resΓduos sΓ³lidos que sΓ£o destinados a aterros sanitΓ‘riosβ, explicou.
Delmasso afirmou que as cooperativas proporcionam tambΓ©m oportunidades de trabalho e renda para trabalhadores, que muitas vezes vΓͺm de comunidades vulnerΓ‘veis. βEssas organizaΓ§Γ΅es promovem a inclusΓ£o social e econΓ΄mica, oferecendo oportunidades para gerar receitas com a venda dos materiais reciclΓ‘veisβ, observou.
A finalidade da lei serΓ‘ alcanΓ§ada por meio de aΓ§Γ΅es, projetos e programas da administraΓ§Γ£o pΓΊblica que fortaleΓ§am associaΓ§Γ΅es, cooperativas e outras formas de organizaΓ§Γ£o de catadoras e de catadores de materiais reutilizΓ‘veis e reciclΓ‘veis; melhorem as condiΓ§Γ΅es de trabalho e a inclusΓ£o socioeconΓ΄mica; e fomentem o financiamento pΓΊblico.
O projeto tambΓ©m estabelecerΓ‘ metas que fomentem a expansΓ£o da coleta seletiva e solidΓ‘ria; da reutilizaΓ§Γ£o; da reciclagem; da logΓstica reversa; e da educaΓ§Γ£o ambiental.
Fonte: AgΓͺncia BrasΓlia
CrΓ©ditos: pexels-odiler-pelaez-239180150-17145906