PolΓticas mais estruturadas ocorrem em empresas presentes na bolsa
A pauta ESG estΓ‘ crescendo no empresariado brasileiro, segundo pesquisa Mapa ESG Brasil, encomendada pela Plano em parceria com a Mynd e realizada pela Ilumeo.
Atualmente, 7 em cada 10 empresas listadas na B3 divulgam esse tipo de informaΓ§Γ£o e 57% delas contam com auditoria ou revisΓ£o por entidade independente.
E isso pode ser um reflexo do avanΓ§o regulatΓ³rio no Brasil.
No ano passado, a ComissΓ£o de Valores MobiliΓ‘rios (CVM) aprovou o Anexo ASG, documento com as medidas propostas pela B3 para estimular a diversidade de gΓͺnero e a presenΓ§a de grupos sub-representados em cargos de alta lideranΓ§a, alΓ©m de possibilitar um reporte de boas prΓ‘ticas de ESG pelas companhias listadas.
As micro e pequenas empresas sΓ£o as que mais praticam alguma atividade ESG, contando com 89%, mesmo que cerca de 3 em cada 10 nΓ£o sejam tΓ£o familiarizadas com a sigla.
Conforme a pesquisa, os principais motivos que levam as empresas a incorporarem ESG sΓ£o a busca por impacto positivo em questΓ΅es socioambientais, fortalecer a reputaΓ§Γ£o das marcas e a relaΓ§Γ£o com as outras partes envolvidas no negΓ³cio.
Por isso, a maioria (72%) priorizam a questΓ£o social nas suas agendas, seguido da governanΓ§a (68%) e da pauta ambiental (66%).
Viviane Duarte, fundadora e CEO da Plano explica que βinvestir no βSβ, de social, Γ© uma oportunidade das empresas demonstrarem um compromisso com o bem-estar das comunidades e dos colaboradores, proporcionando nΓ£o sΓ³ melhorias para a reputaΓ§Γ£o da marca, como tambΓ©m no desenvolvimento de produtos para atrair consumidores eΒ stakeholdersβ.
Fonte: CNN Brasil
CrΓ©ditos da imagem: Shutterstock