Moda circular, arte e economia criativa ganham espaço em festival gratuito com mais de 80 expositores, além de DJs, oficinas e programação cultural no coração de Brasília
Evento reúne brechós, música, workshops, rodas de conversa e gastronomia, celebrando a criatividade brasileira e o consumo consciente
O mês de junho chega com mais uma edição do Ao Desapego – Festival de Moda, Arte e Design Circular, que será realizada no dia 14, das 10h às 18h, na Galeria dos Estados. Totalmente gratuito, o evento reúne 80 expositores entre brechós e pequenos empreendedores criativos, além de uma extensa agenda cultural, com apresentações musicais, oficinas, palestras, área gastronômica e espaço infantil. A iniciativa é um convite ao consumo consciente por meio da valorização da moda circular e da economia criativa.
Com o tema “Um Mergulho no Maximalismo Tropical Brasileiro”, o festival propõe uma celebração vibrante da estética tropical, com destaque para cores, estampas, peças vintage e estilos autênticos que exaltam a criatividade brasileira. Entre os destaques da programação estão os DJs Pequi, Ketlen Niggaz, UMiranda e Fibo, que comandam as pickups ao longo do dia no Espaço DJs.
Na Área Vestida de Sonhos acontecem workshops gratuitos de costura e bordado, ministrados pela Escola de Modelagem, Corte e Costura Vestida de Sonhos, das 10h às 17h. Já no Espaço Conversas, o público poderá acompanhar dois encontros especiais: às 13h30, a roda “A Criatividade na Moda de Rua do DF – Economia Circular na Veia!”, com mediação de Patrícia Mazzoni (consultora de sustentabilidade do SEBRAE e do Festival CoMA), e participação das designers Carla (Disco Lab), Igor (Piffi) e Isa (Singular Estúdio Fashion); e às 15h, a palestra “Do Brechó à Passarela: O Upcycling como Linguagem de Moda”, com Priscila Azevedo, fundadora da Vestida de Sonhos e do VDSplus, primeiro streaming de costura do Brasil.
Em seguida, às 16h15, no mesmo espaço, o público poderá conferir a Mostra Upcycling com desfile de peças produzidas com reaproveitamento de materiais, também conduzida por Priscila.
O festival ainda conta com o Espaço Gastronomia Artesanal, com 15 expositores gastronômicos e food trucks, além do Festival de Brechós em si, que ocupará as Galerias Norte, Sul 1 e Sul 2, com 80 expositores oferecendo os mais variados produtos.
ATIVIDADES PRECEDENTES
Em preparação para o festival, durante o mês de maio, o projeto realizou duas oficinas gratuitas dentro do AoD Labs, uma série formativa voltada à capacitação de profissionais do ecossistema criativo local. No dia 10 de maio, foi oferecido o workshop “A importância da educação financeira para a vida pessoal e para os negócios”, com a educadora Michelle Pereira, no SESI Taguatinga. Já no dia 24 de maio, o Lab “Técnicas de Stylist Aplicadas ao Atendimento e Vendas” foi realizado no Distrito Drag, com os especialistas Fernando Demarchi e Fabiana Mendes, trazendo ferramentas práticas para melhorar o atendimento e potencializar as vendas de marcas de moda circular.
Encerrando a programação de formação, está prevista ainda uma nova oficina ainda em junho com foco em estratégias de comunicação e gestão de produtos, a ser ministrada por Rafaella Lacerda. A data e o link de inscrição serão divulgados em breve.
Mais informações sobre o festival e a programação oferecida em linktr.ee/aodesapego.
SERVIÇO – Ao Desapego – Festival de Moda, Arte e Design Circular
Data: 14 de junho de 2025
Horário: das 10h às 18h
Local: Viadutos da Galeria dos Estados – Plano Piloto, Brasília/DF
Entrada: GRATUITA
Mais informações: linktr.ee/aodesapego
Redes sociais: Instagram | Facebook
Fonte: Assessoria Um Nome