Encontro, que acontece no dia 9, terá presença de especialistas do mercado de carbono
Com o propósito de discutir novas perspectivas para o financiamento climático e para a redução de emissões, o diretor executivo do Earth Innovation Institute (EII), Daniel Nepstad, participa do Seminário Preparatório para COP30 (PCI – 10 anos), que acontece nesta quinta-feira, dia 9, no Espaço Cultural Brasil 21, em Brasília. Promovido pelo Governo de Mato Grosso e pelo Instituto PCI como parte da agenda Pré-COP30, o encontro reunirá atores públicos e privados, do Brasil e do exterior, além de representantes da sociedade civil, com o objetivo de promover reflexões e planejar ações concretas voltadas para o desenvolvimento sustentável.
O evento contará com a participação do governador do Mato Grosso, Mauro Mendes. A mesa de abertura terá a presença do diretor-executivo do Instituto PCI, Richard Smith; do presidente do Instituto Mato-grossense da Carne (Imac), Caio Penido; da diretora executiva do IDH Brasil, Manuela Santos Maluf; do presidente Sistema Famato, Vilmondes Tomain; do presidente sistema FIEMT, Silvio Rangel; da secretária de estado de Meio Ambiente de Mato Grosso, Mauren Lazzaretti; do diretor Técnico-Científico – Polícia Federal, Roberto Reis Monteiro Neto; além de Daniel Nepstad, do EII.
Ao longo do dia, haverá discussões sobre os resultados de políticas de combate ao desmatamento ilegal e aos incêndios florestais no estado; produção agropecuária de baixas emissões e biocombustíveis. Temas como os desafios no caminho da pecuária sustentável e as oportunidades de protagonismo feminino na Amazônia e no Cerrado por meio da arte também entrarão na pauta.
Dentre os assuntos em debate estarão as políticas do Mato Grosso na agenda econômica, climática e ambiental. Passados dez anos da Estratégia PCI (Preservar, Conservar e Incluir), o estado Mato Grosso mantém 60% de seus três biomas (Floresta Amazônica, Cerrado e Pantanal) preservados, ao mesmo tempo em que produz 100 milhões de toneladas de grãos (soja, milho e algodão) e reúne o maior rebanho bovino do país, com 34 milhões de cabeças de gado.
Uma fonte de recursos para incrementar políticas ambientais tem sido a participação em programas voluntários de créditos de carbono. A primeira fase do Programa Global REDD Early Movers (REM) com redução de emissões, verificadas de 2018 a 2024, rendeu ao Mato Grosso R$250 milhões provenientes de doações. A segunda fase do programa, que fará monitoramento entre 2024 e 2029, deve gerar um volume de R$170 milhões, vindos de doações voluntárias diante da queda de emissões de carbono.
“Mato Grosso teve uma experiência exitosa ao receber doações voluntárias em função da queda de nossas emissões. Pretendemos, em breve, avançar em direção ao mercado de créditos de carbono. Por isso, no encontro, vamos discutir com representantes do Brasil e do exterior alternativas para o financiamento climático”, destacou Richard Smith, diretor executivo do Instituto PCI.
Ao lado de especialistas em créditos de carbono da Noruega e do Reino Unido, o diretor executivo do EII participará da mesa “Financiamento Climático: perspectivas para potencializar o desenvolvimento de baixas emissões” que apresentará o potencial do modelo jurisdicional de créditos de carbono. Com moderação do Secretário Executivo do GCF Governors Task Force, Carlos Aragon, o painel contará com a presença da vice-presidente da Emergent Brasil, Andrea Azevedo; e do diretor de Soluções Baseadas na Natureza na Mercuria Energy Trading, Celso Fiori.
“Mato Grosso tem o desafio de conciliar a preservação ambiental e a segurança alimentar. Para alavancar sua produção de grãos e de gado com redução de desmatamento e o fortalecimento da agricultura familiar e indígena é necessário que a escala de financiamento climático se robusteça. E a grande solução para essa demanda é a adoção dos programas de REDD+ Jurisdicional”, completa Daniel Nepstad.
Serviço:
Evento: Seminário Preparatório para COP30 (PCI – 10 anos)
Data: 9/10
Local: Espaço Cultural Brasil 21, Brasília (DF)
Horário: das 9h às 17h
Informações: https://cop30mt.com.br/