Ministro do Esporte visita Projeto Filhos da Nação

Projeto entra em nova fase, com apoio da Lei de Incentivo ao Esporte, atendendo cerca de 300 pessoas

Nesta quarta-feira (08), o Projeto Filhos da Nação, que desde 2017 utiliza esportes aquáticos como ferramenta de transformação social, recebeu o Ministro do Esporte, André Fufuca, para conhecer o funcionamento, a metodologia e os jovens participantes da iniciativa. O projeto oferece gratuitamente aulas de canoa havaiana e stand up paddle no Lago Paranoá para jovens de 6 a 18 anos incompletos que integram o Sistema Nacional de Adoção e Acolhimento e são acompanhados pela Vara da Infância e Juventude do TJDFT.

Em setembro, o programa passou a receber recursos da Lei de Incentivo ao Esporte (LIE), o que marcou o início de uma nova fase e a ampliação de suas atividades. Nesta etapa, passou a contemplar também 10 adultos com deficiência (PCD) vinculados à Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais e Deficientes de Taguatinga e Ceilândia (Apaed). No Ciclo Incentivado 2025-2026, o projeto atenderá mais de 300 pessoas, divididas em dez turmas com atividades regulares que integram esportes de remo e Psicoterapia Junguiana.

Durante a visita, o ministro reforçou o papel fundamental da Lei de Incentivo ao Esporte para o desenvolvimento de projetos como o Filhos da Nação, que valorizam o esporte e une as pessoas sem distinção. “É um projeto fantástico, que visa abraçar quem precisa. São mais de 300 crianças que realmente são olhadas e acolhidas pelo esporte. Estamos falando de jovens, que são moradores de abrigos e que não tinham nenhuma perspectiva, mas, graças a esse projeto pioneiro, em parceria com o Ministério do Esporte, a Lei de Incentivo e todas as pessoas que acreditam, eles passaram a ter. Então, eu vim aqui presenciar a inclusão de sonhos e a perspectiva de dias melhores”, declarou André. 

Na mesma ocasião, os fundadores do projeto, Gabriela Speziali e Tiago Souzza, receberam Aline Rabêlo, técnica de nível superior do Ministério do Esporte, que também enfatizou a importância do apoio viabilizado pela LIE. “Hoje, no Brasil inteiro, tem vários projetos por meio da Lei de Incentivo, onde o esporte acontece. Muitas crianças que não têm a oportunidade passam a conviver com o esporte e a ter uma vida melhor, mais saudável”.

Para Gabriela Speziali a presença do Ministro reforça a seriedade do Projeto e o compromisso em transformar a realidade de jovens através do esporte. Desde sua criação, o Filhos da Nação tem promovido um impacto positivo no desenvolvimento pessoal de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade. Para isso, o projeto vai além do esporte e conta com uma equipe multidisciplinar composta por psicólogos, psicoterapeutas, educadores ambientais, atletas e professores especializados em esportes aquáticos. Todos os recursos visam acolher, apoiar e transformar vidas por meio da atividade física e da cidadania.

 

Fotos: Mariana Raphael/MEsp

Veja também