Impacto real: 16 anos da Fraternidade Sem Fronteiras e os números que contam essa história

Com sede em Mato Grosso do Sul e presença na África, a organização celebra cada vida transformada pela solidariedade e voluntariado

 

Quando, em novembro de 2009, o sul-mato-grossense Wagner Moura Gomes decidiu escutar o “chamado do coração” e fundar a Fraternidade Sem Fronteiras (FSF), pouca gente imaginava que essa iniciativa se tornaria uma rede internacional de solidariedade. No dia 15 de novembro, sábado, essa história completa 16 anos de atuação, com resultados expressivos que revelam o impacto real na transformação de vidas. 

Números dessa história:

  • Atualmente, são mais de 37 mil pessoas acolhidas, principalmente crianças e jovens, em 11 projetos de ajuda humanitária nos continentes africano e americano.
  • Atuação direta com 77 polos de trabalho no Brasil, Moçambique, Madagascar, Malawi, Senegal, Burundi, República Democrática do Congo e Estados Unidos com pessoas órfãs, refugiadas de guerra, desnutridas, em situação de rua e com doenças raras.
  • São mais de 672 mil refeições servidas por mês e mais de 1.800 crianças estudando graças à FSF
  • 3 escolas e 2 clínicas médicas com mais de 78 mil atendimentos ao ano.

Diferenciais nessa trajetória de 16 anos: 

Sustentabilidade + conexão: o acolhimento é emergencial, mas as ações são continuadas com construção de moradias, escolas, oficinas de trabalho, valorização da cultura, práticas esportivas e geração de renda.

Transcontinentalidade: a FSF é brasileira e leva sua missão de vivenciar e praticar a fraternidade para as regiões mais vulneráveis do mundo.

Integração entre voluntariado, apadrinhamento e projetos estruturados: o modelo de apadrinhamento, doação mensal e contínua, e o envolvimento de milhares de voluntários de todo o Brasil e do mundo organizados garantem que a ajuda seja progressiva, não apenas imediata.

Resultados que vão além: são mais de 640 casas construídas, 25 poços artesianos perfurados, 3 padarias instaladas, geração de emprego — ações que transformam vidas e permitem novas realidades.

“Ao olhar para o que construímos, percebo que aquela inquietação transformou-se em uma grande rede, em laços, em pessoas que se recusaram a aceitar a dor do outro sem fazer nada. Celebramos 16 anos de vidas tocadas, de trajetórias alteradas, de voluntários que encontraram propósito e de padrinhos e madrinhas que abriram o coração e compreenderam que fraternidade não é uma palavra bonita, mas atitude de todo dia. Que os próximos anos sejam guiados pela mesma missão, pelo mesmo olhar de irmão para irmão, pela certeza de que outro mundo é possível. E que o trabalho continua para mostrar que não há fronteiras para a fraternidade quando o que a dirige é o amor e o compromisso”, afirma Wagner Moura Gomes, ativista social e fundador-presidente da FSF.


Programação de comemoração

Encontro de Corações da Caravana da Espiritualidade Malawi

Dia:  15/11/2026

Horário: 8h às 13h (horário de Brasília)

Tema: Se eu não tiver amor…

Para comemorar os 16 anos da FSF, uma transmissão ao vivo será feita diretamente do Projeto Nação Ubuntu, no Malawi, com o tema “Se eu não tiver amor…” com a participação de padrinhos, madrinhas, voluntários e acolhidos do projeto para um momento de espiritualidade, partilha e gratidão.
A programação inclui falas, apresentações artísticas e depoimentos que refletem o impacto das ações da FSF ao longo de mais de uma década de trabalho solidário em diferentes países.

O encontro será transmitido ao vivo, das 8h às 13h (horário de Brasília), pelo canal da Fraternidade Sem Fronteiras pelo Youtube e por parceiros: Web Rádio Fraternidade, Web Rádio Portal da Luz, Canal da Casa da Caridade Inácio Daniel, Canal Tupaciguara Espírita e Canal Espiritismo.net.

Sobre a Fraternidade sem Fronteiras – A FSF é uma Organização humanitária e Não-Governamental, com sede em Campo Grande (MS) e atuação brasileira e internacional, com atuação em oito países, em alguns dos lugares mais pobres do planeta, com esperança e profundo desejo de ajudar, acabar com a fome e construir um mundo de paz. A instituição possui 77 polos de trabalho, mantém centros de acolhimento, oferece alimentação, saúde, formação profissionalizante, educação, cultivo sustentável, construção de casas e ainda, abraça projetos de crianças com microcefalia e doença rara. Todos os trabalhos são mantidos por meio de doações e principalmente pelo apadrinhamento com valor mensal a partir de R$35. Mais informações podem ser obtidas pelo site http://www.fraternidadesemfronteiras.org.br

 

Fonte: Assessoria de Imprensa da Fraternidade Sem Fronteiras

Veja também