Escola de verão para garotas abre inscrições para mentoras e mentores voluntários

Programa de formação on-line e gratuito em tecnologia busca pessoas voluntárias para acompanhar meninas de 8 a 18 anos no desenvolvimento de projetos; inscrições vão até 15 de janeiro ou até o limite de vagas

 

Technovation Summer School for Girls (TechSchool), iniciativa do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos, está com uma chamada aberta para pessoas interessadas em atuarem como mentores ou mentoras. A TechSchool oferece formação em tecnologia para meninas de 8 a 18 anos, que compõem times para desenvolver aplicativos a partir da identificação de problemas concretos de suas comunidades. Os mentores e mentoras do programa de formação têm como objetivo ensinar tópicos relacionados à computação e ao empreendedorismo para elas. Em sua oitava edição, o evento será realizado de forma remota e atenderá 75 alunas de escolas públicas e privadas de todo o Brasil.

As meninas que desejam participar da escola de verão em tecnologia já puderam se candidatar durante uma live realizada no último sábado (10). Já as inscrições para quem deseja se tornar mentora ou mentor seguem abertas até a próxima quinta-feira, dia 15 de janeiro. Para participar, basta preencher o formulário disponível neste link.

Para ser mentora ou mentor voluntário, é necessário ter mais de 18 anos e se sentir confortável em atuar com os times da escola de verão. Podem se candidatar professores, estudantes de graduação ou de pós-graduação e profissionais de áreas variadas, como tecnologia, engenharia, negócios, comunicação e empreendedorismo, entre outras.

O principal requisito é a disponibilidade para acompanhar o grupo de forma remota, por meio de WhatsApp e reuniões on-line, conforme a necessidade de cada equipe, além de participar dos encontros on-line do evento. Cada mentor precisa dedicar de 6 a 8 horas semanais à iniciativa. Não é necessário ter experiência com tecnologia, embora seja recomendado.

Durante a TechSchool, mentoras e mentores aprendem em conjunto com suas equipes e auxiliam as participantes a superar obstáculos ao longo do desenvolvimento dos projetos. As atividades on-line da escola de verão acontecerão de 21 de fevereiro a 21 de abril, e são promovidas pelo Grupo de Alunas de Ciências Exatas (Grace) do ICMC.

*Com texto de Diana Silva, da Rede de Ensino Brasileira para Engenharias e Ciências Exatas. Sob supervisão de Denise Casatti, da Assessoria de Comunicação do ICMC

Foto: Denise Casatti  e USP Imagens
Fonte: https://jornal.usp.br/diversidade/escola-de-verao-para-garotas-abre-inscricoes-para-mentoras-e-mentores-voluntarios/

Veja também