Rede CT divulga OSCs selecionadas para treinamento e capacitação gratuita em projetos esportivos

Seleção 2026 contempla 124 organizações das regiões Centro-Oeste, Norte e Nordeste

 

A Rede CT – Capacitação e Transformação divulga o resultado da seleção de Organizações da Sociedade Civil (OSCs) das regiões Centro-Oeste, Norte e Nordeste que integrarão a edição 2026 do programa de capacitação gratuita. Ao todo, o processo seletivo recebeu 434 inscrições, evidenciando o interesse e a demanda de organizações esportivas dessas regiões. Ao longo do ano, 124 organizações participarão da jornada formativa voltada ao fortalecimento de projetos esportivos com foco na Lei Federal de Incentivo ao Esporte (LIE).

Do total de organizações beneficiadas pelo projeto,  26% estão localizadas na região Centro-Oeste. Ao todo, foram selecionadas 10 no Distrito Federal, 9 em Goiás, 10 no Mato Grosso e 8 no Mato Grosso do Sul. Todas elas desenvolvem ações em seus territórios, utilizando o esporte como instrumento de inclusão social, educação e desenvolvimento comunitário.

Em sua terceira edição, o programa oferece 32 horas de formação, organizadas em oito módulos, que abrangem desde a introdução à LIE e a elaboração de projetos, até execução, gestão financeira, prestação de contas, comunicação institucional, equidade e estratégias de captação de recursos. A jornada inclui ainda materiais didáticos digitais, encontros on-line de tira-dúvidas e um ambiente permanente de troca entre as organizações participantes.

Desde 2024, o projeto já capacitou mais de 650 organizações no Norte, Nordeste e Centro-Oeste, impactando mais de 450 mil pessoas. Dessas, 264 OSCs receberam mentoria especializada e chegaram a submeter projetos às leis de incentivo ao esporte, algumas já captando recursos para este ano.

Para 2026, a Rede CT consolida sua trajetória e amplia sua potência com a chegada do Instituto Aegea, que se soma ao Itaú e à B3 como patrocinador do projeto. Essa ampliação do apoio permite avançar em novas frentes, como o lançamento de uma série que apresentará algumas das organizações participantes e a intensificação de ações de fortalecimento local, aproximando ainda mais a formação da realidade dos territórios” Gigi Favacho, Gerente geral da Rede CT

As organizações selecionadas deverão realizar matrícula obrigatória até o dia 27 de fevereiro, por meio do link que será remetido aos e-mails cadastrados. A confirmação da matrícula é condição indispensável para a participação no programa.

Formação estratégica e fortalecimento institucional no Centro-Oeste

No Centro-Oeste, a Rede CT tem desempenhado papel estratégico no fortalecimento institucional de OSCs esportivas. Nas edições anteriores, a região ampliou significativamente sua presença na rede, com participação ativa em mentorias, comunidades permanentes e encontros presenciais que aproximaram organizações, especialistas e gestores públicos, fortalecendo a articulação regional e o acesso a oportunidades de fomento. Até o momento, 169 organizações da região participaram do processo de capacitação e treinamentos.

Para Alceu Campos Neto, diretor executivo do Instituto Futebol de Rua (FdR), dar início ao terceiro ano do projeto CT é uma imensa alegria e prova  que capacitar empreendedores sociais em regiões ainda pouco contempladas pela LIE transforma vidas e gera oportunidades, como o FdR já vem fazendo há 20 anos. “Desde o início do nosso trabalho em 2006, já levamos oportunidades, cidadania e novas perspectivas a mais de 74 mil jovens e adolescentes em todos os estados do Brasil, atuando em mais de 150 municípios. Hoje, por meio do CT, podemos expandir nosso alcance, trocando conhecimento e inspirações para organizações das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste que procuram fazer a diferença junto às comunidades em seus territórios”.

 

Sobre a Rede CT – Capacitação e Transformação

A Rede CT – Capacitação e Transformação nasce da união de mais de 20 anos de experiência do Instituto Futebol de Rua em desenvolvimento e captação de recursos com a Rede Igapó em projetos incentivados. A iniciativa conta com o Itaú como patrocinador master, além do patrocínio da B3 e do Instituto Aegea, e tem como objetivo capacitar empreendedores sociais esportivos para o uso da Lei Federal de Incentivo ao Esporte, apoiando programas que utilizam a prática esportiva como ferramenta de transformação social.

A busca por justiça social, educação de qualidade e redução das desigualdades conecta as ações do Itaú Social, da B3 Social, do Instituto Aegea e do Projeto CT – Capacitação e Transformação. O Itaú Social é o patrocinador master da da Rede CT e conta com um histórico consolidado no fortalecimento de iniciativas sociais, culturais e esportivas em todo o país. Por meio do Itaú Social, por exemplo, a instituição trabalha pela melhoria da aprendizagem e da trajetória escolar de crianças e adolescentes, com foco na redução das desigualdades de raça/cor, gênero, deficiência e nível socioeconômico. Desde 1993, desenvolve programas que contribuem para o avanço da educação pública brasileira, com atenção especial à pré-escola e aos anos finais do ensino fundamental.

B3 Social desenvolve ações voltadas ao fortalecimento da educação pública por meio da filantropia estratégica, apoiando iniciativas estruturantes e promovendo impacto social de longo prazo, alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.

Instituto Aegea se concentra nos eixos de inclusão social e proteção ambiental, priorizando territórios em situação de vulnerabilidade, com foco em educação, saúde, geração de renda, equidade e sustentabilidade.

Em comum, essas iniciativas apostam na potência das redes, na valorização dos saberes locais e na ampliação de oportunidades, reforçando o compromisso com um Brasil mais justo, inclusivo e sustentável.

Fonte: Donna Mídia Comunicação
Imagem: Rede CT – Capacitação e Transformação

Veja também