Projeto idealizado pelo Boulevard Shopping Brasília promove encontros mensais com autores locais, empréstimo de livros e passaporte do leitor para aproximar as crianças da literatura

Em meio à rotina acelerada, reservar um tempo para ouvir histórias, criar vínculos e estimular a imaginação das crianças torna-se cada vez mais valioso. Com essa proposta, o Boulevard Shopping Brasília anuncia a nova temporada do Clube dos Pequenos Leitores e convida as famílias para tardes de leitura e encantamento. Em 2026, os encontros passam a acontecer no novo espaço Viver Boulevard, localizado no piso 1 do shopping, um ambiente multifuncional concebido para proporcionar experiências culturais, educativas e de entretenimento, para o público plural.
A estreia acontece no dia 30 (sábado), às 16h, com a participação da escritora Maria Teresa Fernandes, que apresenta a sua primeira obra “Zombie: o cãozinho português”, publicada pela editora Appris, uma narrativa para sensibilizar as crianças sobre a importância de amar e cuidar dos animais de forma incondicional. A dinâmica da tarde será baseada na contação da história e em um bate-papo com a autora. “Vou adorar participar da reabertura desse projeto tão importante do Boulevard Shopping. Lá estarei junto com o Sr. Ler e a Sra. Saber para passarmos uma tarde de leitura, conversa e muita imaginação”, afirma Maria Teresa. E acrescenta: “Ao final do encontro, tenho certeza de que as crianças vão logo querer pegar emprestado um dos livros do Clube dos Pequenos Leitores e se deliciar com o universo rico que a literatura infantil apresenta”.
Os pequenos ainda levarão para casa uma ilustração do livro para personalizarem e guardarem de recordação. A participação é gratuita, tem classificação livre e requer retirada prévia de ingressos pela plataforma Sympla. A programação será anunciada, mensalmente, nos canais digitais do shopping.
Com o objetivo de incentivar o hábito da leitura desde a primeira infância e aproximar as crianças da produção literária local, a edição deste ano se mantém com encontros mensais e traz como novidade os personagens Sr. Ler e Sra. Saber, que recebem o público e apresentam o autor convidado com esquetes interativas, ampliando o envolvimento das crianças com a programação.
Durante os encontros, a turminha também tem acesso ao empréstimo de livros para leitura em casa, incentivando a troca de exemplares entre os participantes. As crianças podem acompanhar a experiência por meio do Passaporte do Leitor, onde registram suas impressões e colecionam autógrafos ao longo da temporada.
“Nós entendemos a leitura como uma ferramenta poderosa para unir gerações e construir memórias afetivas e reflexões. Por isso, o Clube dos Pequenos Leitores vai além de uma atividade, tornando-se um espaço de encantamento e aprendizado para toda a família. Queremos aproximar as crianças dos livros de forma leve e significativa, conectando-as aos autores da nossa cidade e fortalecendo vínculos que vão além das páginas. O Boulevard Shopping é o primeiro da cidade a manter um clube de leitura infantil ativo, com a missão de formar não apenas leitores, mas cidadãos mais curiosos e conectados com sua comunidade”, afirma Rafael Mendonça, gerente de marketing do Boulevard Shopping.
Criado no ano passado, o projeto promove encontros mensais com autores de literatura infantil do Distrito Federal, que falam de suas obras com contação de histórias, jogos literários, bate-papos e sessões de autógrafos. Ao longo da temporada 2025, o público conheceu os escritores Alessandra Roscoe, Telma Braga, Roger Mello e Maria Célia Madureira.
O Clube dos Pequenos Leitores foi idealizado pelo Boulevard Shopping Brasília e conta com o patrocínio da Escola Leonardo da Vinci, consolidando o projeto como referência no incentivo à leitura infantil em Brasília.
SERVIÇO:
Clube dos Pequenos Leitores do Boulevard Shopping Brasília
com a escritora Maria Teresa Fernandes
Data: 30/05 (sábado)
Horário: 16h
Local: Viver Boulevard – Piso 1
Ingressos gratuitos no Sympla
Sujeito à lotação.
Classificação livre
Fonte: Tato Divulga