Todo dia Γ© dia de apoiar o direito Γ inclusΓ£o e Γ acessibilidade.
O tema inclusΓ£o estΓ‘ em pauta na semana em que se comemorou o Dia Nacional de Luta das Pessoas com DeficiΓͺncia, celebrado na terΓ§a, 21. Para destacar os avanΓ§os alcanΓ§ados nos ΓΊltimos anos e marcos a favor da acessibilidade implementados pelo Banco do Brasil (BB), o CCBB BrasΓlia recebe, nesta quinta, 23, Γ s 14h30, a presidente do Conselho de AdministraΓ§Γ£o do BB, IΓͺda Aparecida de Moura Cagni, o presidente da empresa, Fausto Ribeiro, e a SecretΓ‘ria-Executiva do Programa Nacional de Incentivo ao Voluntariado, Adriana Pinheiro.
No palco, os paratletas Samuel Henrique Arantes e Carollina Maldonado Gabriel, funcionΓ‘rios do BB, abordarΓ£o o cuidado do Banco para com eles, desde a recepΓ§Γ£o atΓ© a adequaΓ§Γ£o do espaΓ§o de trabalho.
O evento conta tambΓ©m com programaΓ§Γ£o especial, com apresentaΓ§Γ£o do Sexteto de MΓΊsica, conduzido pelo Maestro ClΓ‘udio Cohen, do grupo de danΓ§a Projeto PΓ©s, de Dona Gracinha da Sanfona e do grupo Street Cadeirante. TambΓ©m serΓ‘ lanΓ§ado um vΓdeo sobre as aΓ§Γ΅es de acessibilidade do BB.
βPara o Banco do Brasil, valorizar essas pessoas sempre significou o reconhecimento de seu direito Γ plena cidadania. Queremos ser uma das empresas protagonistas neste debate perante a sociedade. Muito jΓ‘ foi feito pelo BB, tanto no crΓ©dito de incentivo Γ acessibilidade quanto nas inΓΊmeras medidas de adequaΓ§Γ£o das estruturas fΓsicas das agΓͺncias, e mesmo na adaptaΓ§Γ£o dos demais canais de atendimento com os clientesβ, afirma IΓͺda Aparecida de Moura Cagni, presidente do Conselho de AdministraΓ§Γ£o do Banco do Brasil.
O BB busca atuar como facilitador do relacionamento dos clientes com a instituiΓ§Γ£o, disponibilizando ferramentas de fΓ‘cil utilizaΓ§Γ£o, de forma a empoderar o cliente, possibilitando a resoluΓ§Γ£o das mais diversas demandas pelos canais de autoatendimento, incluindo aΓ a possibilidade de abertura de conta, pelo celular, de forma simplificada e totalmente digital.
Para Fausto Ribeiro, presidente do Banco do Brasil, “o BB adota a equidade nas aΓ§Γ΅es de inclusΓ£o e de acessibilidade, tanto no relacionamento com seus clientes e funcionΓ‘rios, como na forma com que busca levar esse debate para a sociedade. SΓ£o as instituiΓ§Γ΅es que se adaptam Γ s pessoas. E sΓ£o as pessoas que engrandecem as instituiΓ§Γ΅es”, afirmou.
Nesse contexto, o BB oferece soluΓ§Γ΅es de negΓ³cios adequadas ao perfil do cliente, considerando suas necessidades, interesses e objetivos, observando os princΓpios de suitability. Essa aΓ§Γ£o vale tanto para o atendimento humano, como para ofertas pelos canais digitais, pela realizaΓ§Γ£o periΓ³dica de pΓ³s-venda, mediante pesquisas com os clientes mais vulnerΓ‘veis, identificando a satisfaΓ§Γ£o com o atendimento e com os produtos adquiridos, bem como possΓveis melhorias nos processos.
Abaixo, alguns destaques dos avanΓ§os no atendimento e na estrutura das unidades do BB:
MicrocrΓ©dito
BB Acessibilidade Γ© o nome da linha exclusiva do Banco do Brasil que financia bens como cadeira de rodas, prΓ³teses e Γ³rteses, aparelhos auditivos, andadores e camas hospitalares. Cerca de 90 mil pessoas jΓ‘ foram beneficiadas, desde o primeiro contrato, assinado em 2012, atΓ© agosto deste ano, num total de R$ 710,6 milhΓ΅es de desembolsos em operaΓ§Γ΅es de crΓ©dito. Somente neste ano, foram 5.929 contratos, com a aplicaΓ§Γ£o de cerca de R$ 62,7 milhΓ΅es.
Por se tratar de uma modalidade de microcrΓ©dito, a opΓ§Γ£o tem encargos reduzidos, que variam de 5% a 5,5% ao ano. Destinada a correntistas pessoa fΓsica com limite de crΓ©dito disponΓvel e renda mensal bruta de atΓ© 10 salΓ‘rios mΓnimos, disponibiliza financiamento de mais de 300 itens de tecnologia assistiva voltados Γ pessoa com deficiΓͺncia, que podem ser consultados neste link.
O BB ainda oferece a possibilidade de aquisiΓ§Γ£o de bens e serviΓ§os de acessibilidade com cotas de consΓ³rcio.
DependΓͺncias
Nos Terminais de Autoatendimento das agΓͺncias BB, hΓ‘ teclas e Γ‘udio para fones de ouvido, alΓ©m de identificaΓ§Γ£o visual no dispensador de senha para deficientes visuais.
Itens como rampas de acesso ou equipamentos de transporte vertical β elevadores ou plataformas elevatΓ³rias β sanitΓ‘rios acessΓveis, sinalizaΓ§Γ΅es visuais, tΓ‘teis e sonoras, e vagas de estacionamento preferencial fazem parte das especificaΓ§Γ΅es tΓ©cnicas previstas no normativo interno e sΓ£o observadas, em especial, nas reformas e relocalizaΓ§Γ΅es de dependΓͺncias.
Para suprir as principais exigΓͺncias das normas tΓ©cnicas disponΓveis Γ Γ©poca, o BB aderiu, em 2008, ao Termo de Ajuste de Conduta (TAC) firmado entre Febraban e MinistΓ©rio PΓΊblico Federal (MPF). Com isso, em 2014, o BB alcanΓ§ou 99,86% das unidades de atendimento bancΓ‘rio (agΓͺncias e PABs) adequadas Γ s condiΓ§Γ΅es necessΓ‘rias para assegurar o atendimento prioritΓ‘rio Γ s pessoas, inclusive Γ quelas com alguma deficiΓͺncia fΓsica ou de mobilidade, no tΓ©rreo ou em pelo menos um dos pavimentos. Intensificadas em abrangΓͺncia de escopo, a partir da revisΓ£o da NBR 9050 em 2015, as adequaΓ§Γ΅es de acessibilidade na rede avanΓ§aram ainda mais, para proporcionar Γ s pessoas com deficiΓͺncia ou com mobilidade reduzida a condiΓ§Γ£o de alcance, percepΓ§Γ£o e entendimento no uso de espaΓ§os, serviΓ§os e produtos de forma independente, exercendo seus direitos de cidadania e de participaΓ§Γ£o social.
Em 2020, com a evoluΓ§Γ£o da normatizaΓ§Γ£o do tema no Brasil, o BB firmou um TAC junto ao MPF para atualizar e manter as condiΓ§Γ΅es de acessibilidade fΓsica, avanΓ§ando nas adequaΓ§Γ΅es das 5.775 agΓͺncias e postos de atendimento bancΓ‘rio em todo o paΓs. O Termo prevΓͺ um prazo de 10 anos para realizaΓ§Γ£o dos ajustes. O BB Γ© o ΓΊnico banco no mercado brasileiro a assumir diretamente tal nΓvel de compromisso em prol dos seus clientes, exercendo protagonismo na promoΓ§Γ£o da cultura de inclusΓ£o e das condiΓ§Γ΅es do exercΓcio de cidadania.
BancarizaΓ§Γ£o, educaΓ§Γ£o financeira e acesso sem barreiras ao digital
O BB possui mais de 35 mil clientes com deficiΓͺncia auditiva, de fala e locomotora. Para esse pΓΊblico, disponibiliza, no chat, chamado Fale com o BB, no internet banking e no app BB, a conversaΓ§Γ£o por texto, para todos os clientes. Com isso, a ferramenta oferece mais agilidade e conforto no relacionamento com o BB.
A abertura de contas de pagamento, com fluxos simplificados, e a abertura de conta corrente completa, realizada inteiramente pelo aplicativo, sem a necessidade de comparecimento Γ uma agΓͺncia, sΓ£o exemplos de acesso ampliado aos serviΓ§os BB. Toda a documentaΓ§Γ£o Γ© enviada via app, tornando o processo simples e acessΓvel a todos os brasileiros, incluindo aqueles que se encontrem em praΓ§as nas quais nΓ£o haja agΓͺncias bancΓ‘rias fΓsicas disponΓveis.
A inovaΓ§Γ£o no relacionamento por meio de plataformas digitais possibilita que os clientes tenham suas necessidades atendidas de forma Γ‘gil, com portfΓ³lios customizados para cada perfil, e uma experiΓͺncia diferenciada, unindo atributos de agilidade, praticidade, entrega de benefΓcios e seguranΓ§a.
Ouvidoria
O SAC e a Ouvidoria BB podem ser acessados por meio de telefone padrΓ£o e da central de atendimento para surdos (0800-729-0088) disponΓvel desde 2006, no qual o cliente liga, digita suas necessidades, e recebe as respostas de forma escrita por meio de um visor no aparelho. O BB ainda disponibiliza a abertura de demandas de forma escrita pelo site www.bb.com.br/ouvidoria.
Da Γ‘rea de GestΓ£o de Pessoas
A formaΓ§Γ£o continuada dos funcionΓ‘rios no tema acessibilidade, mediante aΓ§Γ΅es educacionais com Γͺnfase em aspectos prΓ‘ticos de acessibilidade nas unidades de negΓ³cios e atendimento ao pΓΊblico, busca garantir que pessoas com deficiΓͺncia ou mobilidade reduzida sejam atendidas com seguranΓ§a e respeito, sem ferir seu direito de ir e vir ou prejudicar a sua integridade fΓsica e moral.
Para os funcionΓ‘rios com necessidades especiais recΓ©m empossados, o BB realiza exame de saΓΊde diferenciado, o que inclui anΓ‘lise ergonΓ΄mica, adaptaΓ§Γ£o da estaΓ§Γ£o de trabalho e sensibilizaΓ§Γ£o da equipe que irΓ‘ recebΓͺ-los. A recepΓ§Γ£o Γ© utilizada sempre que houver mudanΓ§a de localizaΓ§Γ£o.
O Portal da Universidade Corporativa Banco do Brasil (UniBB) possui ambiente customizado para pessoas com deficiΓͺncia visual que disponibiliza 64 soluΓ§Γ΅es educacionais adaptadas de acordo com os padrΓ΅es da Lei Brasileira de InclusΓ£o em ambiente exclusivo para PCDVs. E disponibiliza leitor que permite a navegaΓ§Γ£o e acesso a todos os cursos disponibilizados no Portal da UniBB. Para pessoas com deficiΓͺncia auditiva, 100% dos cursos sΓ£o adaptados.
O BB concede ainda auxΓlio financeiro para filho com deficiΓͺncia, bem como ausΓͺncia abonada para acompanhamento em mΓ©dico ou tratamento, aquisiΓ§Γ£o ou manutenΓ§Γ£o de equipamentos assistivos.
ComunicaΓ§Γ£o
Nas redes sociais, o BB incluiu libras e legendas nas comunicaΓ§Γ΅es, com descriΓ§Γ£o da imagem que permite que softwares faΓ§am a leitura das peΓ§as, alΓ©m de promover lives de acessibilidade nos canais de YouTube etc.
ProgramaΓ§Γ£o CCBBs
Os Centros Culturais Banco do Brasil, por meio do CCBB Educativo β Arte & EducaΓ§Γ£o, desenvolvem aΓ§Γ΅es que estimulam a experiΓͺncia, a criaΓ§Γ£o, a investigaΓ§Γ£o e a reflexΓ£o atravΓ©s de processos pedagΓ³gicos, artΓsticos e curatoriais. Todo mΓͺs oferecem visitas educativas, cursos, oficinas, encontros e prΓ‘ticas culturais. As atividades destinam-se a todos os pΓΊblicos, com aΓ§Γ΅es inclusivas e afirmativas para estreitar as relaΓ§Γ΅es com a comunidade escolar, educadores, pessoas com deficiΓͺncia, famΓlias, organizaΓ§Γ΅es nΓ£o-governamentais, movimentos sociais, profissionais dos campos da arte, cultura e interessados.
Os CCBBs ainda abrigam a seguinte programaΓ§Γ£o especial:
CCBB Belo Horizonte
CoraΓ§Γ£o de Campanha β comΓ©dia contemporΓ’nea inspirada no cotidiano de um casal durante a pandemia. SessΓ£o com intΓ©rprete de Libras no dia 26 de setembro.
Os Pequenos Mundos β experiΓͺncia teatral infantil para crianΓ§as de 3 a 8 anos. Em formato digital, com transmissΓ£o ao vivo e com possibilidades de interaΓ§Γ£o entre as crianΓ§as participantes. Em cartaz de 1ΒΊ de outubro a 21 de novembro, com sessΓ΅es acessΓveis aos domingos, com intΓ©rprete de LIBRAS e audiodescriΓ§Γ£o.
CCBB BrasΓlia
Depois do SilΓͺncio β espetΓ‘culo baseado em fatos da vida de Helen Keller (1880-1968), que perde a sua visΓ£o e audiΓ§Γ£o com poucos anos de idade e vive em um mundo totalmente apartado atΓ© a chegada da professora Anne Sullivan. DisponΓvel no YouTube do Banco do Brasil atΓ© 12 de outubro.
Flash Mob com participaΓ§Γ£o de dois cadeirantes e direΓ§Γ£o de Gisele Santoro. Dias 02 e 03 de outubro.
CCBB Rio de Janeiro
Assim Vivemos β Festival Internacional de Filmes sobre DeficiΓͺncia β o mais importante e longevo evento de cinema sobre o tema β realiza sua dΓ©cima ediΓ§Γ£o nos Centros Culturais do Banco do Brasil do Rio de Janeiro, BrasΓlia e SΓ£o Paulo. O CCBB Rio Γ© o primeiro a receber o evento, entre os dias 22 de setembro e 11 de outubro, em formato hΓbrido: com sessΓ΅es presenciais e virtuais. Integram a programaΓ§Γ£o 29 produΓ§Γ΅es de 14 paΓses, divididos entre curtas, mΓ©dias e longas-metragens, e serΓ£o realizados quatro debates online.
Nise da Silveira β a revoluΓ§Γ£o pelo afeto β na exposiΓ§Γ£o, os visitantes podem fazer um tour virtual 360ΒΊ entre as obras expostas e ouvir o que veem por meio da ExperiΓͺncia Sonora Descritiva. Inclusive Acessibilidade arregimenta dubladores famosos para recriar os ambientes da exposiΓ§Γ£o e interpretar personagens reais da vida da psiquiatra Nise da Silveira. Em cartaz atΓ© 15 de novembro.
DesumanizaΓ§Γ£o β espetΓ‘culo baseado no livro do premiado escritor portuguΓͺs, Valter Hugo MΓ£e, sobre uma gΓͺmea que perdeu sua irmΓ£ na infΓ’ncia, tendo que amadurecer sem sua metade numa cidade onde conservadorismo e preconceito fazem parte do dia a dia. No dia 23 de setembro, Γ s 19h, a apresentaΓ§Γ£o terΓ‘ traduΓ§Γ£o em libras.
CCBB SΓ£o Paulo
Betty Faria 80 anos β mostra de cinema prevΓͺ duas sessΓ΅es com acessibilidade (audiodescriΓ§Γ£o, close caption e libras). Em cartaz atΓ© 11 de outubro.
O Pescador e a Estrela β musical infantil que conta a histΓ³ria de um jovem pescador deficiente visual e sua jornada para resgatar o amor. O espetΓ‘culo disponibiliza duas apresentaΓ§Γ΅es acessΓveis, uma em libras e outra com audiodescriΓ§Γ£o. Em cartaz atΓ© o dia 03 de outubro.