3ª edição do Eixão Atípico da OAB/DF reúne mais de mil pessoas em manhã inclusiva

Com o tema “Inclusão com Protagonismo”, a 3ª edição do Eixão Atípico reuniu mais de mil pessoas neste domingo (18/05), no Eixão do Lazer, em uma manhã dedicada à valorização da diversidade, ao acolhimento e à convivência entre pessoas típicas e atípicas. A iniciativa foi organizada pela Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Autismo da Seccional do Distrito Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/DF), com apoio da Caixa de Assistência dos Advogados do Distrito Federal (CAADF).

A programação do evento contou com aulas de dança charme, judô infantil, contação de histórias, espaços de adequação sensorial, circuitos de psicomotricidade, atividades terapêuticas lúdicas, DJ, apresentação da banda “Time Out”, formada por pessoas autistas. O público também acompanhou a apresentação dos Terapeutas do Humor, profissionais capacitados em manejo de crise.

Durante todo o evento, foram oferecidos gratuitamente massagens, auriculoterapia, distribuição de lanches, pipoca, algodão-doce, água e brindes. Houve ainda atendimento jurídico gratuito prestado pela Universidade LS, em parceria com a Comissão organizadora da OAB/DF.

A presidente da Caixa de Assistência dos Advogados do Distrito Federal (CAADF), Lenda Tariana, destacou o impacto social da iniciativa. “Esse evento já ultrapassou os limites da OAB e, hoje, faz parte do calendário do Distrito Federal. Nesta edição, a CAADF não apenas apoiou, como participou ativamente da organização, juntamente com a Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Autismo. Isso demonstra o poder da união.”

Ela acrescentou: “Ver o Eixão transformado em um palco de inclusão, arte e cidadania mostra o quanto ações bem pensadas podem humanizar os espaços e melhorar a sociedade como um todo. Que venham mais domingos como esse, recheados de conscientização, inclusão e acolhimento.”

Para Flávia Amaral, presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Autismo da OAB/DF, o evento reforça o papel institucional da OAB na construção de uma sociedade mais inclusiva. “O Eixão Atípico 2025 é um exemplo inspirador de como eventos públicos podem promover inclusão, acessibilidade e protagonismo para pessoas com deficiência, especialmente autistas. A valorização da diversidade, com uma programação acessível e divertida para todos, reforça a importância de espaços urbanos pensados para o convívio de forma respeitosa e igualitária.”

A advogada Kellen Elmídio, mãe atípica, elogiou o projeto. “Eventos como esse mostram que nossos filhos não estão isolados. Eles conseguem conviver em sociedade, desenvolver autonomia e entender que fazem parte de um todo. É também uma oportunidade para que todos nós repensemos posturas e busquemos maneiras de tornar o mundo mais acessível. Cada criança pode crescer mais independente quando é acolhida e valorizada.”

 

Fonte: Jornalismo OAB/DF

Veja também