Banco do Brasil incentiva conquistas das pessoas com deficiΓͺncia

Todo dia Γ© dia de apoiar o direito Γ  inclusΓ£o e Γ  acessibilidade.

O tema inclusΓ£o estΓ‘ em pauta na semana em que se comemorou o Dia Nacional de Luta das Pessoas com DeficiΓͺncia, celebrado na terΓ§a, 21. Para destacar os avanΓ§os alcanΓ§ados nos ΓΊltimos anos e marcos a favor da acessibilidade implementados pelo Banco do Brasil (BB), o CCBB BrasΓ­lia recebe, nesta quinta, 23, Γ s 14h30, a presidente do Conselho de AdministraΓ§Γ£o do BB, IΓͺda Aparecida de Moura Cagni, o presidente da empresa, Fausto Ribeiro, e a SecretΓ‘ria-Executiva do Programa Nacional de Incentivo ao Voluntariado, Adriana Pinheiro.

No palco, os paratletas Samuel Henrique Arantes e Carollina Maldonado Gabriel, funcionΓ‘rios do BB, abordarΓ£o o cuidado do Banco para com eles, desde a recepΓ§Γ£o atΓ© a adequaΓ§Γ£o do espaΓ§o de trabalho.

O evento conta tambΓ©m com programaΓ§Γ£o especial, com apresentaΓ§Γ£o do Sexteto de MΓΊsica, conduzido pelo Maestro ClΓ‘udio Cohen, do grupo de danΓ§a Projeto PΓ©s, de Dona Gracinha da Sanfona e do grupo Street Cadeirante. TambΓ©m serΓ‘ lanΓ§ado um vΓ­deo sobre as aΓ§Γ΅es de acessibilidade do BB.

β€œPara o Banco do Brasil, valorizar essas pessoas sempre significou o reconhecimento de seu direito Γ  plena cidadania. Queremos ser uma das empresas protagonistas neste debate perante a sociedade. Muito jΓ‘ foi feito pelo BB, tanto no crΓ©dito de incentivo Γ  acessibilidade quanto nas inΓΊmeras medidas de adequaΓ§Γ£o das estruturas fΓ­sicas das agΓͺncias, e mesmo na adaptaΓ§Γ£o dos demais canais de atendimento com os clientes”, afirma IΓͺda Aparecida de Moura Cagni, presidente do Conselho de AdministraΓ§Γ£o do Banco do Brasil.

O BB busca atuar como facilitador do relacionamento dos clientes com a instituiΓ§Γ£o, disponibilizando ferramentas de fΓ‘cil utilizaΓ§Γ£o, de forma a empoderar o cliente, possibilitando a resoluΓ§Γ£o das mais diversas demandas pelos canais de autoatendimento, incluindo aΓ­ a possibilidade de abertura de conta, pelo celular, de forma simplificada e totalmente digital.

Para Fausto Ribeiro, presidente do Banco do Brasil, “o BB adota a equidade nas aΓ§Γ΅es de inclusΓ£o e de acessibilidade, tanto no relacionamento com seus clientes e funcionΓ‘rios, como na forma com que busca levar esse debate para a sociedade. SΓ£o as instituiΓ§Γ΅es que se adaptam Γ s pessoas. E sΓ£o as pessoas que engrandecem as instituiΓ§Γ΅es”, afirmou.

Nesse contexto, o BB oferece soluΓ§Γ΅es de negΓ³cios adequadas ao perfil do cliente, considerando suas necessidades, interesses e objetivos, observando os princΓ­pios de suitability. Essa aΓ§Γ£o vale tanto para o atendimento humano, como para ofertas pelos canais digitais, pela realizaΓ§Γ£o periΓ³dica de pΓ³s-venda, mediante pesquisas com os clientes mais vulnerΓ‘veis, identificando a satisfaΓ§Γ£o com o atendimento e com os produtos adquiridos, bem como possΓ­veis melhorias nos processos.

Abaixo, alguns destaques dos avanΓ§os no atendimento e na estrutura das unidades do BB:

MicrocrΓ©dito

BB Acessibilidade Γ© o nome da linha exclusiva do Banco do Brasil que financia bens como cadeira de rodas, prΓ³teses e Γ³rteses, aparelhos auditivos, andadores e camas hospitalares. Cerca de 90 mil pessoas jΓ‘ foram beneficiadas, desde o primeiro contrato, assinado em 2012, atΓ© agosto deste ano, num total de R$ 710,6 milhΓ΅es de desembolsos em operaΓ§Γ΅es de crΓ©dito. Somente neste ano, foram 5.929 contratos, com a aplicaΓ§Γ£o de cerca de R$ 62,7 milhΓ΅es.

Por se tratar de uma modalidade de microcrΓ©dito, a opΓ§Γ£o tem encargos reduzidos, que variam de 5% a 5,5% ao ano. Destinada a correntistas pessoa fΓ­sica com limite de crΓ©dito disponΓ­vel e renda mensal bruta de atΓ© 10 salΓ‘rios mΓ­nimos, disponibiliza financiamento de mais de 300 itens de tecnologia assistiva voltados Γ  pessoa com deficiΓͺncia, que podem ser consultados neste link.

O BB ainda oferece a possibilidade de aquisiΓ§Γ£o de bens e serviΓ§os de acessibilidade com cotas de consΓ³rcio.

DependΓͺncias

Nos Terminais de Autoatendimento das agΓͺncias BB, hΓ‘ teclas e Γ‘udio para fones de ouvido, alΓ©m de identificaΓ§Γ£o visual no dispensador de senha para deficientes visuais.

Itens como rampas de acesso ou equipamentos de transporte vertical – elevadores ou plataformas elevatΓ³rias – sanitΓ‘rios acessΓ­veis, sinalizaΓ§Γ΅es visuais, tΓ‘teis e sonoras, e vagas de estacionamento preferencial fazem parte das especificaΓ§Γ΅es tΓ©cnicas previstas no normativo interno e sΓ£o observadas, em especial, nas reformas e relocalizaΓ§Γ΅es de dependΓͺncias.

Para suprir as principais exigΓͺncias das normas tΓ©cnicas disponΓ­veis Γ  Γ©poca, o BB aderiu, em 2008, ao Termo de Ajuste de Conduta (TAC) firmado entre Febraban e MinistΓ©rio PΓΊblico Federal (MPF). Com isso, em 2014, o BB alcanΓ§ou 99,86% das unidades de atendimento bancΓ‘rio (agΓͺncias e PABs) adequadas Γ s condiΓ§Γ΅es necessΓ‘rias para assegurar o atendimento prioritΓ‘rio Γ s pessoas, inclusive Γ quelas com alguma deficiΓͺncia fΓ­sica ou de mobilidade, no tΓ©rreo ou em pelo menos um dos pavimentos. Intensificadas em abrangΓͺncia de escopo, a partir da revisΓ£o da NBR 9050 em 2015, as adequaΓ§Γ΅es de acessibilidade na rede avanΓ§aram ainda mais, para proporcionar Γ s pessoas com deficiΓͺncia ou com mobilidade reduzida a condiΓ§Γ£o de alcance, percepΓ§Γ£o e entendimento no uso de espaΓ§os, serviΓ§os e produtos de forma independente, exercendo seus direitos de cidadania e de participaΓ§Γ£o social.

Em 2020, com a evoluΓ§Γ£o da normatizaΓ§Γ£o do tema no Brasil, o BB firmou um TAC junto ao MPF para atualizar e manter as condiΓ§Γ΅es de acessibilidade fΓ­sica, avanΓ§ando nas adequaΓ§Γ΅es das 5.775 agΓͺncias e postos de atendimento bancΓ‘rio em todo o paΓ­s. O Termo prevΓͺ um prazo de 10 anos para realizaΓ§Γ£o dos ajustes. O BB Γ© o ΓΊnico banco no mercado brasileiro a assumir diretamente tal nΓ­vel de compromisso em prol dos seus clientes, exercendo protagonismo na promoΓ§Γ£o da cultura de inclusΓ£o e das condiΓ§Γ΅es do exercΓ­cio de cidadania.

BancarizaΓ§Γ£o, educaΓ§Γ£o financeira e acesso sem barreiras ao digital

O BB possui mais de 35 mil clientes com deficiΓͺncia auditiva, de fala e locomotora. Para esse pΓΊblico, disponibiliza, no chat, chamado Fale com o BB, no internet banking e no app BB, a conversaΓ§Γ£o por texto, para todos os clientes. Com isso, a ferramenta oferece mais agilidade e conforto no relacionamento com o BB.

A abertura de contas de pagamento, com fluxos simplificados, e a abertura de conta corrente completa, realizada inteiramente pelo aplicativo, sem a necessidade de comparecimento Γ  uma agΓͺncia, sΓ£o exemplos de acesso ampliado aos serviΓ§os BB. Toda a documentaΓ§Γ£o Γ© enviada via app, tornando o processo simples e acessΓ­vel a todos os brasileiros, incluindo aqueles que se encontrem em praΓ§as nas quais nΓ£o haja agΓͺncias bancΓ‘rias fΓ­sicas disponΓ­veis.

A inovaΓ§Γ£o no relacionamento por meio de plataformas digitais possibilita que os clientes tenham suas necessidades atendidas de forma Γ‘gil, com portfΓ³lios customizados para cada perfil, e uma experiΓͺncia diferenciada, unindo atributos de agilidade, praticidade, entrega de benefΓ­cios e seguranΓ§a.

Ouvidoria

O SAC e a Ouvidoria BB podem ser acessados por meio de telefone padrΓ£o e da central de atendimento para surdos (0800-729-0088) disponΓ­vel desde 2006, no qual o cliente liga, digita suas necessidades, e recebe as respostas de forma escrita por meio de um visor no aparelho. O BB ainda disponibiliza a abertura de demandas de forma escrita pelo site www.bb.com.br/ouvidoria.

Da Γ‘rea de GestΓ£o de Pessoas

A formaΓ§Γ£o continuada dos funcionΓ‘rios no tema acessibilidade, mediante aΓ§Γ΅es educacionais com Γͺnfase em aspectos prΓ‘ticos de acessibilidade nas unidades de negΓ³cios e atendimento ao pΓΊblico, busca garantir que pessoas com deficiΓͺncia ou mobilidade reduzida sejam atendidas com seguranΓ§a e respeito, sem ferir seu direito de ir e vir ou prejudicar a sua integridade fΓ­sica e moral.

Para os funcionΓ‘rios com necessidades especiais recΓ©m empossados, o BB realiza exame de saΓΊde diferenciado, o que inclui anΓ‘lise ergonΓ΄mica, adaptaΓ§Γ£o da estaΓ§Γ£o de trabalho e sensibilizaΓ§Γ£o da equipe que irΓ‘ recebΓͺ-los. A recepΓ§Γ£o Γ© utilizada sempre que houver mudanΓ§a de localizaΓ§Γ£o.

O Portal da Universidade Corporativa Banco do Brasil (UniBB) possui ambiente customizado para pessoas com deficiΓͺncia visual que disponibiliza 64 soluΓ§Γ΅es educacionais adaptadas de acordo com os padrΓ΅es da Lei Brasileira de InclusΓ£o em ambiente exclusivo para PCDVs. E disponibiliza leitor que permite a navegaΓ§Γ£o e acesso a todos os cursos disponibilizados no Portal da UniBB. Para pessoas com deficiΓͺncia auditiva, 100% dos cursos sΓ£o adaptados.

O BB concede ainda auxΓ­lio financeiro para filho com deficiΓͺncia, bem como ausΓͺncia abonada para acompanhamento em mΓ©dico ou tratamento, aquisiΓ§Γ£o ou manutenΓ§Γ£o de equipamentos assistivos.

ComunicaΓ§Γ£o

Nas redes sociais, o BB incluiu libras e legendas nas comunicaΓ§Γ΅es, com descriΓ§Γ£o da imagem que permite que softwares faΓ§am a leitura das peΓ§as, alΓ©m de promover lives de acessibilidade nos canais de YouTube etc.

ProgramaΓ§Γ£o CCBBs

Os Centros Culturais Banco do Brasil, por meio do CCBB Educativo – Arte & EducaΓ§Γ£o, desenvolvem aΓ§Γ΅es que estimulam a experiΓͺncia, a criaΓ§Γ£o, a investigaΓ§Γ£o e a reflexΓ£o atravΓ©s de processos pedagΓ³gicos, artΓ­sticos e curatoriais. Todo mΓͺs oferecem visitas educativas, cursos, oficinas, encontros e prΓ‘ticas culturais. As atividades destinam-se a todos os pΓΊblicos, com aΓ§Γ΅es inclusivas e afirmativas para estreitar as relaΓ§Γ΅es com a comunidade escolar, educadores, pessoas com deficiΓͺncia, famΓ­lias, organizaΓ§Γ΅es nΓ£o-governamentais, movimentos sociais, profissionais dos campos da arte, cultura e interessados.

Os CCBBs ainda abrigam a seguinte programaΓ§Γ£o especial:

CCBB Belo Horizonte

CoraΓ§Γ£o de Campanha – comΓ©dia contemporΓ’nea inspirada no cotidiano de um casal durante a pandemia. SessΓ£o com intΓ©rprete de Libras no dia 26 de setembro.

Os Pequenos Mundos – experiΓͺncia teatral infantil para crianΓ§as de 3 a 8 anos. Em formato digital, com transmissΓ£o ao vivo e com possibilidades de interaΓ§Γ£o entre as crianΓ§as participantes. Em cartaz de 1ΒΊ de outubro a 21 de novembro, com sessΓ΅es acessΓ­veis aos domingos, com intΓ©rprete de LIBRAS e audiodescriΓ§Γ£o.

CCBB BrasΓ­lia

Depois do SilΓͺncio – espetΓ‘culo baseado em fatos da vida de Helen Keller (1880-1968), que perde a sua visΓ£o e audiΓ§Γ£o com poucos anos de idade e vive em um mundo totalmente apartado atΓ© a chegada da professora Anne Sullivan. DisponΓ­vel no YouTube do Banco do Brasil atΓ© 12 de outubro.

Flash Mob com participaΓ§Γ£o de dois cadeirantes e direΓ§Γ£o de Gisele Santoro. Dias 02 e 03 de outubro.

CCBB Rio de Janeiro

Assim Vivemos – Festival Internacional de Filmes sobre DeficiΓͺncia – o mais importante e longevo evento de cinema sobre o tema – realiza sua dΓ©cima ediΓ§Γ£o nos Centros Culturais do Banco do Brasil do Rio de Janeiro, BrasΓ­lia e SΓ£o Paulo. O CCBB Rio Γ© o primeiro a receber o evento, entre os dias 22 de setembro e 11 de outubro, em formato hΓ­brido: com sessΓ΅es presenciais e virtuais. Integram a programaΓ§Γ£o 29 produΓ§Γ΅es de 14 paΓ­ses, divididos entre curtas, mΓ©dias e longas-metragens, e serΓ£o realizados quatro debates online.

Nise da Silveira – a revoluΓ§Γ£o pelo afeto – na exposiΓ§Γ£o, os visitantes podem fazer um tour virtual 360ΒΊ entre as obras expostas e ouvir o que veem por meio da ExperiΓͺncia Sonora Descritiva. Inclusive Acessibilidade arregimenta dubladores famosos para recriar os ambientes da exposiΓ§Γ£o e interpretar personagens reais da vida da psiquiatra Nise da Silveira. Em cartaz atΓ© 15 de novembro.

DesumanizaΓ§Γ£o – espetΓ‘culo baseado no livro do premiado escritor portuguΓͺs, Valter Hugo MΓ£e, sobre uma gΓͺmea que perdeu sua irmΓ£ na infΓ’ncia, tendo que amadurecer sem sua metade numa cidade onde conservadorismo e preconceito fazem parte do dia a dia. No dia 23 de setembro, Γ s 19h, a apresentaΓ§Γ£o terΓ‘ traduΓ§Γ£o em libras.

CCBB SΓ£o Paulo

Betty Faria 80 anos – mostra de cinema prevΓͺ duas sessΓ΅es com acessibilidade (audiodescriΓ§Γ£o, close caption e libras). Em cartaz atΓ© 11 de outubro.

O Pescador e a Estrela – musical infantil que conta a histΓ³ria de um jovem pescador deficiente visual e sua jornada para resgatar o amor. O espetΓ‘culo disponibiliza duas apresentaΓ§Γ΅es acessΓ­veis, uma em libras e outra com audiodescriΓ§Γ£o. Em cartaz atΓ© o dia 03 de outubro.

Veja tambΓ©m