Em parceria com a Universidade Zumbi dos Palmares, a varejista tem o objetivo de ampliar as açáes e entregas para o enfrentamento ao racismo, incluindo um curso superior inΓ©dito desenhado para profissionais de seguranΓ§a privada e a inserção da empresa no movimento βRacismo Zeroβ
O Grupo Carrefour Brasil, maior varejista e empregador privado do paΓs com mais de 150 mil colaboradores, anuncia quatro novas iniciativas com o objetivo de promover a equidade racial, tanto na atuação da seguranΓ§a privada quanto no incentivo ao desenvolvimento profissional e empreendedorismo de profissionais negros. SΓ£o elas: uma parceria inΓ©dita entre um grupo varejista com a Universidade Zumbi dos Palmares, onde foi anunciado um curso superior para formar 90 profissionais em seguranΓ§a privada; um edital de bolsas de estudos para a lΓngua inglesa; o Afro Impacto Digital, focado na aceleração de startups de pessoas negras; e o Programa PODER, elaborado pela alta lideranΓ§a negra da organização para o desenvolvimento profissional de colaboradores pretos e pardos da companhia.
βAssumimos a nossa responsabilidade no combate ao racismo e, de forma genuΓna e com humildade, realizamos nos ΓΊltimos anos um processo profundo de aprendizado, buscando promover a mudanΓ§a que queremos de dentro para fora. Este trabalho passa pela revisΓ£o de polΓticas, contratos e comportamentos, alΓ©m de importantes sessΓ΅es de letramento racial com todos os nossos colaboradores. Este momento marca um novo passo na construção de uma sociedade mais justa, rumo Γ equidade racialβ, explica Maria Alicia Lima, Diretora Executiva de Relaçáes Institucionais e Engajamento do Grupo Carrefour Brasil.
Para o reitor da Universidade Zumbi dos Palmares, JosΓ© Vicente, a parceria com o Grupo Carrefour Brasil β primeira empresa varejista a se aliar com a instituição com um plano que propΓ΅e uma transformação na condução e compromissos quanto a questΓ£o racial β vem para somar esforΓ§os e mostrar para a sociedade que Γ© fundamental o investimento em iniciativas que promovam a inclusΓ£o racial. βCom a qualificação de profissionais que atuam com seguranΓ§a privada, conseguimos agregar valor significativo para os colaboradores e para a companhia com uma mudanΓ§a consistente e propositiva, transformando, na medida do possΓvel, as açáes empregadas em uma agenda positiva ao invΓ©s de reativaβ, conta o reitor.
βSe o Grupo Carrefour estΓ‘ empenhado em atuar como um agente de transformação, sempre encontrarΓ‘ na Zumbi dos Palmares um parceiro e um aliado, pois tambΓ©m estamos aqui para mudar e transformar vidas, principalmente de pessoas negras, inclusive dando acesso ao ensino superiorβ, complementa Vicente.
JÑ o Afro Impacto Digital é um programa de inovação aberta e afirmativa que aposta nas soluçáes desenvolvidas por startups de fundadores negros para a resolução de desafios enfrentados pelo Grupo Carrefour Brasil. O programa, desenvolvido pelo time de Inovação da companhia em parceria com a UP Lab, priorizarÑ empresas em estÑgio inicial, cujos fundadores terão acesso, ainda, a um processo de mentoria e business design.
TambΓ©m foram anunciadas 900 bolsas de estudos em inglΓͺs para pessoas negras, sendo 300 para o pΓΊblico geral e 600 para os alunos que jΓ‘ passaram pelo TransformaTec e InovaTec, programas da companhia para formação em tecnologia e capacitação em inovação, respectivamente. Os contemplados terΓ£o acesso a um conteΓΊdo exclusivo focado na lΓngua inglesa pelo perΓodo de um ano e, ao final do curso, os 12 alunos que mais se destacarem ganharΓ£o uma viagem para experiΓͺncia imersiva na Cidade do Cabo, capital da Γfrica do Sul.
βDesde que assumimos a lideranΓ§a do setor varejista e a posição de maior empregador privado do paΓs, reconhecemos a nossa responsabilidade e entendemos o quanto nossos investimentos e açáes podem ser agentes transformadores da sociedade. Ainda hΓ‘ muito a avanΓ§ar e o caminho Γ© cheio de desafios, mas seguiremos firmes no propΓ³sito de promover a equidade racialβ, finaliza Maria Alicia.
Fonte: SuperHiper