Citrosuco atinge parte das metas ESG e anuncia compromissos até 2030

Companhia focará em elevar a qualidade da educação nos territórios priorizados e aumentar a participação de mulheres e pessoas negras em cargos de liderança

A Citrosuco anunciou a repactuação dos compromissos Ambiental, Social e de Governança (ESG), estabelecidos para 2030, após atingir parte das suas metas.

No aspecto ambiental, a empresa reafirma o compromisso de reduzir em 28% as emissões de CO² equivalente nos escopos 1 e 2 (diretas e indiretas) frente ao ano-base de 2019, em que já atingiu 7% da redução de emissões de GEE (Gases do Efeito Estufa). Alguns projetos que contribuíram para esta redução são: eletrificação do terminal de Ghent, na Bélgica – o segundo maior terminal portuário da Citrosuco em volume de operações –, que opera com energia 100% verde, rastreada e certificada.

A unidade produtiva de Catanduva (SP) também alcançou 100% de energia renovável. Outros investimentos dessa natureza vêm sendo implementados no terminal de Santos (SP) e em outras unidades.

O compromisso inicial de biodiversidade, de criar projetos estruturados de conservação para 100% dos hectares destinados à proteção ambiental, atingiu 100% da meta e ganhou um escopo ampliado com a repactuação. Agora, a meta também inclui a implementação de uma Política de Biodiversidade baseada nos critérios de normas internacionais, como a Taskforce on Nature-related Financial Disclosures (TNFD) e a promoção do plantio de 2 milhões de mudas nativas.

A gestão racional dos recursos hídricos deve atingir 20% de eficiência até 20230. Além disso, ampliou-se este compromisso por meio da reserva de 5 milhões de m³ de água e da irrigação de 40 mil hectares.

No aspecto social, a Citrosuco atingiu a atuação em 100% dos dez territórios priorizados com investimento em projetos que contribuíram para a redução de vulnerabilidades.

Para os próximos cinco anos, a companhia focará em elevar a qualidade da educação nos territórios priorizados, mediante o Programa Pilar, de alfabetização de jovens e adultos, com aprovação no Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (ENCCEJA); e em programas que fortaleçam as notas do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) dos municípios.

Em 2021, a Citrosuco firmou o compromisso de alcançar 30% de representatividade de mulheres e pessoas negras em cargos de liderança até 2030. Esse marco foi atingido, afirma a empresa.

Com a repactuação, a meta agora é assegurar 35% de mulheres e de 14% de pessoas negras em cargos de liderança até 2030.

Os Compromissos ESG 2030 incluem ainda a ação de liderar a cadeia de valor sustentável com 100% de fornecimento de fruta sustentável, incluindo frutos próprios e de terceiros – atualmente, mais da metade da meta já foi alcançada, com 76% de toda a produção proveniente de frutas certificadas como sustentáveis. Este compromisso também integra a iniciativa internacional do Sustainable Juice Covenant, que visa melhorar a sustentabilidade da cadeia de suprimentos de sucos da qual a Citrosuco faz parte.

 

Veja também