Coordenadora da Frente da Primeira Infância defende inclusão do tema na campanha para presidente

Questões ligadas à crianças com idade entre zero e seis anos são tema da quarta edição da revista Agenda Brasileira, publicada pela Câmara

A coordenadora da Frente Parlamentar Mista da Primeira Infância, deputada Leandre (PV-PR), disse que o grupo vai lutar para que o tema faça parte da agenda de compromissos dos candidatos à Presidência da República. A deputada participou do lançamento de edição da revista Agenda Brasileira dedicada às questões da Primeira Infância, período que vai de zero a seis anos de idade.

A parlamentar afirmou que é preciso trabalhar nas causas dessa pobreza sistêmica para combatê-la e investir na Primeira Infância é uma das soluções. “É o investimento maior que podemos fazer para a redução das desigualdades sociais, combate à pobreza, mas principalmente para mudar histórias de vida. Nossas crianças não escolhem em que família, em que local do Brasil, em que condições financeiras elas vão nascer. Mas nós temos o compromisso de garantir que elas cresçam em um ambiente saudável, seguro e de oportunidades”, disse Leandre.

A revista Agenda Brasileira é elaborada pela Consultoria Legislativa da Câmara dos Deputados em parceria com o Centro de Documentação e Informação e está em sua quarta edição.

Neste volume, além dos temas tradicionais ligados à Primeira Infância como saúde, educação, direito à convivência e orçamento, o periódico traz artigos com temas contemporâneos como a relação da criança com a cidade.

“Eu acho quase intuitivo para todo mundo entender que uma cidade que é amiga da criança, que é mais receptiva à circulação de uma criança, é um espaço que é mais acolhedor para toda a família, sobretudo para os idosos. Então você tem o efeito de uma política pública se derramando sobre outros grupos populacionais”, afirmou a coordenadora da edição, a consultora legislativa Ana Valeska Gomes.

A coordenadora da Comissão Externa de Políticas para a Primeira Infância, deputada Paula Belmonte (Cidadania-DF), disse que a iniciativa da revista se soma a outros esforços recentes como a construção pela Universidade de Brasília de um Centro de Pesquisa para a Primeira Infância.

Fonte: Agência Câmara de Notícias

Veja também