EducaΓ§Γ£o em tecnologia: 3 programas que geram impacto social

ConheΓ§a algumas iniciativas que unem tecnologia e educaΓ§Γ£o com o objetivo de gerar impacto positivo na sociedade

Um estudo daΒ AssociaΓ§Γ£o das Empresas de Tecnologia da InformaΓ§Γ£o e ComunicaΓ§Γ£o (TIC)Β revelou projeΓ§Γ΅es para o mercado de tecnologia atΓ© 2025: espera-se a criaΓ§Γ£o de 797 mil novas vagas. Apesar dessa demanda crescente, os cursos de Tecnologia da InformaΓ§Γ£o nΓ£o seguem o mesmo ritmo. Com uma mΓ©dia de 2,4 candidatos por vaga e uma taxa de aprovaΓ§Γ£o de apenas 24,85%, o interesse e a qualificaΓ§Γ£o na Γ‘rea continuam abaixo do necessΓ‘rio.Β 

O levantamento tambΓ©m apontou que quase 40% dos estudantes em instituiΓ§Γ΅es privadas acabam abandonando os cursos, destacando obstΓ‘culos sΓ©rios na formaΓ§Γ£o de novos profissionais tecnolΓ³gicos. Essa realidade contrasta com a urgΓͺncia de preencher as lacunas no mercado de trabalho digital, especialmente em um cenΓ‘rio onde cerca de 5 milhΓ΅es de jovens desempregados estΓ£o em situaΓ§Γ£o de vulnerabilidade social, conforme dados do IBGE.Β 

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Nesse cenΓ‘rio, investir na capacitaΓ§Γ£o e retenΓ§Γ£o desses jovens se torna urgente. AlΓ©m de impulsionar o avanΓ§o do setor tecnolΓ³gico, essas iniciativas tΓͺm potencial para promover inclusΓ£o social e catalisar o crescimento econΓ΄mico do paΓ­s.Β 

Por isso, o IT Forum conversou com alguns executivos que investem nessa promoΓ§Γ£o, com o objetivo de transformar a realidade das pessoas com o ensino democrΓ‘tico em tecnologia:Β 

Instituto ItaquiΒ 

Quando se fala em democratizaΓ§Γ£o da educaΓ§Γ£o,Β Gabriela Vicari, CEO do Distrito ItaquiΒ logo pensa no programa β€œEu Capacito”. Segundo a executiva, o programa surgiu do Movimento Brasil Digital, iniciado em 2008 porΒ Adelson Sousa, fundador do Distrito Itaqui, com o objetivo de preparar brasileiros para o avanΓ§o digital.Β 

A plataforma online oferece cerca de 140 cursos gratuitos com o objetivo de formar profissionais para a economia digital. Apoiado por diversas empresas da iniciativa privada, o Eu Capacito promove qualificaΓ§Γ£o focada em habilidades de tecnologia.Β 

Gabriela explica: β€œEle foi concebido como um legado do Movimento Brasil Digital, oferecendo cursos gratuitos em Γ‘reas como fluΓͺncia digital e programaΓ§Γ£o. Destinado a democratizar o acesso Γ  educaΓ§Γ£o tecnolΓ³gica, este portal tem ajudado pessoas de diversas faixas etΓ‘rias a se recolocarem profissionalmente.” 

Criado em 2020, o programa ganhou relevΓ’ncia em um cenΓ‘rio de pandemia, expandindo seu alcance e impacto. β€œObservamos uma grande adesΓ£o de adultos entre 35 a 45 anos, buscando transiΓ§Γ£o de carreira. Naquele momento, ouvimos histΓ³rias de pessoas que mudaram completamente de profissΓ£o graΓ§as ao acesso Γ  educaΓ§Γ£o proporcionada pelo Eu Capacito”, explica.Β 

AlΓ©m do Eu Capacito, Gabriela tambΓ©m citou o projeto β€œProfissional do Futuro”, focado em oferecer bolsas de estudo em tecnologia e facilitar a entrada dos jovens no mercado de trabalho. β€œA ideia Γ© que, ao educar, possamos tambΓ©m empregar, criando um ciclo virtuoso de formaΓ§Γ£o e inserΓ§Γ£o profissional.” 

Essa visΓ£o Γ© acompanhada de uma reflexΓ£o crΓ­tica sobre inclusΓ£o e diversidade. β€œΓ‰ crucial questionar quem se beneficia das oportunidades criadas e como podemos garantir que a tecnologia seja um campo de igualdade de oportunidades para todos, independente de cor, gΓͺnero ou classe social.” 

Beneficiado pelo programa Profissional do Futuro,Β Denilson ReisΒ Γ© de SΓ£o Mateus, interior do MaranhΓ£o.Β Β 

O jovem cresceu inserido em um contexto de vulnerabilidade social. Seus primeiros passos em direΓ§Γ£o ao mundo digital foram modestos, por meio de um curso bΓ‘sico de informΓ‘tica. No entanto, foi esse pequeno contato que despertou seu interesse pelo universo da tecnologia.Β 

β€œMinha cidade natal Γ© um povoado, com casas de barro, chΓ£o sem asfalto, eu nΓ£o tinha oportunidade de crescimento. Era necessΓ‘rio sair de lΓ‘ e ir em busca do meu sonho, entΓ£o eu fui”, conta.Β 

Quando chegou a SΓ£o Paulo, Reis se deparou com uma sΓ©rie de desafios: subempregos, tentativas frustradas de ingressar na faculdade e a difΓ­cil tarefa de conciliar os custos acadΓͺmicos com os gastos de viver em uma cidade tΓ£o cara.Β 

Sua vida teve uma virada quando ele tomou conhecimento do programa Profissional do Futuro e decidiu se inscrever. β€œEu nΓ£o tinha todo o conhecimento necessΓ‘rio em matemΓ‘tica, entΓ£o tive a oportunidade de participar de um curso preparatΓ³rio intensivo, fui aceito e isso mudou minha vida”, conclui.Β 

Mente BinΓ‘riaΒ Β 

E foi pensando em transformar vidas queΒ Fernando MercΓͺsΒ fundou aΒ Mente BinΓ‘ria, organizaΓ§Γ£o sem fins lucrativos que promove a inclusΓ£o social por meio da educaΓ§Γ£o em tecnologia. Criada em 2009, a Mente BinΓ‘ria comeΓ§ou como um blog de computaΓ§Γ£o, evoluindo para uma empresa de treinamento e, finalmente, tornando-se uma ONG.Β 

MercΓͺs explicou que a Mente BinΓ‘ria atualmente opera com uma equipe de sete pessoas, seis das quais sΓ£o voluntΓ‘rias. A ΓΊnica exceΓ§Γ£o Γ© uma pessoa que trabalha em tempo integral para a ONG. β€œTodos os outros somos voluntΓ‘rios na ONG”, disse MercΓͺs. β€œQuando a gente inicia projetos, Γ s vezes a gente recruta voluntΓ‘rios e nΓ£o voluntΓ‘rios tambΓ©m.” 

Um dos principais programas da ONG Γ© o β€œDo Zero ao Um”, voltado exclusivamente para pessoas pretas. Este programa de treinamento tem o objetivo de formar analistas de seguranΓ§a prΓ©-jΓΊnior em um perΓ­odo de quatro meses. MercΓͺs destacou que o nome do projeto reflete a abordagem realista da ONG. β€œSabemos que Γ© um caminho difΓ­cil, que Γ© mais difΓ­cil do que deveria ser, entΓ£o comeΓ§amos a ensinar do zero”, afirma.Β 

O programa oferece aulas de matemΓ‘tica aplicada Γ  computaΓ§Γ£o, teoria da computaΓ§Γ£o, programaΓ§Γ£o bΓ‘sica e inglΓͺs instrumental. AlΓ©m disso, os alunos recebem apoio socioemocional, abordando questΓ΅es que podem afetar seu desempenho. β€œConsideramos o tempo dessas pessoas, que elas estΓ£o trabalhando, muitos tΓͺm filhos e filhas, entΓ£o talvez nΓ£o tenham tido o hΓ‘bito de refletir e endereΓ§ar as microagressΓ΅es que sofreram e as afetam”, explica.Β 

Os resultados tΓͺm sido positivos, com muitos alunos conseguindo emprego em empresas de tecnologia apΓ³s concluir o programa. β€œEu sempre admirei muito essas pessoas desde o inΓ­cio. Tiveram pessoas que entraram conosco, fizeram todo o programa, chegaram ao final, concluΓ­ram e foram para empresas de tecnologia. Um rapaz, por exemplo, tinha uma mΓ£e doente em casa aos seus cuidados, e ele estava desempregado. EntΓ£o, assim, ele tinha muitos desafios. ApΓ³s concluir o curso, ele conseguiu uma vaga em home office, o que garantiu que ele conseguisse sustentΓ‘-los e ainda cuidar da mΓ£e”, relembra emocionado.Β 

SoulCodeΒ 

Com o mesmo objetivo dos outros dois programas, aΒ SoulCode AcademyΒ surgiu com o propΓ³sito de promover a educaΓ§Γ£o tecnolΓ³gica, inclusΓ£o digital e impacto social. Foi para empreender socialmente queΒ Carmela Borst, CEO e sΓ³cia-fundadoraΒ da edtech, abandonou uma longa e prestigiada carreira em tecnologia.Β 

Desde a fundaΓ§Γ£o, mais de 300 jovens e adolescentes foram capacitados no modelo hΓ­brido de educaΓ§Γ£o, com aulas presenciais e on-line. O programa oferece suporte pedagΓ³gico e lideranΓ§a para aplicar os aprendizados digitais de forma prΓ‘tica, abrindo novas oportunidades e perspectivas de futuro.Β 

β€œNossa missΓ£o Γ© democratizar o acesso Γ  educaΓ§Γ£o digital, capacitando adolescentes e jovens vulnerΓ‘veis digitais e sociais com as habilidades necessΓ‘rias para navegar no mundo atual e ter oportunidades reais no futuro, utilizando a educaΓ§Γ£o e tecnologia como meio de transformaΓ§Γ£o pessoal e coletiva,” diz Carmela.Β 

Neste ano, a edtech reforΓ§ou parcerias com ONGs em todo o Brasil, oferecendo mais de 300 bolsas gratuitas, com cursos em InteligΓͺncia Artificial e programaΓ§Γ£o de games. Um exemplo recente Γ© a parceria com a Microsoft, que teve o objetivo de ampliar a formaΓ§Γ£o de pessoas com deficiΓͺncia (PCDs) para o mercado de tecnologia.Β 

A parceria faz parte do Microsoft Conecta+, portal que reΓΊne programas de capacitaΓ§Γ£o gratuitos da empresa. Em junho, cerca de 30 alunos com deficiΓͺncia se formaram em um bootcamp focado em conceitos de nuvem e inteligΓͺncia artificial.Β 

As aulas foram 100% online, ao vivo, e ocorreram de segunda a sexta-feira, das 8h Γ s 18h, por 12 semanas. AlΓ©m da formaΓ§Γ£o tΓ©cnica, os alunos receberam mentoria de profissionais da Microsoft, desenvolvimento de habilidades comportamentais e uma hora diΓ‘ria de aula de inglΓͺs pela plataforma Tech English da SoulCode.Β 

Bruna Gago, mulher transexual, gaga e diagnosticada com TEA, compartilhou sua experiΓͺncia: β€œEu sempre fui deslegitimada e tinha medo do contato com outras pessoas, mas os professores foram receptivos e respeitosos. A formaΓ§Γ£o me permite trabalhar e buscar dignidade, alΓ©m da possibilidade de crescimento profissional.” 

β€œPessoas que divergem da norma nΓ£o tΓͺm oportunidade de escolher emprego, mas, ao conseguir um trabalho digno atravΓ©s da capacitaΓ§Γ£o, ganhamos perspectivas de crescimento profissional”, acrescenta.

Fonte: ItForum

Credito da Imagem: DivulgaΓ§Γ£o

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