Nos dias 21 e 22 de maio, a Universidade Católica de Brasília (UCB) promove o Congresso Internacional de Internacionalização e Formação de Professores, que promete uma imersão profunda nas mais recentes tendências e práticas educacionais. O evento contará com a participação de conferencistas e palestrantes renomados, trazendo perspectivas únicas e experiências diversificadas para enriquecer o debate educacional.
No primeiro dia de congresso, em 21 de maio, os participantes terão a oportunidade de conhecer a experiência norueguesa de formação de docentes com a professora Dra. Tone Kvernbekk, da Universidade de Oslo. A Educação na Noruega é reconhecida por sua abordagem progressista e centrada no aluno, com foco na igualdade de acesso à educação e na valorização da criatividade e autonomia dos estudantes. Com um currículo que abarca filosofia da ciência, filosofia da educação, teoria da argumentação e teoria narrativa, a professora Tone é uma autoridade em seu campo de atuação.Ainda no dia 21, o evento contará com a participação do engenheiro de sistemas Wilmer Marcelo S. Carrillo, gerente da Runachay Latinoamérica, empresa inovadora do ramo educacional equatoriano que disponibiliza ferramentas tecnológicas aos sistemas de ensino, para a gestão pedagógica e administrativa das escolas de educação básica. No Equador, a Educação é marcada por esforços contínuos para integrar tecnologia e inovação ao ensino, visando melhorar a qualidade e acessibilidade da educação em todo o país. Carrilo vai abordar as experiências bem-sucedidas de formação digital de professores na região, oferecendo uma visão abrangente das práticas educacionais emergentes em países sul-americanos.
No segundo dia do congresso, dia 22 de maio, os participantes serão guiados por uma análise detalhada da formação de professores na Austrália, apresentada pela professora Dra. Sonja Arndt, da Universidade de Melbourne. Doutora em filosofia, ocupa posição de destaque na área de educação infantil e vai abordar as filosofias feministas pós-estruturalistas de formação do sujeito, promovendo um diálogo crítico sobre a educação na Austrália. Neste país, a Educação enfatiza a importância da inclusão, da diversidade cultural e do pensamento crítico. A cultura educacional valoriza ainda a pesquisa, a colaboração e a inovação, se destacando no cenário global pela qualidade do ensino.Outros destaques no dia 22 são as palestras sobre a Formação de Professores no Chile, com o professor Dr. Ernesto Treviño, da Pontifícia Universidade Católica de Chile; a Formação de Professores em Israel, com o professor Dr. Arie Kizel, da Universidade de Haifa, Israel. E também a mesa redonda que vai debater o risco de um apagão na Educação Básica no Brasil e as medidas para evitar esse cenário. Participam a presidente da Associação Brasileira de Avaliação Educacional (Abave) e ex-presidente do Conselho Nacional de Educação (CNE), professora Maria Helena Guimarães de Castro, e a diretora de Gestão de Fundos e Benefícios do FNDE, Sylvia Toledo Gouveia.Para conferir a programação completa do Congresso, com todas as palestras, conferências, mesas-redondas e apresentação de trabalhos, acesse o site www.interformacao.com.br.
O Congresso Internacional de Internacionalização e Formação de Professores é uma realização do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação da Universidade Católica de Brasília (UCB), que tem como principal linha de pesquisa o “Processo Educacional e Formação de Professores”.
Serviço
Congresso Internacional de Internacionalização e Formação de Professores: Desafios e Perspectivas
Quando: 21 de 22 de maio de 2024
Onde: Teatro Católica – Câmpus Taguatinga da Universidade Católica de Brasília. QS 07 – Lote 01 – Pistão Sul – Taguatinga, Brasília/DF.