Empresa de Brasília limpa praias do Brasil e planta 100 mil árvores na Amazônia

Iniciativa da Papelito monta mutirões de coleta de lixo e bitucas de cigarro, em três estados brasileiros, todos os domingos até 6 de março 

Durante todo o mês de fevereiro, e até 6 de março, três estados brasileiros receberam mutirões de limpeza das praias, para retirada de bitucas de cigarro e lixo. A ação contará com a participação de voluntários, parceiros comerciais e Organizações não governamentais locais, que vão ajudar nesse processo de recolhimento do lixo e encaminhamento dos resíduos coletados para entidades de coleta.

A iniciativa é da empresa brasiliense, Papelito, marca de papéis de enrolar. Essas ações fazem parte do projeto Fevereiro Verde, que trabalha em três eixos: social, ambiental e de saúde do público. Esse projeto surgiu da preocupação da marca com a sustentabilidade.

O objetivo é reciclar e combater o micro-lixo produzido por bitucas, que hoje é o maior responsável pela poluição dos oceanos, segundo o último relatório da Ocean Conservancy, ONG que promove limpezas anuais em praias de mais de 100 países todos os anos, desde 1986.

As ações de limpeza de praias já aconteceram em Salvador (BA) no último domingo (6), Florianópolis no domingo (13) e em Salvador no dia 20. No dia 26 de fevereiro estará em Fortaleza, na praia de Iracema. A finalização será no dia 6 de março, simultaneamente, em Salvador e no município de Camocin no Ceará.

Distribuição de bituqueiras

Para promover a conscientização e incentivar boas práticas, foram feitas parcerias com os pontos de venda da Papelito. Durante esse mês quem comprar um produto Papelito vai ganhar uma bituqueira ecológica. O aparato é feito de papel e serve para que o fumante ao invés de jogar a guimba no chão, poluindo as cidades e meio ambiente, ele mesmo colete sua bituca para descartar em um lixo depois.

De acordo com o consultor de sustentabilidade da Papelito, Kallel Kopp, uma das preocupações da marca é com o resíduo que é descartado como as bitucas, que em decorrência da queima elas concentram uma quantidade de substâncias químicas com grande potencial de desequilibrar o meio ambiente.

Porém, o consultor relata que essa ação da marca tem o objetivo de mostrar para o consumidor final do produto que ele também tem essa responsabilidade ambiental. “A gente faz essa ação não só para retirar aquele lixo pontual da praia, estamos mostrando pro nosso cliente, pro nosso parceiro, para sociedade em geral que é importante que eles se responsabilizem, que vejam que essa ação se tomada de forma inconsequente, gera impactos muito negativos”, ressalta Kallel.

Reflorestamento de 100 mil árvores

A Papelito vai começar o plantio de 100 mil árvores em uma das áreas mais desmatadas da Floresta Amazônica, em parceria com Instituto de Conservação e Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (Idesam). A ação será em Apuí (AM) e conta com um projeto agroflorestal, onde as áreas reflorestadas vão fornecer sombra a uma plantação de café. O resultado será renda para as famílias de cafeicultores, criação de um café com sabor inigualável e a volta da fauna e flora devastadas.

Sobre a Papelito

Empresa de papel de enrolar, sediada em Brasília, com 10 anos de existência, atualmente atende todo o Brasil e países da América Latina com 25 produtos.

Tem o propósito de democratizar o papel de enrolar, a marca abriu caminho em um novo mercado. Ajudou a democratizar as sedas e a moldar essa cultura.

A Papelito investe na conscientização ambiental e em projetos socioambientais em parcerias com cooperativas de reciclagem, ONGs ambientais e sociais e com a Organização das Nações Unidas (ONU). Preocupada com o impacto que provoca no meio ambiente e no legado para as próximas gerações, a empresa neutralizou todo o carbono que já emitiu desde sua fundação.

Além das campanhas constantes de conscientização, possui sistema solar de geração de energia em sua sede e recicla todos os meses o dobro do que produz.

Em 2021, realizou um reflorestamento de 300 árvores na Chapada dos Veadeiros-GO, para neutralizar parte do carbono que a empresa emitiu.

Link para as fotos em alta:

https://drive.google.com/drive/folders/1IIWUOSHMOeGFLmm7LQXNg8_oqxJLL8qi?usp=sharing

 

Veja também