Todas as doações serão para comprar roupas, calçados e brinquedos para os acolhidos do Projeto Órfãos do Congo
A Organização humanitária Fraternidade sem Fronteiras (FSF) realiza a Campanha Natal sem fronteiras para arrecadação de doações para presentear as crianças e adolescentes acolhidos no Projeto Órfãos do Congo, na República Democrática do Congo, na África Central. O valor arrecadado será para comprar roupas, calçados e brinquedos que serão entregues no na véspera de Natal.
“A realidade das crianças é bem difícil. Muitas delas, quando são resgatadas, chegam sem roupa. Outras estão com uma camiseta, mas sem cuequinha, sem calcinha.. todos chegam só com a roupa do corpo, descalças. Ninguém nunca chegou até nós com uma mala ou uma sacolinha de pertences. Todas as roupas e calçados que elas têm foram comprados pelo projeto”, relata Amanda Morais, que há um ano e sete meses é voluntária no Projeto Órfãos do Congo, que explica um outro detalhe sobre as condições climáticas do país africano.
“Nessa região onde o projeto está localizado chove praticamente nove meses e chove muito. Todas as peças das crianças são lavadas na mão por 15 cuidadoras e elas demoram a secar porque o clima é úmido e fresco. Então o mais imediato é aumentarmos o número de peças. Elas não se importam com modelos, o importante é a utilidade e o carinho que vem junto com a doação”, explica Amanda.
Atualmente, são 370 crianças e adolescentes entre seis meses e 16 anos acolhidos no projeto. Todas são órfãs e estavam em situações de vulnerabilidade em áreas de conflitos armados no país. Depois de resgatadas passam a viver no projeto, onde recebem refeições, moradia, segurança, educação e atendimento médico.
As doações para a campanha Natal sem fronteiras podem ser feitas por Pix de qualquer valor a partir de R$1. A chave é o e-mail: natal@fraternidadesemfronteiras.org.br
“Essa campanha nos enche de esperança de poder oferecer muito amor às nossas crianças com presentes simples, mas de muito significado para elas. Além das roupas e calçados, os brinquedos que elas nunca tiveram na vida. No projeto elas brincam com tampinhas, com pedaços de plástico quebrado, com galhos, terra, bolas feitas de diferentes materiais que vão juntando e formando a bola”, finaliza a voluntária.
“Toda arrecadação será para aquisição de pertences necessários e brinquedos, se possível. Queremos oferecer a elas um dia e uma vida mais feliz”, completa a gerente de Comunicação, Marketing e Relacionamneto da Fraternidade sem Fronteiras, Marcele Camy
Sobre o Projeto Órfãos do Congo – desde novembro de 2021, a Fraternidade sem Fronteiras tem o objetivo de acolher crianças órfãs em situação de extrema vulnerabilidade pelas ruas da República Democrática do Congo. Em outubro de 2022, a FSF inaugurou o primeiro Centro de Acolhimento com sede própria e oferece alimentação, moradia, educação, assistência médica e segurança para crianças órfãs, mães e gestantes. O local tem quartos e cozinha amplos e área externa para atividades recreativas e educacionais para os acolhidos. Além disso, abasteceu com água potável cerca de 2 mil residências em Bukavu beneficiando mais de 15 mil pessoas. Todo o trabalho é mantido pelo apadrinhamento, no valor a partir de R$25. Saiba mais: www.fraternidadesemfronteiras.org.br/projetos/orfaos-do-congo