Campanha foca em motoristas e usuΓ‘rios das plataformas de mobilidade
O MinistΓ©rio da Igualdade Racial assinou, nesta sexta-feira (17), acordo de cooperaΓ§Γ£o tΓ©cnica com a AssociaΓ§Γ£o Brasileira de Mobilidade e Tecnologia (Amobitec), entidade que reΓΊne as principais plataformas de mobilidade e tecnologia aplicada, como Uber, 99, Ifood, Lalamove, ZΓ© Delivery e Ambev.
A ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, explicouΒ que a ideia do acordo Γ© utilizar as ferramentas de comunicaΓ§Γ£o dos aplicativos para promover campanhas de conscientizaΓ§Γ£o e combate ao racismo. βSΓ£o milhΓ΅es de usuΓ‘rios desses aplicativos no paΓs. Se pudermos chegar a eles com mensagens, conteΓΊdos educacionais e orientaΓ§Γ΅es sobre como denunciar, serΓ‘ uma grande contribuiΓ§Γ£oβ, disse.
Por iniciativa do ministΓ©rio, o diΓ‘logo com a Amobitec prevΓͺ, ainda, uma reuniΓ£o com os parceiros dos aplicativos para escutar as demandas deles sobre melhorias nas condiΓ§Γ΅es de trabalho, alΓ©m de formas de garantir mais dignidade para esses trabalhadores.
βPara nΓ³s, Γ© motivo de orgulho cooperar com o MinistΓ©rio da Igualdade Racial, uma vez que infelizmente, o racismo e a intolerΓ’ncia religiosa ainda existem no Brasil.Β Acreditamos que essa campanha terΓ‘ um alcance grande, jΓ‘ que hoje temos milhΓ΅es de usuΓ‘rios, motoristas e entregadores nos aplicativosβ, afirmou o diretor-executivo da Amobitec, AndrΓ© Porto.
A campanha para conscientizaΓ§Γ£o, combate e superaΓ§Γ£o ao racismo serΓ‘ realizada em todo o territΓ³rio nacional, focando tanto nos motoristas e entregadores parceiros quanto nos usuΓ‘rios desses aplicativos.
Conforme o pactuado no acordo, o ministΓ©rio terΓ‘ a possibilidade de disponibilizar informaΓ§Γ΅es para a populaΓ§Γ£o sobre como enfrentar o racismo e suas formas de manifestaΓ§Γ£o. AlΓ©m disso, a pasta poderΓ‘ informar sobre as polΓticas pΓΊblicas de combate e superaΓ§Γ£o ao preconceito e discriminaΓ§Γ£o racial. JΓ‘ a Amobitec, por outro lado, se compromete a promover, junto Γ s empresas associadas, a disponibilizaΓ§Γ£o de espaΓ§o de divulgaΓ§Γ£o para as campanhas e os conteΓΊdos produzidos pelo ministΓ©rio em seus aplicativos e demais canais de comunicaΓ§Γ£o. A ideia Γ© que o conteΓΊdo produzido possa alcanΓ§ar um pΓΊblico mais amplo.
O acordo prevΓͺ, ainda, que o conteΓΊdo produzido serΓ‘ enviado por push, que aparecem nos aparelhos telefΓ΄nicos como notificaΓ§Γ΅es do aplicativo, ou por e-mail.
Fonte: AgΓͺncia Brasil