Mais de 90% das alunas do Instituto Elabora Social jΓ‘ trabalha na Γ‘rea
Com apoio de grandes empresas comoΒ ValeΒ eΒ Bradesco, o Instituto Elabora Social criou um curso deΒ joalheriaΒ voltado para a qualificaΓ§Γ£o profissional de mulheres com 18 anos ou mais, com renda per capita de atΓ© um salΓ‘rio mΓnimo e meio e com 30% das vagas destinadas Γ cota racial.
A iniciativa tem como principal objetivo oΒ impacto socialΒ por meio daΒ capacitaΓ§Γ£o profissional de mulheresΒ em um setor majoritariamente masculino.
βEm parceria com o Senai-RJ e a Firjan, referΓͺncias no ensino tΓ©cnico no Brasil, conseguimos atrair o apoio do Instituto Cultural Vale, do Bradesco e do Sistema AjoRio (AssociaΓ§Γ£o dos Joalheiros e Relojoeiros do Estado do Rio) para essa iniciativaβ, explica Nathalie Kuperman, idealizadora e Presidente do Instituto Elabora Social.Β βAssim estamos conseguindo desafiar paradigmas de um setor ainda marcado pela desigualdade, ao capacitar mulheres em profissΓ΅es tradicionalmente dominadas por homens, como a ourivesaria.β
Os resultados comeΓ§aram a aparecer
Mais de 90% das alunas da primeira turma β chamada Ametista β jΓ‘ estΓ£o empregadas no mercado de joias e bijuterias apenas seis meses apΓ³s a formatura. A prΓ³xima turma jΓ‘ tem data para comeΓ§ar: fevereiro de 2025.
O programa tem duraΓ§Γ£o de aproximadamente oito meses e oferecerΓ‘ aulas de HistΓ³ria da Joalheria, Desenho de Joias, TΓ©cnicas de Ourivesaria BΓ‘sica e AvanΓ§ada, CravaΓ§Γ£o, Desenvolvimento de ColeΓ§Γ£o, Modelagem 3D e Empreendedorismo.
Durante o curso, todas as ferramentas e materiais sΓ£o disponibilizados para as alunas, que recebem auxΓlio transporte eΒ ticket alimentaΓ§Γ£o.
Como etapa final do curso, cada aluna desenvolve uma peΓ§a autoral que reflete nΓ£o sΓ³ seu aprendizado tΓ©cnico, mas tambΓ©m sua identidade e trajetΓ³ria. As criaΓ§Γ΅es das atuais alunas foram reunidas na exposiΓ§Γ£o “Corporalidades“, que esteve em cartaz este ano no Instituto Inclusartiz e na ArtRio, maior feira de arte da AmΓ©rica Latina.
O curso tambΓ©m acolheΒ mulheres refugiadas, em parceria com a OrganizaΓ§Γ£o Internacional para as MigraΓ§Γ΅es (OIM), uma agΓͺncia do sistema ONU.
βO Elabora Social estΓ‘ convidando marcas, empresΓ‘rios e entidades a fazerem parte dessa mudanΓ§a. Seja com doaΓ§Γ΅es de metal e pedras, apoio financeiro, oportunidades de estΓ‘gio ou visibilidade para o projetoβ, afirma Nathalie.Β βCada colaboraΓ§Γ£o fortalece o propΓ³sito de criar um mercado joalheiro mais inclusivo e representativo.β
Fonte: Exame
Imagem/crΓ©ditos: Β Khalil Mazraawi / AFP / CP