Inova Amazônia inicia fase de aceleração: 220 negócios sustentáveis receberam as Bolsas Sócio Empreendedor

Ao longo de seis meses, empreendedores receberão o incentivo de R$ 6,5 mil, além das capacitações, mentorias individualizadas e integração com ecossistemas de inovação locais do bioma

 

O Inova Amazônia, iniciativa do Sebrae focada em desenvolver micro e pequenos negócios inovadores em bioeconomia local, com foco na região amazônica, iniciou a fase de aceleração dos empreendimentos participantes e realizou os primeiros pagamentos da Bolsa Sócio Empreendedor. No total, foram beneficiadas 414 pessoas dos 220 negócios que estão participando dessa etapa. As bolsas são mais uma novidade do programa que incentivará os integrantes com capacitações e o auxílio mensal de R$ 6,5 mil, ao longo de seis meses.

A Bolsa Sócio Empreendedor é um instrumento criado pelo Sebrae para fomentar o desenvolvimento de negócios inovadores. Daniel Cardeiro, sócio e fundador da Encantos da Floresta (@encantosdaflorestabr), é um dos beneficiados. Sua empresa é voltada para a venda de óleos e seivas 100% naturais extraídas de vegetações típicas da Amazônia. O negócio surgiu em 2010, após Daniel ter passado dois meses vivenciando a rotina em uma comunidade na floresta amazônica e ter adoecido.

“Eu tive uma infecção na perna e tratei somente com fórmulas naturais que os povos nativos me recomendaram e fiquei bom. Dali em diante, me ocorreu a ideia de levar essas soluções para os grandes centros comerciais”, relembra. O empreendedor revela que enfrentou desafios, pois as vendas on-line naquele período ainda eram incipientes e os custos com fornecedores e transporte eram altos. “Dei um tempo com o projeto e em 2019 retomamos com gás total”, conta. “Nossos principais produtos são a Seiva Sangue do Dragão, o Óleo de Copaíba e Óleo de Andiroba, sem aditivos químicos, direto da floresta”, indica.

Atualmente, com o a ajuda da Bolsa Sócio Empreendedor, Daniel e seu sócio conseguiram mudar-se temporariamente para o Acre, onde participam do Inova Amazônia e colhem os frutos do amadurecimento do negócio. “Só estamos aqui porque tivemos esse incentivo. Além desses recursos, o Inova Amazônia está nos ajudando com a reformulação do plano de negócios, no planejamento de branding da marca, acesso a novos fornecedores e a novos mercados. Sem dúvida, é uma experiência que está transformando nossa história”, comemora.

Desenvolvimento territorial por meio da geração de negócios

De acordo com o analista de Inovação do Sebrae Philipe Figueiredo, o Inova Amazônia é um programa essencial para negócios inovadores e sustentáveis, pois alia o conhecimento, as capacitações e o suporte da Bolsa Sócio Empreendedor. “Estamos apostando em novos modelos de negócios que apresentam soluções, respeitando o bioma. Além disso, a iniciativa abraça iniciativa em fases que chamamos de ‘vale da morte’, que está entre desenvolver a ideia e conseguir vender, acessar mercados”, observa.

O Inova Amazônia comtempla oito estados que integram a Amazônia Legal, com editais de seleção para pré-aceleração e aceleração nesses territórios. As empresas selecionadas contam com suporte da Bolsa Sócio Empreendedor, capacitações, mentorias individuais, conexões com mercados, fornecedores e empreendedores, laboratórios de pesquisa, espaço para coworking e integração com comunidades de inovação. Para conhecer mais sobre o programa acesse aqui.

Veja também