O período de inscrições para o Programa Universitário do Bem (ProBem), da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), foi prorrogado para o dia 13 de julho. Os estudantes em situação de vulnerabilidade social inscritos no Cadastro Único para programas sociais do governo federal (CadÚnico) podem se candidatar para concorrer as 4 mil vagas disponíveis acessando o site www.ovg.org.br.
Os estudantes contemplados receberão o benefício a partir do segundo semestre. Do total de bolsas, mil são integrais – 100% do valor da mensalidade limitados a R$ 1.500,00 – e 3 mil parciais – 50% do valor da mensalidade limitados a R$ 650,00.
Segundo a OVG, este é o terceiro processo seletivo do ProBem, que atualmente tem 12 mil bolsistas distribuídos em 92 instituições de ensino superior em 227 municípios goianos.
Requisitos para candidatura:
– Residir no Estado de Goiás;
– Estar inscrito no Cadastro Único;
– Ter vínculo com uma Instituição de Ensino Superior cadastrada no ProBem em curso superior de graduação, na modalidade presencial (as aulas on-line em virtude da pandemia não são consideradas ensino à distância [EAD]);
– Não frequentar curso superior à distância, semipresencial ou EAD;
– Não ter condições financeiras, ou seja, que se encontra em situação de vulnerabilidade atestado pelo indicador multidimensional de pobreza;
– Estar cursando a primeira graduação;
Classificação:
A seleção dos candidatos é realizada a partir de análise multidimensional da pobreza, por meio do Índice Multidimensional de Carências das Famílias Ampliado (IMCF-A), construído com base nas diversas vulnerabilidades das famílias inscritas no Cadastro Único (CadÚnico).
Os candidatos serão classificados em ordem decrescente, conforme valor do índice, considerando:
– Restrições de acesso ao trabalho e renda;
– Falta de acesso ao conhecimento e escolaridade;
– Escassez de recursos (privações de acesso a bens e serviços necessários às famílias);
– Carências habitacionais (condições de moradia).
Renovação
O processo de renovação das bolsas do ProBem vai até o dia 31 de julho, sendo requisito obrigatório para a permanência no quadro de beneficiários para o segundo semestre.