Jovens voluntários se unem para campanha de construção de uma Clínica em Uberlândia-MG

A iniciativa é para o acolhimento de pessoas em situação de rua com dependência química no projeto Fraternidade na Rua

 

Um grupo formado por dez jovens voluntários da organização humanitária Fraternidade sem Fronteiras (FSF) estão unidos em prol da campanha Construindo Fraternidade para a construção de uma clínica para o atendimento gratuito de pessoas em situação de rua com dependência química na cidade de Uberlândia – MG, do Projeto Fraternidade na Rua. Os jovens têm entre 13 e 24 anos e são de quatro estados brasileiros, São Paulo, Minas Gerais, Bahia e Paraíba.

“Vimos que muitos jovens querem desenvolver um trabalho voluntário e estão conectados com os valores da Fraternidade sem Fronteiras. No primeiro momento, fizemos os convites e pedimos a autorização aos pais ou responsáveis. Na sequência, fizemos reuniões virtuais com cada um dos jovens para falar da ideia e se eles topavam criar o grupo. Depois das reuniões individuais, criamos um grupo no Whatsapp e nos reunimos às segundas-feiras a cada 15 dias, às 19h”, detalha Janayna Dias, coordenadora do grupo de jovens, criado em maio de 2022.

O objetivo do grupo, de acordo com a coordenadora, é criar e  desenvolver iniciativas voluntárias feitas por jovens em prol dos 11 projetos da FSF. “Cada ciclo vamos contemplar um projeto diferente. Neste momento, o nosso foco é no Fraternidade na Rua, polo de Uberlândia, na ajuda para a arrecadação de recursos para a construção da segunda unidade da Clínica da Alma” (a primeira unidade está localizada em Campo Grande/MS), explica.

Com a campanha Construindo Fraternidade, os jovens pedem a doação de R$2 para cada tijolo que será usado na obra, além de divulgarem a causa da FSF. “Sonhamos com um mundo novo e temos o profundo desejo de ajudar a construí-lo! Acreditamos que com a união de muitos corações podemos ir mais longe. Cada dia é uma nova oportunidade de construir fraternidade, construir pontes de amor, construir esperança. Afinal, todos precisamos de esperança! Acreditamos que com o pouquinho de cada um, vamos abraçar e ajudar mais pessoas do que nossa imaginação pode alcançar. O caminho dos tijolos é feito com um pedacinho de cada um de nós”, resume Janayna.

Até a agora a campanha já arrecadou 1230 tijolos e as doações são feitas pelo PIX:  fraternidadenaruaudi@gmail.com

Clínica da Alma, Unidade II – localizada a aproximadamente 13 quilômetros da cidade de Uberlândia – MG, no triângulo mineiro, com 2,5 hectares de extensão,a  Clínica da Alma faz parte do Projeto Fraternidade na Rua, da ONG Fraternidade sem Fronteiras. O objetivo é oferecer uma estrutura organizada e preparada para as pessoas em situação de rua com dependência química. No local, serão oferecidos acolhimento, refeições, laborterapia, atendimentos médicos, psicológicos com todos os cuidados para a recuperação e reinserção na sociedade, incluindo cursos de qualificação profissional e vagas de emprego. A primeira unidade está localizada em Campo Grande- MS e atualmente atende 250 pessoas.

“Durante 12 meses, os acolhidos em fase de recuperação poderão estudar e participar de atividades terapêuticas. Na segunda fase, depois do período de desintoxicação e recuperação, eles irão retomar o convívio familiar e a reintegração social, gradativamente, com acompanhamento psicológico e espiritual, além do necessário encaminhamento para cursos profissionalizantes e vagas de emprego.

Assim todos os acolhidos, podem ter a chance de resgatar a dignidade, o convívio com as famílias e a própria vida”, resume a coordenadora do Projeto Fraternidade na Rua, polo de Uberlândia, Giovana Gadia.

Sobre o Projeto Fraternidade na Rua – O Projeto atua de forma expansiva na criação, manutenção e ampliação de diversas frentes de trabalho na transformação de pessoas em situação de rua. No Brasil são quatro polos de trabalho: Campo Grande – MS, Uberlândia – MG, São Paulo – SP e Rio de Janeiro – RJ. Nos Estados Unidos, os trabalhos são feitos em três cidades: Las Vegas, Nova Iorque e Denver. Além das refeições, são distribuídos água, roupas, toalhas, cobertores e produtos de higiene pessoal.

Sobre a Fraternidade sem Fronteiras – FSF é uma Organização humanitária com sede em Campo Grande (MS) e atuação brasileira e internacional. A instituição possui 74 polos de trabalho, mantém centros de acolhimento, oferece alimentação, saúde, formação profissionalizante, educação, cultivo sustentável, construção de casas e ainda, abraça projetos de crianças com microcefalia e doença rara. Todos os trabalhos são mantidos por meio de doações e principalmente pelo apadrinhamento. A partir de R$25 mensais é possível contribuir com um projeto e fazer a diferença na vida de muitas pessoas. Mais informações podem ser obtidas pelo site https://www.fraternidadesemfronteiras.org.br/

Veja também