O entretenimento de impacto social Γ© o uso da mΓdia, artes visuais, cinema, teatro, mΓΊsica e outras formas de expressΓ£o para promover mudanΓ§as sociais positivas com o objetivo de educar, conscientizar e mobilizar as pessoas em torno de causas sociais relevantes. As ferramentas mais comuns sΓ£o filmes, sΓ©ries, campanhas publicitΓ‘rias, jogos, espetΓ‘culos e mΓΊsicas com mensagens transformadoras.
Nos EUA, o exemplo mais novo da promoΓ§Γ£o do entretenimento de impacto social Γ© a SIE Society, cuja missΓ£o Γ© educar, conectar e capacitar profissionais de entretenimento, organizaΓ§Γ΅es sem fins lucrativos e negΓ³cios para aproveitar as narrativas em todas as mΓdias para maior bem social e impacto mensurΓ‘vel.
No mundo audiovisual, a produtora norte-americana independente Participant Media foi a pioneira de narrativas sociais. Com a missΓ£o de inspirar justiΓ§a social e aΓ§Γ£o humanitΓ‘ria, produziu, financiou ou coproduziu 135 filmes e cinco sΓ©ries de televisΓ£o. Seus filmes foram indicados a 73 Oscars, vencendo 18, incluindo Melhor Filme para Green Book β O Guia e Spotlight β Segredos Revelados. Seu fundador, Jeff Skoll, anunciou seu fechamento em abril deste ano.
No Brasil, a Maria Farinha Filmes Γ© a empresa lΓder em cinema de impacto na AmΓ©rica Latina, focada em criar histΓ³rias inspiradoras que emocionam e engajam grandes audiΓͺncias. Com mais de 50 produΓ§Γ΅es e 15 anos de experiΓͺncia, a produtora se destaca por produΓ§Γ΅es como a sΓ©rie Aruanas, vista por 35 milhΓ΅es de pessoas por episΓ³dio, com o propΓ³sito de alertar para a crise ambiental mundial e tratar de valores Γ©ticos como a integridade, justiΓ§a, civismo, responsabilidade social e sustentabilidade empresarial. A MFF anunciou recentemente a contrataΓ§Γ£o de um dos principais executivos da Participant Media para liderar suas operaΓ§Γ΅es globais em Los Angeles.
Embora as formas mais conhecidas de entretenimento de impacto social estejam no conteΓΊdo, principalmente em filmes e sΓ©ries, existem outras ferramentas de entretenimento de impacto social por trΓ‘s das cΓ’meras, atravΓ©s da formaΓ§Γ£o de jovens na criaΓ§Γ£o e produΓ§Γ£o audiovisual, de forma a permitir que eles se expressem diretamente atravΓ©s de suas prΓ³prias vozes e tratem de temas importantes, como mudanΓ§a e transformaΓ§Γ£o social.
Um exemplo Γ© o Cinema Nosso, instituiΓ§Γ£o sociocultural que foi constituΓda a partir da experiΓͺncia do filme Cidade de Deus e trabalha para reduzir as desigualdades sociais e proporcionar experiΓͺncias de tecnologia e inclusΓ£o para a produΓ§Γ£o de narrativas juvenis, fomentando a cadeia produtiva do audiovisual no Brasil.
Localizado na Comunidade do Vidigal, no Rio de Janeiro, outro programa pioneiro Γ© o Grupo NΓ³s do Morro, uma associaΓ§Γ£o cultural sem fins lucrativos fundada em 1986, cujo objetivo Γ© proporcionar o acesso Γ arte e Γ cultura para crianΓ§as, jovens e adultos com seus projetos de teatro e audiovisual.
Fundado em 2003 pelo apresentador de TV Luciano Huck, o Instituto Criar de TV, Cinema e Novas MΓdias, em SΓ£o Paulo, tem como missΓ£o promover o desenvolvimento profissional, sociocultural e pessoal de jovens por meio do audiovisual. Anualmente, 125 jovens, com idade entre 17 e 20 anos e em situaΓ§Γ£o de vulnerabilidade social e econΓ΄mica, recebem formaΓ§Γ£o tΓ©cnica e sociocultural.
O mais novo projeto de entretenimento de impacto social Γ© o curso de inclusΓ£o social de comunidades do Rio de Janeiro atravΓ©s do audiovisual. Organizado pelo Latin American Training Center-LATC, o projeto Γ© uma iniciativa do Conselho de Cultura da AssociaΓ§Γ£o Comercial do Rio de Janeiro (ACRJ). No municΓpio do Rio de Janeiro, os principais parceiros sΓ£o a ABC Cursos de Cinema, a Secretaria Especial da Juventude Carioca (JuvRio), a RioFilme, o Sindicato Interestadual da IndΓΊstria Audiovisual-SICAV, o Sindicato Interestadual dos Trabalhadores na IndΓΊstria CinematogrΓ‘fica e do Audiovisual-STIC, a Motion Picture Association-MPA (Brasil) e outros patrocinadores e apoiadores estratΓ©gicos do setor privado.
O curso oferece uma introduΓ§Γ£o ao mundo audiovisual com a produΓ§Γ£o de curtas feitos com celular para incentivar jovens a entrar no mundo profissional de cinema. Os estudantes desenvolvem um projeto prΓ³prio, do roteiro atΓ© a finalizaΓ§Γ£o, e, apΓ³s o curso, uma mostra dos curtas produzidos acontece em uma sala de cinema com a presenΓ§a das famΓlias, amigos e outros moradores das comunidades.
Realizado aos sΓ‘bados, na sede da ABCCC, em Laranjeiras, oferece suporte para transporte e alimentaΓ§Γ£o dos jovens selecionados, que recebem tambΓ©m um certificado oficial de conclusΓ£o do curso. AlΓ©m disso, podem receber bolsas de estudo para cursos de inglΓͺs oferecidos pelo LATC, cursos tΓ©cnicos do audiovisual oferecidos pela ABCCC, e estΓ‘gios oferecidos por empresas produtoras associadas Γ SICAV β Sindicato Interestadual da IndΓΊstria Audiovisual. Assim, o projeto Γ© estruturado para dar Γͺnfase em empreendedorismo e empregabilidade.
Nos dois cursos de 2024, participaram jovens das comunidades JΓΊlio Otoni, Tavares Bastos, Pereira da Silva, Fallet, Morro Azul, Santo Amaro, Cidade Nova, Vila Isabel, BabilΓ΄nia, Campo Grande, Bangu, Guaratiba, Santa Cruz, Cidade de Deus e Ilha Grande. O prΓ³ximo curso serΓ‘ para moradores de Nova IguaΓ§u, na Baixada Fluminense, em parceria com a Cia. Encena, a Secretaria Municipal de Cultura, a Secretaria Municipal de AssistΓͺncia Social, a Escola CIEP 117 Carlos Drummond de Andrade Intercultural Brasil-Estados Unidos, a Casa da Juventude IguaΓ§uana e a AssociaΓ§Γ£o Comercial e Industrial de Nova IguaΓ§u-ACINI.
Steve Solot Γ© presidente do Latin American Training Center-LATC e Senior Advisor do Albright Stonebridge Group β ASG/DGA
Fonte: Revista de Cinema