Ouvidorias do GDF passam a oferecer atendimento em Libras

Programa visa garantir acessibilidade em todos os Γ³rgΓ£os pΓΊblicos do DF e beneficia comunidade com deficiΓͺncia auditiva

No Dia Nacional de Libras, celebrado nesta quarta-feira (24), as Ouvidorias do GDF passam a contar com uma nova ferramenta que vai facilitar o atendimento e a comunicaΓ§Γ£o com pessoas surdas. O programa DF Libras, por meio de um QR Code prΓ³prio, disponibiliza a traduΓ§Γ£o em tempo real para a LΓ­ngua Brasileira de Sinais (Libras) em todos os atendimentos presenciais realizados nas Ouvidorias. A iniciativa Γ© resultado de parceria entre a Controladoria-Geral do Distrito Federal (CGDF) e a Secretaria da Pessoa com DeficiΓͺncia do DF (SEPD).

Para o controlador-geral do DF, Daniel Lima, esta Γ© uma grande novidade para a comunidade surda do DF. β€œCom esta parceria essa parcela da populaΓ§Γ£o terΓ‘ acesso a um atendimento inclusivo e adaptado Γ  sua realidade”, anunciou o controlador-geral.

A ouvidora-geral do DF, Fernanda Oliveira, explicou como serΓ‘ o procedimento. β€œTeremos um QR Code nas ouvidorias, que acionarΓ‘ o DF Libras. Basta escanear o cΓ³digo durante o atendimento, que serΓ‘ iniciada uma chamada com um intΓ©rprete de Libras. Assim, o atendimento serΓ‘, em tempo real e traduzido em Libras”, contou a ouvidora-geral.

β€œCom esta parceria essa parcela da populaΓ§Γ£o terΓ‘ acesso a um atendimento inclusivo e adaptado Γ  sua realidade”

Daniel Lima, controlador-geral do DF

O DF Libras foi lanΓ§ado pelo Governo do Distrito Federal (GDF), em dezembro de 2023, com o objetivo de tornar mais fΓ‘cil a comunicaΓ§Γ£o para pessoas com deficiΓͺncia auditiva. Agora, disponΓ­vel na Rede de Ouvidorias do DF, os cidadΓ£os surdos podem contar com tradutores de Libras para acessar os serviΓ§os pΓΊblicos em qualquer horΓ‘rio todos os dias da semana sem dificuldades.

O objetivo do GDF Γ© implementar o DF Libras em todos os seus Γ³rgΓ£os, tornando os serviΓ§os governamentais mais acessΓ­veis e inclusivos. Atualmente, cerca de 113 mil pessoas no DF tΓͺm algum tipo de deficiΓͺncia, representando 3,8% da populaΓ§Γ£o local.

AlΓ©m do DF Libras, a Rede de Ouvidorias do DF tem implementado novas ferramentas para tornar os serviΓ§os de controle social mais inclusivos. Desde marΓ§o deste ano, a plataforma do Participa DF conta com melhorias que facilitam a utilizaΓ§Γ£o para pessoas com deficiΓͺncia (PcD) visual que usam o programa NVDA (trata-se de um software para a leitura de tela, um programa em cΓ³digo aberto que vai β€œler” o Windows para facilitar a inclusΓ£o digital de deficientes visuais).

Como funciona?

O programa utiliza a plataforma ICOM para conectar intΓ©rpretes de Libras em videochamadas ao vivo, permitindo a traduΓ§Γ£o entre o cidadΓ£o surdo e os servidores pΓΊblicos. Essa iniciativa nΓ£o sΓ³ facilita a comunicaΓ§Γ£o, mas tambΓ©m promove a inclusΓ£o, garantindo acesso igualitΓ‘rio aos serviΓ§os para toda a comunidade surda.

β€œEstamos felizes em fazer essa parceria com a Ouvidoria justamente por este ser um Γ³rgΓ£o que oferece serviΓ§os de controle social. Isso significa que a comunidade surda, contando com mais essa ferramenta, poderΓ‘ usufruir dos seus direitos como cidadΓ£os”

FlΓ‘vio Pereira dos Santos, secretΓ‘rio da Pessoa com DeficiΓͺncia do DF

Utilizando um aplicativo disponΓ­vel para download em diversas plataformas, os usuΓ‘rios podem se comunicar com os intΓ©rpretes em tempo real, eliminando as barreiras de comunicaΓ§Γ£o. Isso significa que nΓ£o Γ© mais necessΓ‘rio marcar um horΓ‘rio antecipadamente para solicitar o atendimento especializado, como era no antigo procedimento.

O DF Libras oferece Γ  comunidade surda o atendimento por meio de videochamadas em tempo real, com intermediaΓ§Γ£o por intΓ©rpretes de Libras, todos os dias da semana, em qualquer horΓ‘rio. Para isso, basta que a pessoa com deficiΓͺncia, previamente cadastrada junto ao GDF, realize o download do aplicativo, jΓ‘ disponΓ­vel para diversas plataformas.

Outra opΓ§Γ£o Γ© solicitar a intermediaΓ§Γ£o do atendimento por um intΓ©rprete no Γ³rgΓ£o pΓΊblico pelo prΓ³prio servidor responsΓ‘vel pelo atendimento. Anteriormente, o usuΓ‘rio precisava agendar o serviΓ§o pela Central de IntermediaΓ§Γ£o em Libras (CIL), presencialmente.

β€œΓ‰ uma polΓ­tica pΓΊblica de acessibilidade na Γ‘rea de comunicaΓ§Γ£o. Estamos felizes em fazer essa parceria com a Ouvidoria justamente por este ser um Γ³rgΓ£o que oferece serviΓ§os de controle social. Isso significa que a comunidade surda, contando com mais essa ferramenta, poderΓ‘ usufruir dos seus direitos como cidadΓ£os. Logo mais, outras entidades pΓΊblicas tambΓ©m participarΓ£o da implementaΓ§Γ£o do DF Libras”, afirmou o secretΓ‘rio da Pessoa com DeficiΓͺncia do DF, FlΓ‘vio Pereira dos Santos.

Veja abaixo como acessar a plataforma.

Para atendimentos presenciais:

β†’ Ao chegar ao balcΓ£o de atendimento, o usuΓ‘rio surdo pode acessar a plataforma pela leitura do QR Code presente no cartaz ou adesivo do programa DF Libras ou pelo aplicativo do ICOM;
β†’ Acesse o aplicativo ICOM;
β†’ Dica: para nΓ£o consumir seu pacote de dados de internet, opte por acionar a plataforma por meio do aplicativo do ICOM;
β†’ Clique no botΓ£o β€œDF Libras” ou faΓ§a a leitura do QR Code para ler um cΓ³digo nos cartazes ou adesivos;
β†’ Selecione β€œiniciar videochamada” e aguarde atΓ© ser atendido;
β†’ Ao ser atendido, se comunique normalmente que o intΓ©rprete irΓ‘ traduzir a conversa em Libras;
β†’ NΓ£o se esqueΓ§a de deixar o celular na horizontal.

Para atendimentos nos canais digitais

β†’ O usuΓ‘rio surdo pode acessar a plataforma nos websites e aplicativo das secretarias do Distrito Federal ao clicar no botΓ£o β€œSAC Libras – Atendimento Online”;
β†’ Quando acionada, a plataforma abre uma videochamada em que o intΓ©rprete conversa com o surdo pelo vΓ­deo, em Libras;
β†’ O intΓ©rprete, apoiado por um script de atendimento, irΓ‘ ligar para os telefones permitidos pelas secretarias (como, por exemplo, 190) e irΓ‘ traduzir para o servidor pΓΊblico, por telefone, as dΓΊvidas e comentΓ‘rios do usuΓ‘rio surdo.

Fonte: AgΓͺncia BrasΓ­lia

CrΓ©ditos: pexels-artempodrez-4492135

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