Páscoa solidária: voluntários da Fundação CDL entregam mais de 2,5 mil ovos artesanais para crianças em situação de acolhimento no DF

Mais de 2.500 crianças e adolescentes de instituições de acolhimento de todo o Distrito Federal receberam ovos de chocolate nesta Páscoa. É a 6ª edição da Páscoa Solidária, ação promovida pela Fundação CDL-DF que reúne voluntários (em geral, comerciantes e empresários/as associados/as da própria entidade) para produzir doces com chocolate de alta qualidade que são distribuídos em casas de acolhimento do Distrito Federal

.

Entre as instituições estão, por exemplo, a Casa de Ismael, Abrace, Associação Viver, Batuíra, Lar São José, Instituto Carinho, Casa do Caminho, Nosso Lar, Lar Chico Xavier e Instituto Aconchego.

A ação ocorre desde 2019 e, no ano passado, a Fábrica de Chocolate da Fundação CDL-DF, nome dado pela presidente da Fundação, Andréa Vasquez, para o local em os ovos são feitos, produziu 2 mil unidades do doce. Em 2024, a meta era superar esta marca.

“Nós levamos cerca de uma semana para produzir os 2.500 ovos. A CDL-DF fornece o chocolate, que é de excelente qualidade, e nós, da direção da Fundação, mobilizamos amigos e familiares voluntários para nos ajudar a produzir os ovos. Não é preciso ter experiência e o resultado faz a alegria de muitas crianças”, conta a presidente. Andrea aponta ainda, o impacto social da produção artesanal. “O trabalho de produção em larga escala, realizado por voluntários, possibilita que façamos a Páscoa de muito mais crianças mais doce e, ao  fim de tudo, nós é que saímos de coração quentinho”, conclui.

Sobre a Fundação CDL-DF

Instituída pela Câmara de Dirigentes Lojistas do Distrito Federal em 1994, com objetivo de ser o braço social da entidade varejista. A Fundação presta apoio a projetos e programas de assistência social direcionados a crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social do DF.

Além da ação  na Páscoa, a Fundação CDL mantém também um projeto chamado “Cativando Sorrisos”.  A ação ocorre desde 2010 e leva atendimento odontológico  gratuito a instituições de acolhimento do DF.  O “Odontomóvel” circula nas regiões administrativas parando  em comunidades e instituições que precisem do atendimento de profissionais de odontologia. Em 2023, foram mais de 1100 crianças, entre 5 e 17 anos, em 6 instituições diferentes, com quase 7 mil procedimentos dentários realizados.

A Fundação CDL-DF promove ainda uma série de ações voltadas ao bem-estar, desenvolvimento intelectual, profissional e psicológico de crianças e adolescentes de comunidades carentes e em vulnerabilidade social. Entre essas ações estão os projetos Conectados, que promove capacitação de jovens por meio de cursos de informática e manutenção de computadores e o Intersonhos, ação que tem como objetivo fomentar o espírito empreendedor em jovens do Distrito Federal e orientá-los sobre as possibilidades de geração de renda e as pluralidades do mercado de trabalho. A Fundação promove campanhas de Natal, Páscoa e Dia das Crianças, além de distribuir kits de higiene para responsáveis por crianças internadas na UTI pediátrica do Hospital Materno-infantil de Brasília (HMIB).

Fonte: RE9 Comunicação

Veja também