Iniciativa estΓ‘ presente nos hospitais de Base, Cidade do Sol e Santa Maria, assim como nas 13 UPAs do DF. Objetivo Γ© acolher pacientes e oferecer escuta ativa e empatia em todas as etapas de atendimento
O acolhimento e a empatia do Projeto Humanizar conquistaram o coraΓ§Γ£o da dona de casa Maria das GraΓ§as da Silva, 74 anos. Ela Γ© orientada pela equipe desde a primeira vez que procurou atendimento urolΓ³gico no Hospital de Base do Distrito Federal (HBDF), em 2021. βMeu filho nΓ£o estΓ‘ aqui para andar comigo, porque ele mora em GoiΓ’nia. EntΓ£o, Deus preparou anjos para me ajudarem. Me passam informaΓ§Γ΅es, me levam Γ s salas e atΓ© marcam exames para mimβ, conta.
Idealizado pela primeira-dama Mayara Noronha Rocha, o Projeto Humanizar Γ© realizado pelo Instituto de GestΓ£o EstratΓ©gica de SaΓΊde do Distrito Federal (IgesDF) e estΓ‘ presente nas unidades geridas pela entidade. Ao todo, sΓ£o 95 auxiliares distribuΓdos no Hospital de Base, Hospital Regional de Santa Maria, Hospital Cidade do Sol e nas 13 unidades de pronto atendimento (UPA). Em 2023, foram registrados 841.306 atendimentos e, neste ano, apenas em janeiro e fevereiro, houve mais de 101 mil acolhimentos.
Para Maria, o projeto ajuda a amenizar as dores de quem procura o serviΓ§o de saΓΊde e facilita o acesso aos serviΓ§os. βMuita gente tem dificuldade em entender algumas coisas, e eu sou uma delas. JΓ‘ estou idosa, Γ s vezes fico estressada e ansiosa. Sem alguΓ©m para me ajudar, fica muito difΓcilβ, pontua ela, que mora em Planaltina.
O braΓ§o direito da idosa no HBDF Γ© o auxiliar de humanizaΓ§Γ£o Thyago Moura, 20. Ele criou um laΓ§o de amizade com Maria das GraΓ§as e a acompanha em consultas e exames, alΓ©m de acalmΓ‘-la quando preciso. βNΓ³s fazemos o acolhimento, prestamos informaΓ§Γ΅es, acolhemos o paciente, tentando entender a necessidade dele antes de encaminhar para o devido serviΓ§oβ, explica Thyago, que Γ© estudante de psicologia. βΓ gratificante se colocar no lugar do outro de forma empΓ‘tica, nΓ£o tem preΓ§o. Eles nos devolvem esse cuidado com carinho e feedbacks positivosβ, salienta.
A ideia de humanizar o atendimento nas unidades de saΓΊde surgiu em 2019 e, em 2021, passou a ser executada pelo NΓΊcleo de HumanizaΓ§Γ£o da GerΓͺncia de GestΓ£o do Conhecimento e HumanizaΓ§Γ£o do IgesDF. O impacto na experiΓͺncia dos pacientes pode ser verificado em nΓΊmeros. Em 2023, a ouvidoria recebeu 71 avaliaΓ§Γ΅es positivas do serviΓ§o. Em janeiro deste ano, mais 21 foram registradas.
Fonte: Jornal De BrasΓlia
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