Pesquisa Mapa ESG Brasil, apresentada pelo Plano e Mynd, mostram que o assunto de responsabilidade social, ambiental e de governanΓ§a vem sendo tratado com maior importΓ’ncia nas empresas
A abordagem das pautas de cunho social, meio-ambiente e de governanΓ§a vem sendo tratada de forma mais madura pelas empresas no Brasil. Essa Γ© uma das principais conclusΓ΅es da pesquisa Mapa ESG Brasil, feita pela consultoria Plano, em parceria com a Mynd, e realizada pela Ilumeo.
O mapeamento foi divulgado nesta terΓ§a-feira, 13, e usou como base pesquisas, relatΓ³rios e artigos a respeito da temΓ‘tica ESG, publicados entre 2019 e junho de 2024.
Em 2023, por exemplo, quando questionadas sobre as razΓ΅es que as levam a promover aΓ§Γ΅es e adotar polΓticas ESG, o real impacto no meio-ambiente e na sociedade era citado por 57% das empresas respondentes. Agora, em 2024, esse Γndice subiu para 78%.
A reputaΓ§Γ£o de marca tambΓ©m continua forte como as razΓ΅es motivadoras de adoΓ§Γ£o de princΓpios ESG. Nesta ediΓ§Γ£o do ano, 77% das empresas citaram a reputaΓ§Γ£o de mercado como o elemento principal para abordar as causas de governanΓ§a corporativa, responsabilidade social e ambiental. Em 2023, esse Γndice era de 61%.
As empresas tambΓ©m estΓ£o mais atentas para os impactos que essas aΓ§Γ΅es podem gerar entre seus prΓ³prios colaboradores. O maior engajamento com o pΓΊblico interno foi uma das razΓ΅es citadas por 63% dos entrevistados na ediΓ§Γ£o atual da pesquisa (no ano passado, o Γndice era de 33%.
βEsses dados mostram o movimento de empresas sΓ©rias em busca de responsabilidade em suas aΓ§Γ΅es, seja no desenvolvimento de produtos Γ contrataΓ§Γ£o de um time diverso e construΓ§Γ£o de narrativas de negΓ³cios que construam suas empresas com autoridade e reputaΓ§Γ£o junto Γ sociedadeβ, avalia Vivi Duarte, CEO da Plano, consultoria que, desde abril deste ano, passou a fazer parte da Mynd, como pilar de ESG da companhia.
O Social dentro do ESG
Outro dado apresentado pelo Mapa ESG Brasil diz respeito Γ adesΓ£o a cada uma dessas letras que compΓ΅em a sigla. Para 72% das empresas, as aΓ§Γ΅es de responsabilidade social sΓ£o a prioridade em suas atividades dentro do universo ESG. A GovernanΓ§a corporativa foi apontada como prioridade na agenda de 68% enquanto as aΓ§Γ΅es de preservaΓ§Γ£o e conservaΓ§Γ£o do meio-ambiente foram citadas por 66%.}
A pesquisa tambΓ©m procurou apontar quais fatores as empresas considerem essenciais para que sua agenda ESG seja construΓda e cumprida com sucesso. Na lideranΓ§a (com 56% das citaΓ§Γ΅es) apareceu a capacitaΓ§Γ£o de lideranΓ§as e colaboradores, seguida pela colocaΓ§Γ£o do ESG na agenda de negΓ³cios (com 48% das citaΓ§Γ΅es).
TambΓ©m foram citados como fatores essenciais para o sucesso do ESG o OrΓ§amento Dedicado (47%), Cultura de Sustentabilidade Forte (43%) e a promoΓ§Γ£o de aΓ§Γ΅es de conscientizaΓ§Γ£o (43%).
Para Vivi Duarte, a forma pela qual as empresas podem incorporar a agenda Social e promover, de fato, aΓ§Γ΅es que gerem impactos positivos, Γ© atuar de forma relevante junto Γ s suas audiΓͺncias de publico interno e externo, considerando que temas como raΓ§a, gΓͺnero e diversidade sΓ£o aliados de novos negΓ³cios, alΓ©m de promover impacto positivo socialmente.
βUma empresa ativa dentro destas narrativas e aΓ§Γ΅es positivas tem muito mais relevΓ’ncia para os consumidores e colaboradoresβ, completa Vivi.
A executiva cita, ainda, outra informaΓ§Γ£o, extraΓda do estudo KPMG CEO Outlook 2023, de que 69% dos CEOs afirmam incorporar totalmente ESG em seus negΓ³cios como meio de gerar valor. βO tema Γ© relevante e nΓ£o irΓ‘ recuar no mundo dos negΓ³cios e no radar dos consumidores e sociedade. Ao contrΓ‘rio do que muitos pensam, avanΓ§arΓ‘ e deve ganhar cada vez mais valorβ, projeta.
Fonte: Meio&Mensagem
(CrΓ©dito: Shutterstock)