Quais fatores impulsionam as empresas a abraΓ§ar as pautas ESG?

Pesquisa Mapa ESG Brasil, apresentada pelo Plano e Mynd, mostram que o assunto de responsabilidade social, ambiental e de governanΓ§a vem sendo tratado com maior importΓ’ncia nas empresas

A abordagem das pautas de cunho social, meio-ambiente e de governanΓ§a vem sendo tratada de forma mais madura pelas empresas no Brasil. Essa Γ© uma das principais conclusΓ΅es da pesquisa Mapa ESG Brasil, feita pela consultoria Plano, em parceria com a Mynd, e realizada pela Ilumeo.

O mapeamento foi divulgado nesta terΓ§a-feira, 13, e usou como base pesquisas, relatΓ³rios e artigos a respeito da temΓ‘tica ESG, publicados entre 2019 e junho de 2024.

Em 2023, por exemplo, quando questionadas sobre as razΓ΅es que as levam a promover aΓ§Γ΅es e adotar polΓ­ticas ESG, o real impacto no meio-ambiente e na sociedade era citado por 57% das empresas respondentes. Agora, em 2024, esse Γ­ndice subiu para 78%.

A reputaΓ§Γ£o de marca tambΓ©m continua forte como as razΓ΅es motivadoras de adoΓ§Γ£o de princΓ­pios ESG. Nesta ediΓ§Γ£o do ano, 77% das empresas citaram a reputaΓ§Γ£o de mercado como o elemento principal para abordar as causas de governanΓ§a corporativa, responsabilidade social e ambiental. Em 2023, esse Γ­ndice era de 61%.

As empresas tambΓ©m estΓ£o mais atentas para os impactos que essas aΓ§Γ΅es podem gerar entre seus prΓ³prios colaboradores. O maior engajamento com o pΓΊblico interno foi uma das razΓ΅es citadas por 63% dos entrevistados na ediΓ§Γ£o atual da pesquisa (no ano passado, o Γ­ndice era de 33%.

β€œEsses dados mostram o movimento de empresas sΓ©rias em busca de responsabilidade em suas aΓ§Γ΅es, seja no desenvolvimento de produtos Γ  contrataΓ§Γ£o de um time diverso e construΓ§Γ£o de narrativas de negΓ³cios que construam suas empresas com autoridade e reputaΓ§Γ£o junto Γ  sociedade”, avalia Vivi Duarte, CEO da Plano, consultoria que, desde abril deste ano, passou a fazer parte da Mynd, como pilar de ESG da companhia.

O Social dentro do ESG
Outro dado apresentado pelo Mapa ESG Brasil diz respeito Γ  adesΓ£o a cada uma dessas letras que compΓ΅em a sigla. Para 72% das empresas, as aΓ§Γ΅es de responsabilidade social sΓ£o a prioridade em suas atividades dentro do universo ESG. A GovernanΓ§a corporativa foi apontada como prioridade na agenda de 68% enquanto as aΓ§Γ΅es de preservaΓ§Γ£o e conservaΓ§Γ£o do meio-ambiente foram citadas por 66%.}

A pesquisa tambΓ©m procurou apontar quais fatores as empresas considerem essenciais para que sua agenda ESG seja construΓ­da e cumprida com sucesso. Na lideranΓ§a (com 56% das citaΓ§Γ΅es) apareceu a capacitaΓ§Γ£o de lideranΓ§as e colaboradores, seguida pela colocaΓ§Γ£o do ESG na agenda de negΓ³cios (com 48% das citaΓ§Γ΅es).

TambΓ©m foram citados como fatores essenciais para o sucesso do ESG o OrΓ§amento Dedicado (47%), Cultura de Sustentabilidade Forte (43%) e a promoΓ§Γ£o de aΓ§Γ΅es de conscientizaΓ§Γ£o (43%).

Para Vivi Duarte, a forma pela qual as empresas podem incorporar a agenda Social e promover, de fato, aΓ§Γ΅es que gerem impactos positivos, Γ© atuar de forma relevante junto Γ s suas audiΓͺncias de publico interno e externo, considerando que temas como raΓ§a, gΓͺnero e diversidade sΓ£o aliados de novos negΓ³cios, alΓ©m de promover impacto positivo socialmente.

β€œUma empresa ativa dentro destas narrativas e aΓ§Γ΅es positivas tem muito mais relevΓ’ncia para os consumidores e colaboradores”, completa Vivi.

A executiva cita, ainda, outra informaΓ§Γ£o, extraΓ­da do estudo KPMG CEO Outlook 2023, de que 69% dos CEOs afirmam incorporar totalmente ESG em seus negΓ³cios como meio de gerar valor. β€œO tema Γ© relevante e nΓ£o irΓ‘ recuar no mundo dos negΓ³cios e no radar dos consumidores e sociedade. Ao contrΓ‘rio do que muitos pensam, avanΓ§arΓ‘ e deve ganhar cada vez mais valor”, projeta.

Fonte: Meio&Mensagem
(CrΓ©dito: Shutterstock)

Veja tambΓ©m