Mais de 300 instituiçáes foram beneficiadas no perΓodo; quantidade Γ© suficiente para preparar mais de 5 milhΓ΅es de refeiçáes
Cerca de 374 mil famΓlias brasileiras em situação de vulnerabilidade foram beneficiadas por meio de iniciativas de impacto social desenvolvidas pelo AssaΓ Atacadista em 2022. No total, entre doaçáes diretas (realizadas pela empresa), campanhas de arrecadação com clientes e parcerias, mais de 2,5 mil toneladas de alimentos foram doadas para 307 instituiçáes e comunidades nas regiΓ΅es onde a Companhia conta com operação. A quantidade Γ© suficiente para contribuir no preparo de mais de 5 milhΓ΅es de pratos de comida e parte das distribuiçáes tambΓ©m sΓ£o acompanhadas por itens de higiene pessoal.
Os nΓΊmeros refletem o movimento da empresa para intensificar as suas açáes frente ao cenΓ‘rio de inseguranΓ§a alimentar e ao combate Γ fome no Brasil Em 2022, a rede atacadista foi a primeira empresa do segmento a se tornar signatΓ‘ria do Pacto pelos 15% com Fome, iniciativa da ONG Ação da Cidadania para estimular a doação de alimentos por diferentes atores da sociedade civil. TambΓ©m no mesmo ano, o AssaΓ lanΓ§ou o Instituto AssaΓ, divisΓ£o social da Companhia que tem o combate Γ inseguranΓ§a alimentar como um de seus eixos de atuação.
βNo AssaΓ, acreditamos que combater a fome Γ© uma missΓ£o urgente e coletiva. Temos trabalhado tanto para ampliarmos os nossos esforΓ§os como tambΓ©m para engajarmos cada vez mais parcerias que possam contribuir para a doação de alimentos e, tambΓ©m, levar apoio a famΓlias em situação de vulnerabilidade. Estamos contentes com o resultado alcanΓ§ado no ΓΊltimo ano, mas sabemos que este Γ© um desafio diΓ‘rio e que hΓ‘ muito a se fazer. Por isso, reforΓ§amos o nosso compromisso em continuar atuando no combate Γ inseguranΓ§a alimentar por meio de açáes que geram transformação e prosperidade Γ sociedadeβ, ressalta FΓ‘bio Lavezo β Gerente de Sustentabilidade e Investimento Social do AssaΓ Atacadista.
Entre as iniciativas durante 2022, tambΓ©m se destaca o Programa Destino Certo, que separa frutas, verduras e legumes sem valor comercial, mas em perfeito estado para consumo, e, com o auxΓlio da foodtech Connecting Food, rastreia organizaçáes que precisam das doaçáes. Desta forma, o programa contribui tanto para que as doaçáes cheguem a comunidades em situação de vulnerabilidade e na redução do desperdΓcio de alimentos, porque traz uma segunda chance a itens que foram rejeitados esteticamente no momento da venda, mas que estΓ£o prΓ³prios para serem consumidos. Neste programa, o AssaΓ incluiu 60 novas organizaçáes que passaram a contar com o apoio recorrente das doaçáes da Cia.
Ainda no combate Γ fome, por meio do Instituto AssaΓ, a empresa promoveu durante 2022 diversas campanhas de arrecadação em conjunto com clientes, fornecedores(as) e colaboradores(as), o que resultou em mais de mais de 510 toneladas em doaçáes para organizaçáes locais prΓ³ximas Γ s lojas do atacadista. Especialmente em dezembro, a Companhia realizou a campanha βAlimento A Gente Compartilhaβ e incrementou em 15% a quantidade total de alimentos doados por clientes.
Crédito: Divulgação