Rede atacadista doa mais de 2,5 mil toneladas de alimentos em 2022

Mais de 300 instituiçáes foram beneficiadas no período; quantidade é suficiente para preparar mais de 5 milháes de refeiçáes

Cerca de 374 mil famílias brasileiras em situação de vulnerabilidade foram beneficiadas por meio de iniciativas de impacto social desenvolvidas pelo Assaí Atacadista em 2022. No total, entre doaçáes diretas (realizadas pela empresa), campanhas de arrecadação com clientes e parcerias, mais de 2,5 mil toneladas de alimentos foram doadas para 307 instituiçáes e comunidades nas regiáes onde a Companhia conta com operação. A quantidade é suficiente para contribuir no preparo de mais de 5 milháes de pratos de comida e parte das distribuiçáes também são acompanhadas por itens de higiene pessoal.

Os números refletem o movimento da empresa para intensificar as suas açáes frente ao cenÑrio de insegurança alimentar e ao combate à fome no Brasil Em 2022, a rede atacadista foi a primeira empresa do segmento a se tornar signatÑria do Pacto pelos 15% com Fome, iniciativa da ONG Ação da Cidadania para estimular a doação de alimentos por diferentes atores da sociedade civil. Também no mesmo ano, o Assaí lançou o Instituto Assaí, divisão social da Companhia que tem o combate à insegurança alimentar como um de seus eixos de atuação.

β€œNo AssaΓ­, acreditamos que combater a fome Γ© uma missΓ£o urgente e coletiva. Temos trabalhado tanto para ampliarmos os nossos esforΓ§os como tambΓ©m para engajarmos cada vez mais parcerias que possam contribuir para a doação de alimentos e, tambΓ©m, levar apoio a famΓ­lias em situação de vulnerabilidade. Estamos contentes com o resultado alcanΓ§ado no ΓΊltimo ano, mas sabemos que este Γ© um desafio diΓ‘rio e que hΓ‘ muito a se fazer. Por isso, reforΓ§amos o nosso compromisso em continuar atuando no combate Γ  inseguranΓ§a alimentar por meio de açáes que geram transformação e prosperidade Γ  sociedade”, ressalta FΓ‘bio Lavezo – Gerente de Sustentabilidade e Investimento Social do AssaΓ­ Atacadista.

Entre as iniciativas durante 2022, também se destaca o Programa Destino Certo, que separa frutas, verduras e legumes sem valor comercial, mas em perfeito estado para consumo, e, com o auxílio da foodtech Connecting Food, rastreia organizaçáes que precisam das doaçáes. Desta forma, o programa contribui tanto para que as doaçáes cheguem a comunidades em situação de vulnerabilidade e na redução do desperdício de alimentos, porque traz uma segunda chance a itens que foram rejeitados esteticamente no momento da venda, mas que estão próprios para serem consumidos. Neste programa, o Assaí incluiu 60 novas organizaçáes que passaram a contar com o apoio recorrente das doaçáes da Cia.

Ainda no combate Γ  fome, por meio do Instituto AssaΓ­, a empresa promoveu durante 2022 diversas campanhas de arrecadação em conjunto com clientes, fornecedores(as) e colaboradores(as), o que resultou em mais de mais de 510 toneladas em doaçáes para organizaçáes locais prΓ³ximas Γ s lojas do atacadista. Especialmente em dezembro, a Companhia realizou a campanha β€˜Alimento A Gente Compartilha’ e incrementou em 15% a quantidade total de alimentos doados por clientes.

Crédito: Divulgação

Veja tambΓ©m