ConheΓ§a a histΓ³ria de Eliezer, que morava nas ruas e teve um novo destino graΓ§as ao programa de qualificaΓ§Γ£o profissional do GDF
βEu cheguei a BrasΓlia com pouca coisa, mas confiante de que daria certo para eu ter uma vida melhorβ.Β Foi com o objetivo de conquistar melhores condiΓ§Γ΅es que Eliezer Pereira, 33 anos, deixou a famΓlia no ParanΓ‘ e veio para o Distrito Federal. Mas nem tudo foi como o planejado. Aos poucos, ele foi perdendo os amigos, o emprego e atΓ© mesmo a casa em que morava.
Com uma mochila, uma rede e cinco peΓ§as de roupa, Eliezer chegou a um ponto em que precisava de doaΓ§Γ£o de alimentos para garantir o que comer. βFoi uma fase horrΓvel, pΓ©ssima. O pensamento foi me matando e, de repente, eu jΓ‘ nΓ£o ligava para mais nada. Quando reparei, eu estava morando no chΓ£o da RodoviΓ‘ria do Plano Pilotoβ, compartilhou.
GraΓ§as ao apoio e acolhimento recebido pelos programas do Governo do Distrito Federal (GDF), a vida de Eliezer ganhou um novo rumo. Por cerca de 30 dias, ele ganhou um abrigo oferecido pela Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), com direito a quatro refeiΓ§Γ΅es por dia, cama para dormir, atendimento psicolΓ³gico e o mais importante: a ressocializaΓ§Γ£o.
βLΓ‘ eu conheci novas pessoas, e foi onde todos eram iguais e estavam passando pela mesma situaΓ§Γ£oβ, revelou. Foi quando chegou Γ casa de acolhimento que Eliezer comeΓ§ou a ter acesso a todos os benefΓcios e programas sociais dos governos local e federal. βPara quem precisa e quer mudar de vida, a casa de acolhimento Γ© necessΓ‘ria. Eu cheguei lΓ‘ com absolutamente nada e comecei a ter bolsa-famΓlia, auxΓlio-vulnerabilidade, enfim, comecei a ter meu dinheiroβ, relatou.
Com o acompanhamento adequado realizado pela equipe tΓ©cnica da Sedes, Eliezer comeΓ§ou a traΓ§ar metas e objetivos para conquistar a vida que almejava. A primeira grande conquista foi ter sido selecionado no RenovaDF, curso de qualificaΓ§Γ£o profissional de auxiliar de manutenΓ§Γ£o.
βEu jΓ‘ tive muitas conquistas grandes, mas, depois de tudo o que eu passei, a aprovaΓ§Γ£o no RenovaDF foi a maior de todasβ, destacou. Por cerca de trΓͺs meses, Eliezer aprendeu noΓ§Γ΅es de diferentes profissΓ΅es, como carpinteiro, jardineiro, eletricista, encanador, serralheiro e pedreiro. Foi nesse perΓodo que ele conheceu os restaurantes comunitΓ‘rios, onde se alimentava de forma balanceada a um preΓ§o justo.
βConheci o Restaurante ComunitΓ‘rio e comecei a utilizar. Ele fez parte da minha histΓ³ria e me trazia dignidade e alimentaΓ§Γ£o. Me sentia bem em saber que estava comendo o que todo mundo comia. Eu me sentia valorizado, humanoβ, disse. Certo dos objetivos que havia traΓ§ado para sua vida profissional, a bolsa garantida pelo RenovaDF foi um divisor de Γ‘guas para conseguir o trabalho que tem hoje.
βQuando recebi o pagamento no primeiro mΓͺs, eu aluguei um lugar para morar. No segundo pagamento, eu comprei um notebook e comecei a trabalhar com mΓdia social. Hoje, eu nΓ£o reconheΓ§o mais aquele cara de anos atrΓ‘s. Decidi nunca mais retrocederβ, concluiu.
De acordo com o subsecretΓ‘rio de AssistΓͺncia Social da Sedes, Coracy Chavante, as unidades de acolhimento da secretaria sΓ£o o primeiro passo para quem procura uma vida melhor. βO Centro Pop, alΓ©m de fazer a guarda de pertences, acesso a documentos e um local para higiene pessoal, Γ© um espaΓ§o para acesso a serviΓ§os socioassistenciais que tem o objetivo de dar a essa populaΓ§Γ£o autonomia para reconstruir a prΓ³pria histΓ³ria de vida. Γ mostrar que cada um Γ© capaz de ter uma vida digna, uma profissΓ£o e retomar o convΓvio familiar, jΓ‘ que muitos deles perderam esse vΓnculo ao longo da trajetΓ³ria nas ruasβ, explicou o subsecretΓ‘rio.
Agora, Eliezer trabalha para conquistar seu maior sonho pessoal: voltar para a famΓlia e rever seu filho, de quatro anos. Assim como ele, outras milhares de pessoas tΓͺm a oportunidade de mudar de vida com o apoio e incentivo do GDF. Todos os programas sociais estΓ£o disponΓveis noΒ site da SedesΒ e podem ser solicitados em uma das unidades do Centro de ReferΓͺncia de AssistΓͺncia Social (Cras).
Fonte: AgΓͺncia BrasΓlia
CrΓ©ditos: pexels-timur-weber-9533059