Ação vai ocorrer, durante a próxima semana, no estacionamento do Ministério da Educação e vai oferecer exames preventivos, consultas médicas e workshops de alimentação saudável
Com o objetivo de fortalecer a cultura de prevenção e promover a saúde integral da população, as unidades móveis do Sesc-DF vão ficar durante toda a próxima semana (22 a 26/05) estacionadas no Ministério da Educação. O objetivo é oferecer atendimentos médicos, exames preventivos e atividades educativas de forma totalmente gratuita para servidores, colaboradores e a população em geral.
Os atendimentos vão ocorrer das 08 horas às 16 horas. Não haverá distribuição de senhas. O agendamento será feito conforme procura.
A iniciativa busca facilitar o acesso a cuidados essenciais de saúde, detecção precoce de doenças, além de incentivar a adoção de hábitos de vida mais saudáveis.
Estrutura e Serviços Disponíveis
A ação contará com uma estrutura móvel completa para atender diferentes frentes da saúde pública e do bem-estar:
- Unidade Móvel Saúde da Mulher: Dedicada ao cuidado feminino, realizará exames essenciais como mamografias e preventivos (Papanicolau).
- Ônibus da Saúde: Oferecerá consultas médicas e de enfermagem, testes rápidos para Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) e o procedimento de inserção de DIU.
- Van Oftalmológica: Focada na saúde da visão, disponibilizará consultas oftalmológicas e exames de refração para diagnóstico de problemas de grau.
- Cozinha Eficiente: Espaço dinâmico voltado para a realização de palestras e workshops práticos sobre alimentação saudável.
Educação em Saúde e Conscientização
Além da frente clínica e de exames, o evento promoverá um ciclo de conscientização focado na Educação em Saúde Física e Sustentabilidade. O objetivo é munir os participantes com informações práticas sobre:
- Doenças Crônicas: Prevenção, diagnóstico precoce e manejo adequado de Hipertensão Arterial e Diabetes Mellitus.
- Prevenção e Imunização: Orientações sobre a importância de manter a carteira de vacinação atualizada e de realizar check-ups regulares.
- Alimentação Saudável: Oficinas práticas na Cozinha Eficiente para incentivar escolhas nutritivas e sustentáveis no dia a dia.
“Cumprindo nossa missão de promover o bem-estar, o Sesc-DF celebra essa parceria com o MEC. Trazer nossas unidades móveis para a Esplanada quebra barreiras de tempo e acesso, permitindo que os servidores cuidem da saúde com a excelência que merecem, direto no ambiente de trabalho”, destaca Valcides de Araújo, Diretor Regional do Sesc-DF
Serviço:
Sesc-DF leva atendimentos gratuitos à Esplanada dos Ministérios
Datas: 22 a 26/05/2026
Horário: 08 às 16h
Atendimentos: inserção de DIU, mamografias e preventivos (Papanicolau), testes rápidos para Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), exame oftalmológico, palestras e workshops práticos sobre alimentação saudável
Fonte: Assessoria de Imprensa Sesc-DF