Saúde Integral: Sesc-DF oferece atendimentos gratuitos na Esplanada dos Ministérios

Ação vai ocorrer, durante a próxima semana, no estacionamento do Ministério da Educação e vai oferecer exames preventivos, consultas médicas e workshops de alimentação saudável 

Com o objetivo de fortalecer a cultura de prevenção e promover a saúde integral da população, as unidades móveis do Sesc-DF vão ficar durante toda a próxima semana (22 a 26/05) estacionadas no Ministério da Educação. O objetivo é oferecer atendimentos médicos, exames preventivos e atividades educativas de forma totalmente gratuita para servidores, colaboradores e a população em geral.

Os atendimentos vão ocorrer das 08 horas às 16 horas. Não haverá distribuição de senhas. O agendamento será feito conforme procura.

A iniciativa busca facilitar o acesso a cuidados essenciais de saúde, detecção precoce de doenças, além de incentivar a adoção de hábitos de vida mais saudáveis.

Estrutura e Serviços Disponíveis

A ação contará com uma estrutura móvel completa para atender diferentes frentes da saúde pública e do bem-estar:

  • Unidade Móvel Saúde da Mulher: Dedicada ao cuidado feminino, realizará exames essenciais como mamografias e preventivos (Papanicolau).
  • Ônibus da Saúde: Oferecerá consultas médicas e de enfermagem, testes rápidos para Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) e o procedimento de inserção de DIU.
  • Van Oftalmológica: Focada na saúde da visão, disponibilizará consultas oftalmológicas e exames de refração para diagnóstico de problemas de grau.
  • Cozinha Eficiente: Espaço dinâmico voltado para a realização de palestras e workshops práticos sobre alimentação saudável.

Educação em Saúde e Conscientização

Além da frente clínica e de exames, o evento promoverá um ciclo de conscientização focado na Educação em Saúde Física e Sustentabilidade. O objetivo é munir os participantes com informações práticas sobre:

  • Doenças Crônicas: Prevenção, diagnóstico precoce e manejo adequado de Hipertensão Arterial e Diabetes Mellitus.
  • Prevenção e Imunização: Orientações sobre a importância de manter a carteira de vacinação atualizada e de realizar check-ups regulares.
  • Alimentação Saudável: Oficinas práticas na Cozinha Eficiente para incentivar escolhas nutritivas e sustentáveis no dia a dia.

“Cumprindo nossa missão de promover o bem-estar, o Sesc-DF celebra essa parceria com o MEC. Trazer nossas unidades móveis para a Esplanada quebra barreiras de tempo e acesso, permitindo que os servidores cuidem da saúde com a excelência que merecem, direto no ambiente de trabalho”, destaca Valcides de Araújo, Diretor Regional do Sesc-DF

 

Serviço:

Sesc-DF leva atendimentos gratuitos à Esplanada dos Ministérios

Datas: 22 a 26/05/2026

Horário: 08 às 16h

Atendimentos: inserção de DIU, mamografias e preventivos (Papanicolau), testes rápidos para Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), exame oftalmológico, palestras e workshops práticos sobre alimentação saudável

 

Fonte: Assessoria de Imprensa Sesc-DF

 

Veja também