Semana de inovação oferece últimas vagas presenciais; evento começa dia 30 e terá Geni Núñez, Leonora Grcheva e Kamila Camilo

É possível se inscrever pelo site do evento; todas as atividades são gratuitas

Falta menos de um mês para a Semana de Inovação 2025, maior evento de inovação em governo da América Latina, e mais de 80% das vagas presenciais já foram preenchidas. É possível se inscrever por meio do site do evento. São mais de 500 horas de programação gratuita distribuídas em iniciativas on-line e presenciais, na sede da Escola Nacional de Administração Pública (Enap), em Brasília (DF).

Entre as atividades presenciais está a simulação de uma negociação da COP30, liderada por Flávia Bellaguarda, da LaClima, rede latino-americana de advocacy que estará presente nas mesas de negociação da COP30.  A liderança indígena Braulina Baniwa, com ampla experiência em conferências climáticas e na defesa dos direitos dos povos originários também estará na condução da vivência, que contará ainda com dois escrivães registrando o debate e uma facilitadora gráfica, que vai ilustrar as discussões em tempo real. Um representante do governo federal deve participar também da simulação, contribuindo com a perspectiva institucional do governo brasileiro. Ao final da experiência um relatório será disponibilizado aos participantes.

A simulação ocorrerá no dia 02/10, das 16h30 às 18h30. As vagas são limitadas.

A atividade é fruto da curadoria da Ecouniversidade, um ecossistema educacional que com visão sistêmica integra uma rede ampla de saberes rumo a um futuro sustentável. Eles trabalham com educação socioambiental aplicada aos mais diversos contextos e públicos com o intuito de criar mais conexões entre diferentes mundos.

Com o tema “Um Planeta, Uma Chance: inovar para um futuro possível”, a Semana de Inovação deste ano vai antecipar debates da COP30 e trazer novas reflexões e caminhos, especialmente para esfera pública. Ao todo, são cinco eixos temáticos: Comportamento, educação e cultura para a sustentabilidade; Transformação da gestão pública para um desenvolvimento responsável; Novos paradigmas para a regeneração e resiliência; Tecnologias para um novo amanhã, e Territórios e ecossistemas verdes e azuis.

Quem acompanhar pelo computador ou por dispositivo móvel, contará com uma plataforma virtual completa, com transmissão ao vivo, gamificação e conteúdos exclusivos. Já nas atividades presenciais, na Enap, haverá espaços para networking, atividades culturais, vivências, oficinas, palestras e mesas redondas. Confira o que já está confirmado na programação aqui.

Veja alguns dos confirmados abaixo:

Urbanista e especialista em políticas públicas, a inglesa Leonora Grcheva dará a palestra Cidades Humanas, Inteligentes, Criativas e Sustentáveis (CHICS).

Verônica Manguinho com a palestra Liderança e Mudança: Como a Gestão da Transformação Pode Impulsionar a Sustentabilidade nas Organizações Públicas.

O jornalista Marcelo Leite, colunista de ciência do jornal Folha de S. Paulo e responsável pelo blog Virada Psicodélica, do mesmo veículo, vai lançar seu livro “A ciência encantada de Jurema”, dará palestra sobre a obra e participará da mesa redonda Inovação com Base Ancestral: Medicinas Indígenas no SUS, com Edinaldo Rodrigues Xucuru, Elisa Pankararu e Dráulio de Araújo.

A bióloga com especialização em Ecologia e mestre em Design com foco em Ecodesign e Sustentabilidade, Thalita Campbell, apresenta a biomimética aos participantes da SI, por meio da vivência Inovar com a Natureza: Design Biomimético para Desafios Públicos. 

O indígena tupinambá José Kaeté dará a palestra Narrativas Originárias: O que Muda Quando os Povos Indígenas Contam Suas Próprias Histórias?, com a participação de Julia Pasminik, da Universidade da Floresta.

A empreendedora social e diretora Executiva do Instituto Oyá, Kamila Camilo, vai ministrar a palestra Regeneração como caminho: da justiça climática à economia regenerativa, na qual pretende pontuar o papel das lideranças institucionais na criação de ecossistemas regenerativos e os passos pós-COP para um compromisso coletivo duradouro.

A jornalista Mariana Costa vai mediar a mesa redonda Da floresta à mesa: agrofloresta e sistemas alimentares regenerativos, com Claudia Visoni (jornalista, ambientalista e agricultora urbana) e Bruna Oliveira.

As criadoras do podcast 37 Graus, Sarah Azoubel (bióloga) e Bia Guimarães (jornalista) falam sobre o pioneirismo do podcast de divulgação científica. Em palestra com mediação do curador Maurício Boff.

A escritora e ativista indígena Geni Núñez debatendo monocultura e reflorestamento.

Sobre a SI 2025:

A Semana de Inovação 2025 é realizada pela Enap em parceria com a Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (Flacso), o Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), e o Tribunal de Contas da União (TCU), em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e o Ministério da Saúde.

O patrocínio master é da Caixa Econômica Federal. Também são patrocinadores a Itaipu Binacional, a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), a Dataprev, o Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br), o Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e o Governo Federal. O evento conta com apoio da Associação Nacional de Fiscais de Tributos Estaduais (Febrafite), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília (IFB Brasília), do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e da Fundação Dom Cabral.

Saiba mais detalhes sobre a SI em semanadeinovacao.enap.gov.br/.

Veja também