Sustentabilidade passa a ser prioridade entre CEOs

No ano passado, o tópico estava em 6º lugar na lista de preocupações dos líderes corporativos, passando para o 1º neste ano

 

Cada vez mais, é possível ver a preocupação das empresas com o impacto que elas deixam no mundo. O cuidado com o meio ambiente é um dos maiores, uma vez que esse aspecto atinge todas as pessoas, sem exceção. Segundo um estudo feito pelo Institute for Business Value, da IBM, a sustentabilidade subiu para o 1º lugar no ranking de desafios para os CEOs.

 

A pesquisa considerou as respostas de três mil diretores executivos em mais de 40 países, incluindo o Brasil. Para Deise Nicoletto, CEO do Impact Hub Brasília, os dados são positivos. “É muito importante que as empresas tenham líderes com uma visão voltada para os impactos ambientais e sociais. Por isso, a priorização desse assunto nas pautas corporativas é uma ótima notícia, uma vez que nos dá uma perspectiva de um mundo mais sustentável”, afirma.

 

Em 2021, a sustentabilidade havia sido elencada em 6º lugar dentre os desafios para os próximos dois a três anos. Essa rápida transformação também reflete no destinação de recursos, pois ao longo dos últimos cinco anos, os CEOs passaram a investir o dobro da porcentagem em iniciativas sustentáveis.

 

Apesar de algumas dificuldades para manter políticas de sustentabilidade, como barreiras tecnológicas e a falta de dados sobre a área, aos poucos é possível avançar na implementação de iniciativas que levam em consideração o cuidado com o meio ambiente.

 

A boa notícia é que existem produtos pensados para ajudar as organizações a adotar medidas sustentáveis, como a Trilha +Sustentável, do Impact Hub Brasília. O produto é um mapeamento gratuito de Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e ESG (Environmental, Social and Governance, ou “boas práticas ambientais, sociais e de governança”, em português)  e oferece um diagnóstico de sustentabilidade.

Veja também