O programa foi apresentado para mais de 51 mil pessoas como case de sucesso em economia circular
Os maiores reúnem-se! O Tampinha Legal, maior programa socioambiental de caráter educativo em economia circular de iniciativa da indústria de transformação do plástico da América Latina, participou do maior evento do setor, a feira Internacional do Plástico – Plástico Brasil, que aconteceu em São Paulo na última semana.
Na ocasião, o presidente do Instituto SustenPlást, Alfredo Schmitt, apresentou como o Tampinha Legal tornou-se case de sucesso em economia circular. “Nós precisamos retornar para a indústria todos os nossos resíduos pós consumo. No Tampinha Legal, a menor parte da embalagem, a tampa plástica, representa sustentabilidade econômica para quem precisa. Isso é a economia circular acontecendo na prática”, afirmou. Alfredo também destacou que o Tampinha legal contempla o “triple bottom line”, o tripé da sustentabilidade: econômica, social e ambiental. “O Tampinha Legal é economia circular na prática. Através do Tampinha Legal comprovamos o quanto o material plástico pós consumo tem valor e quanto a indústria de transformação de plásticos se importa e contribui efetivamente para o aumento da qualidade de vida de inúmeras famílias.”, finalizou Alfredo.
Além de esclarecimentos sobre o programa, o Tampinha Legal foi apresentado para mais de 51 mil visitantes, ampliando ainda mais a sua visibilidade. Segundo a gerente do Instituto SustenPlást, Simara Souza, isso foi notado através do engajamento com o recolhimento de tampas plásticas na própria feira. “Todos queriam contribuir encaixando as suas tampas plásticas no painel e descartando-as corretamente nos coletores”. Ela salienta também que o objetivo do Tampinha Legal se cumpriu no evento. “Fomentar ações modificadoras de comportamento de massa é um dos principais objetivos do programa. Em um formato lúdico, alegre e inovador impactamos positivamente.”, destacou.
O Tampinha Legal
O Tampinha Legal é realização do Instituto SustenPlást com o apoio do Movimento Plástico Transforma. Através de ações modificadoras de comportamento de massa, aumenta os níveis de esclarecimento quanto ao material plástico e seu destino adequado, promovendo que a economia circular ocorra na prática.
Todos os segmentos da sociedade são convidados a recolher tampas plásticas e destiná-las para entidades assistenciais cadastradas no Tampinha Legal que busca a melhor valorização de mercado para o material. Os valores obtidos são destinados integralmente para as entidades assistenciais participantes sem rateios de material ou repasses de valores. O programa não recebe comissões e/ou gratificações sobre o material coletado. Em 2022 ultrapassou R$ 2,5 milhões de reais destinados 100% para as entidades assistenciais participantes.
Recentemente, lançou no Núcleo Porto Alegre/RS, o Copinho Legal que, seguindo o modelo do Tampinha Legal, destina os recursos obtidos com a venda dos descartáveis plásticos (copos, pratos e talheres) para as entidades assistenciais participantes. O Tampinha Legal atua no Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Minas Gerais, São Paulo, Alagoas, Pernambuco, Goiás, Distrito Federal e Bahia.
Em Porto Alegre, o Tampinha Legal conta com o apoio estratégico da Fundação Gaúcha dos Bancos Sociais da FIERGS. Além do aplicativo (Android e iOS) e site (tampinhalegal.com.br), onde pode-se localizar várias informações tais como os pontos de coleta mais próximos, entidades assistenciais e empresas participantes, etc. Também é possível acompanhar o Tampinha Legal por redes sociais, como YouTube, LinkedIn, Twitter, Instagram, Facebook e TikTok.