Após sete meses de oficinas no Instituto Dom Orione, projeto Cultura Viva encerra ciclo no dia 20 de outubro com apresentações de capoeira, música, dança e poesia, troca de cordões e entrega de certificados
O Instituto Olga Kos DF realiza, no dia 20 de outubro (terça-feira), o encerramento do projeto Cultura Viva – Capoeira e Inclusão, iniciativa desenvolvida em parceria com o Instituto Dom Orione. Desde março de 2026, o projeto promove oficinas continuadas de capoeira, dança e música, com atividades realizadas duas vezes por semana, nos períodos da manhã e da tarde. O Sarau de Encerramento será realizado das 14h às 16h30, na Quadra Poliesportiva do Instituto Dom Orione, com entrada gratuita.
Ao longo de sete meses, os participantes vivenciaram atividades relacionadas à capoeira e à cultura afro-brasileira, envolvendo movimento, ginga, musicalidade, cantos, instrumentos, jogos e brincadeiras populares, expressão corporal e ancestralidade. A proposta buscou utilizar diferentes manifestações culturais como instrumentos de aprendizagem, convivência e inclusão.
O encerramento será também um espaço para valorizar o protagonismo dos participantes e compartilhar com familiares, educadores, parceiros e comunidade as experiências construídas durante as oficinas. A programação reunirá capoeira, música, dança e poesia, apresentando diferentes linguagens trabalhadas durante o projeto.
Um dos momentos do sarau será a roda de capoeira com a Associação de Capoeira Ave Branca. O evento contará ainda com a participação do músico percussionista Lucas Vieira, além da troca de cordões e da entrega de certificados aos participantes.
A capoeira ocupa papel central no projeto por reunir, em uma mesma manifestação cultural, corpo, música, memória, ancestralidade e coletividade. A partir desses elementos, as oficinas estimularam diferentes formas de participação e expressão, respeitando as características e possibilidades de cada participante.
Fonte: Etcetera Comunicação