A 5ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (CNCTI) ocorrerá de 4 a 6 de junho, em Brasília. Através do Projeto Integra, o Conselho Nacional de Saúde (CNS) e demais parceiros irão promover uma conferência livre preparatória para a 5ª CNCTI, que será realizada dia 12/03, na Fiocruz Brasília. Interessados podem participar em formato presencial ou virtual. Para se inscrever, é necessário preencher o formulário online.
Participação social na formulação de políticas de ciência e tecnologia e o papel fundamental da ciência e tecnologia na garantia de direitos, com foco especial no Sistema Único de Saúde (SUS), estão entre os temas que serão abordados na conferência livre, conforme programação abaixo.
Para a abertura das atividades foram convidadas a Ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, a Ministra da Saúde, Nísia Trindade e o Ministro Chefe da Secretaria Geral da Presidência da República, Márcio Macêdo. A Deputada Federal e Coordenadora da Frente Parlamentar em Defesa da Assistência Farmacêutica, Alice Portugal e os representantes das instituições e entidades organizadoras completam a mesa de autoridades.
Programação
Mesa de Abertura (convidados a confirmar):
- Luciana Santos – Ministra de Ciência, Tecnologia e Inovação
- Nísia Trindade Lima – Ministra da Saúde
- Márcio Macêdo – Ministro Chefe da Secretaria Geral da Presidência da República
- Fernando Pigatto – Presidente do CNS
- Socorro Gross – Representante da OPAS/OMS no Brasil
- Alice Portugal – Deputada Federal e Coordenadora da Frente Parlamentar em Defesa da Assistência Farmacêutica
- Mario Moreira – Presidente da Fiocruz
- Fabiana Damásio – Diretora da Fiocruz Brasília
- Silvana Nair Leite – Coordenadora Geral do Instituto ENFar
- Fabio Basílio – Presidente da Fenafar
Mesa de Debate 1: Participação social na Política de Ciência, Tecnologia & Inovação
- Mediador: Ronald Ferreira dos Santos – Secretaria Nacional de Participação Social da Presidência da República
- Debatedores:
- Renato Simões – Secretário Nacional de Participação Social da Presidência da República
- Debora Melecchi – Coordenadora da Comissão Intersetorial de Ciência, Tecnologia e Assistência Farmacêutica do CNS
- Fernando Pigatto – Representação do CNS
Mesa de Debate 2: Ciência e Tecnologia como produtor de direitos: o SUS como exemplo
- Mediador: Jorge Bermudez – Departamento de Política de Medicamentos e Assistência Farmacêutica da Escola Nacional de Saúde Pública – Fiocruz
- Debatedores:
- Carlos Gadelha – Secretário de Ciência, Tecnologia, Inovação e Complexo da Saúde/MS
- Inácio Arruda – Secretário de Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Social do MCTI
- Marco Aurélio Krieger – Vice-presidente de Produção e Inovação em Saúde da Fiocruz
- Genize Kaoany Alves Vasconcelos – SES Amazonas – Programa de Pós Graduação em Assistência Farmacêutica – PPGASFAR/UFSC
Projeto Integra
O Projeto Integra (Integração das Políticas de Ciência, Tecnologia e Inovação em Saúde, Vigilância em Saúde e Assistência Farmacêutica) é uma iniciativa do CNS, Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Instituto Escola Nacional dos Farmacêuticos (ENFar), com o apoio da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas) e da Federação Nacional dos Farmacêuticos (Fenafar).
Proposto em 2021, em pleno contexto da pandemia de Covid-19, o projeto Integra surge da necessidade de mobilizar a população para o enfrentamento das críticas condições sanitárias, sociais e políticas vividas neste período e no futuro próximo. A estratégia do projeto é a promoção da integração de políticas e práticas da Vigilância em Saúde, Assistência Farmacêutica, Ciência, Tecnologia e Inovação em Saúde no âmbito da gestão participativa e dos movimentos sociais.
5ª CNCTI
A 5ª CNCTI tem como tema: “Ciência, Tecnologia e Inovação para um Brasil Justo, Sustentável e Desenvolvido”. Seu objetivo consiste em analisar os programas e os planos da Estratégia Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (ENCTI) 2016-2023, e os seus resultados, com vistas a propor recomendações para a elaboração da ENCTI 2024-2030, além de ações a serem executadas em longo prazo.
O evento deverá reunir representantes de diversas esferas da sociedade, incluindo instituições de ensino e pesquisa, sociedade civil, setor empresarial e governo, a conferência visa aprofundar o diálogo sobre o papel da CT&I no Brasil e traçar diretrizes para os próximos anos.
FAÇA SUA INSCRIÇÃO PARA A CONFERÊNCIA LIVRE PREPARATÓRIA PARA A 5ª CNCTI
ACOMPANHE A TRANSMISSÃO AO VIVO DA CONFERÊNCIA LIVRE
Fonte: Conselho Nacional De Saúde
Créditos: pexels-chokniti-khongchum-2280571