Fomento a Negócios Sociais

Gerando Falcões Promove Empreendedorismo em Periferias

Desenvolvimento econômico em periferias é um dos focos da Gerando Falcões, ecossistema que atua em rede para acelerar o poder de impacto de líderes de favelas de todo o país. Dentre os projetos dessa frente, está o “Bazar”, que inaugurou sua terceira unidade no último mês, no estacionamento do Shopping Center Norte, em São Paulo (SP). “Ele funciona com base no conceito de economia circular, ou seja, todos os produtos – novos e usados – doados à ONG são colocados à venda por valores até 70% mais baratos que os praticados no mercado tradicional. O valor arrecadado é reinvestido em programas de transformação nas periferias e favelas”, revela Mayara Lyra, Diretora de Negócios Sociais da Gerando Falcões, em entrevista exclusiva ao Jornal Giro News.

Parceiros no Varejo

Para viabilizar a iniciativa, que é focada em empreendedorismo social, o ecossistema conta com empresas parceiras, como Arezzo, Carmen Steffens e Marisa. “O Bazar funciona como uma escola para os jovens das favelas atendidos pela Gerando Falcões. Após passarem por um treinamento socioemocional de 6 meses, eles recebem uma ajuda de custo e atuam no bazar para aprender sobre trabalho em equipe, empreendedorismo, assertividade, entre outros temas. Mais de 50 jovens já participaram do nosso programa de qualificação profissional”, explica Mayara. Além das três unidades físicas, o projeto possui uma loja virtual no Mercado Livre. “Recentemente, também inauguramos uma extensão da loja de Poá, com um espaço para comercialização de móveis, eletrodomésticos e eletroportáteis.”

Qualificação Profissional

Segundo a diretora, o principal projeto da Gerando Falcões voltado ao desenvolvimento econômico das periferias é o “Favela 3D” (Digna, Digital e Desenvolvida), que é desenvolvido junto a atores como o setor privado. “O objetivo é levar às comunidades e favelas geração de renda, serviços de educação, primeira infância, autonomia da mulher, saúde, educação, esportes, cidadania, cultura de paz e moradia digna”. Em paralelo, o ecossistema trabalha outros projetos, como o Jovem Falcão, focado em qualificação profissional. Voltado a adolescentes e jovens de 15 a 21 anos, o programa oferece, além de ferramentas de desenvolvimento pessoal, habilidades técnicas específicas e básicas, como pacote office, empreendedorismo e orientação vocacional.

Fonte: Giro News

https://www.gironews.com/negocios/fomento-a-negocios-sociais-65605/

Veja também