Campanha da AgΓͺncia PΓ‘prica em parceria com o Marista Brasil tem por objetivo conscientizar sobre a questΓ£o do racismo e inspirar atitudes no contexto educativo
Β 20/11/2023 βΒ Um estudo realizado em abril de 2023, peloΒ Instituto de ReferΓͺncia Negra Peregum (IPEC) em parceria com o Projeto SETA, com 2 mil jovens negros com idade entre 16 e 24 anos, revelou que 64% dos entrevistados consideram o ambiente escolar como o local em que mais sofrem racismo.
βA violΓͺncia em espaΓ§os escolares talvez seja a parte mais dramΓ‘tica das violΓͺncias a que nossas crianΓ§as e jovens estΓ£o expostos. A escola deveria ser um ambiente seguro, de socialização. PorΓ©m, Γ© um espaΓ§o que acaba propiciando episΓ³dios de violΓͺncia fΓsica e simbΓ³licaβ, comenta Ana Paula BrandΓ£o, analista e gestora do Projeto SETA.
Outros dados coletados pelo IPEC mostraram queΒ 44% dos entrevistados consideram raΓ§a, cor e etnia como o principal fator gerador de desigualdades no paΓs. Ainda referente aos nΓΊmeros relacionados ao ensino no paΓs, jovens negros de 14 a 29 anos sΓ£o maioria nas estatΓsticas de evasΓ£o escolar no ensino bΓ‘sico. Eles somam 71,7% dos alunos que abandonam os estudos.
ComΒ a celebração do Dia da ConsciΓͺncia Negra hoje,Β dia 20 de novembro, a agΓͺncia curitibana PΓ‘prica Comunicação, em parceria com o Marista Brasil, ColΓ©gios Maristas, Escolas Champagnat, Escolas Sociais e seu prΓ³prio nΓΊcleo interno de Diversidade e InclusΓ£o, desenvolveu uma campanha com o objetivo de conscientizar os alunos sobre a questΓ£o do racismo, instigando açáes que faΓ§am a diferenΓ§a no combate ao sistema de opressΓ£o e desigualdades.Β “Tenho orgulho de ver esse projeto na rua e perceber que estΓ‘ impactando muitas pessoas”, comenta Evelyn Bonatti, analista de conteΓΊdo e responsΓ‘vel pela estratΓ©gia da campanha.
O mote da campanha “ConsciΓͺncia gera respeito, abre diΓ‘logo e inspira ação”, segue uma construção lΓ³gica: primeiro a consciΓͺncia que leva ao respeito, apΓ³s isso promove o diΓ‘logo e inspira a ação, destacando a importΓ’ncia da conscientização para uma sociedade que promove o respeito. βDesenvolver esse KV foi uma forma de trazer a representatividade negra a fim de refletirmos sobre nossa sociedade como um todo, homenageando a cultura africana e representando o seu legado que vive atΓ© hojeβ, comenta Talison Nascimento, designer, membro do ComitΓͺ de Diversidade e InclusΓ£o da PΓ‘prica e responsΓ‘vel pela direção de arte do KV (Key Visual).
Renan Vargas, CEO da agΓͺncia PΓ‘prica, explica um pouco sobre o objetivo da campanha. βJunto com o Marista Brasil, queremos mostrar que a consciΓͺncia Γ© a capacidade de compreender e reconhecer algumas questΓ΅es. Quando estamos conscientes de nossas açáes, estamos propensos a compreender outras perspectivas e diferenΓ§as, gerando respeito. Outro papel da consciΓͺncia, Γ© promover a comunicação. As pessoas se tornam mais capazes de expressar suas opiniΓ΅es e ouvir as dos outros de maneira empΓ‘tica e construtiva, abrindo novas oportunidades de diΓ‘logoβ, completa. AtΓ© o final do mΓͺs de novembro, a campanha vai circular em todas as unidades do Marista no Brasil.