Últimos dias: ONGs do Centro-Oeste têm até 21/07 para inscrição em programa de capacitação gratuito

Programa de Aceleração de Impacto Social (PAIS) é uma iniciativa de institutos do Centro-Oeste; primeira etapa será feita inteiramente pelo WhatsApp

Para potencializar o impacto de organizações sociais de todo o país, os institutos Bancorbrás, BRB, Mais Brasal, Sabin e o Sicoob Planalto Central, em parceria com a Phomenta, abriram inscrições para a 5ª edição do Programa de Aceleração de Impacto Social (PAIS), capacitação que oferece ferramentas avançadas de captação de recursos e técnicas de gestão. As inscrições vão até 21 de julho, próxima quinta-feira.

O programa deste ano será dividido em duas fases, sendo a primeira fase aberta e a segunda realizada por intermédio de um edital que levará em conta, entre outros requisitos,  a performance das organizações que mais se dedicarem na fase inicial. Ambas serão totalmente gratuitas para as participantes.

O PAIS traz este ano como novidade o formato realizado por meio do WhatsApp, facilitando o acesso ao conteúdo. Durante a fase inicial, que acontece até 21/07 será realizado o curso gratuito de Captação de Recursos por meio de um exclusivo chatbot. O curso é aberto a qualquer pessoa interessada no tema e focado em Organizações da Sociedade Civil (OSCs).

Nesta fase, o programa vai abordar os seguintes temas: fontes e estratégias de captação de recursos, como elaborar metas de captação e desenvolvimento de um plano de captação. A iniciativa mescla conceitos teóricos e exercícios práticos para maximizar o aproveitamento das ONGs. A associação entre um conteúdo rico e tecnologia acessível oferece uma atratividade inédita e um formato inovador no aprendizado dos empreendedores sociais.

“Uma das grandes dores que a gente tinha era ver como as organizações sociais possuíam vulnerabilidades em apresentar bons projetos e dar continuidade a eles. Conseguimos criar um programa assertivo, que atende as necessidades das organizações e abrange o território nacional. O PAIS é uma constante mudança, um grande laboratório em que vamos experimentando, observando sempre como podemos aprimorá-lo”, destaca Roberta Abreu, gerente executiva do Instituto Bancorbrás. 

Interatividade

Para tornar o curso mais dinâmico e atrativo no WhatsApp, os inscritos responderão questionários, farão atividades práticas e terão acesso a indicações de vídeos, textos e outros materiais complementares. O chatbot foi criado exclusivamente para o programa, com o objetivo de oferecer independência aos alunos, otimizar o tempo e ampliar o alcance do projeto. A utilização de uma ferramenta com a qual as pessoas estão acostumadas e consome poucos dados, permite que pessoas de diferentes organizações do Brasil consigam realizar a capacitação. A capacitação vai além do robô, com interações humanizadas e programadas em duas sessões para tirar dúvidas dos participantes, realizadas por meio da plataforma zoom com profissionais especialistas da Phomenta.

Participantes terão acesso a edital exclusivo para capacitação online e ao vivo

Para a segunda fase do programa, as organizações que mais se engajarem na capacitação via WhatsApp poderão participar de um edital exclusivo que selecionará 40 delas para uma capacitação com encontros online e ao vivo em Gestão Ágil e Sustentabilidade Econômica, conduzida por uma equipe de especialistas da Phomenta em formação para empreendedores sociais. 

Com duração de dois meses, a capacitação em Gestão Ágil e Sustentabilidade Econômica aprofundará o conteúdo do curso via WhatsApp de Gestão e Captação de Recursos por meio de encontros on-line e ao vivo. O dinamismo e a interatividade permitem que as organizações compartilhem suas experiências com a mediação de profissionais da Phomenta e recebam orientações sobre o uso de ferramentas práticas. Nesta fase, um agente da Phomenta fará o acompanhamento de cada ONG para potencializar seu desenvolvimento.

Alguns pré-requisitos, entretanto, são necessários para a participação do edital da segunda fase do projeto. Entre eles, estão possuir, no mínimo, um ano de CNPJ, ter pelo menos uma pessoa contratada com dedicação exclusiva à instituição e um mandato de diretoria com vigência de mais seis meses (no mínimo) após o encerramento do programa.

Filantropia colaborativa

O coordenador de projetos da Phomenta, Bruno Faloppa, explica que o apoio dos parceiros do programa é essencial para cumprir o objetivo de fomentar redes e colaborações dentro do Terceiro Setor por meio de mudanças no status quo das instituições em um curto espaço de tempo. “Isso mostra a importância da filantropia colaborativa, são cinco institutos que trabalham em conjunto para mostrar o Terceiro Setor. Há uma mudança de visão, todos conseguem abraçar a ideia e cada um tem um conhecimento, o que ajuda bastante. As organizações se aproximam de grandes institutos brasileiros com muita potência, fazem novas parcerias, projetos e os institutos conhecem o trabalho das ONGs. É um espaço aberto para trocas e conversas”.

“A evolução do programa é nítida. Além de capacitar, incentivar e preparar as organizações participantes, vem evoluindo na outra ponta, com maior entrosamento entre os co-financiadores e a Phomenta, parceira executora do projeto. É muito importante para o Instituto BRB saber que participa de um programa que acelera e capacita organizações sociais de todo Brasil. Dar voz a essas entidades e fazer parte dessa ação, que transforma a vida de tantas pessoas, nos faz refletir que estamos no caminho certo”, acrescenta Leila Republicano, presidente do Instituto BRB.

Fortalecimento da gestão e da transparência

Uma das ONGs aceleradas foi o Instituto Juruá, que desenvolve e apoia iniciativas positivas de uso dos recursos naturais na Amazônia. Após a participação no PAIS, o Instituto promoveu melhorias em áreas distintas e fortaleceu sua atuação. “Percebemos a grande diferença que esse programa está realizando na nossa organização e a grande virada de chave que tivemos a partir dos ensinamentos do PAIS. Tivemos um diagnóstico da maturidade e, a partir disso, trabalhamos nossos pontos fortes e fracos. Tivemos acesso a muitas ferramentas e metodologias para melhorar nossa gestão em diversos aspectos, como nosso programa de voluntariado, nossa captação de recursos e o planejamento estratégico”, esclarece Andressa Scabin, diretora-executiva e coordenadora de projetos do Instituto Juruá.

As atividades propostas durante a aceleração resultaram em um programa de voluntariado muito mais estruturado e organizado, no crescimento do engajamento dos voluntários, em uma gestão mais transparente e fluida. “O Juruá conseguiu elaborar planos de ação para melhorar desafios, aumentar o impacto dos beneficiários na Amazônia e ampliar o público. Pudemos dar um salto muito grande e parar de pensar em uma gestão de projetos para apagar incêndios para pensar em uma gestão que envolve pessoas, planejamento estratégico e diversos outros pontos dos quais sentíamos falta”, finaliza Andressa.

Sobre o PAIS

Desde sua criação em 2018, o PAIS já auxiliou mais 84 organizações, localizadas em 18 estados do país, a conseguirem captar mais de R$ 3,8 milhões. Na última edição, em 2021, 92% das participantes aumentaram o número de doadores e conseguiram pelo menos uma nova parceria. 

Programa de Aceleração de Impacto Social (PAIS)
Inscrições até 21 de julho pelo site  
https://www.pais.org.br/pais-2022
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